X GERES participou do Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses 2019 em Serra Talhada

A Gerente da X GERES, Mary Delanea, levou uma caravana da sua Regional, na última sexta-feira (25), para a cidade de Serra Talhada, onde aconteceu o Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses 2019, com as presenças do Governador Paulo Câmara e do Secretário Estadual de Saúde, André Longo. (Júnior Finfa)
A escolha do local de anúncio das estratégias de combate reflete a preocupação do Governo em evitar um novo surto, tendo desta vez Sertão como principal alvo. Isso porque, devido ao baixo índice de casos, a população estaria mais suscetível à doença, uma vez que não foram infectados e por isso não estão imunes ao vírus.
A preocupação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante o evento.“O plano de enfrentamento tinha que ser lançado no Sertão porque essa é a região que hoje, em todos os nossos estudos, mostra uma maior preocupação com a infestação neste ano 2019 para estas três doenças transmitidas pelo Aedes. Há índice de infestação predial de mosquitos e há vírus circulando, por isso o esforço para evitar um possível surto da doença”, pontuou.
O 1º levantamento de 2019 do Índice Rápido do Aedes aegypti – (LIRAa) / Levantamento de Índice Amostral do Aedes aegypti (LIA) revela um cenário preocupante em Pernambuco. Dos 185 municípios (contando com Fernando de Noronha), 135 cidades estão em situação de risco para transmissão elevada, ou seja, 73,4%. Destes, 57 (31,0%) estão em situação de risco de surto e 78 (42,4%) em situação de alerta.
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/saude/noticia/2019/01/25/governo-de-pe-lanca-novo-plano-de-combate-as-arboviroses--369582.php
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/saude/noticia/2019/01/25/governo-de-pe-lanca-novo-plano-de-combate-as-arboviroses--369582.php
Segundo o Governo, serão investidos R$ 7,9 milhões na compra de equipamentos, infraestrutura e educação para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Este ano, uma das estratégias adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) será direcionada ao público infanto-juvenil, com a distribuição de 300 mil gibis da Turma da Mônica em escolas da Rede Estadual de Ensino.