Astrônomos impressionam ao descobrir corpo celeste gigantesco e misterioso na borda do Sistema Solar


Astrônomos impressionam ao descobrir corpo celeste gigantesco e misterioso na borda do Sistema Solar

Uma equipe de pesquisa do Observatório Astronômico Nacional do Japão descobriu uma rocha misteriosa com mais de 2,4 quilômetros de comprimento na borda de nosso Sistema Solar. Segundo eles, o misterioso objeto é o primeiro do tipo já avistado e poderia ser uma das peças que faltava no quebra-cabeça da evolução do Sistema Solar primitivo.
Os astrônomos monitoravam um grande número de estrelas quando observaram a sombra de um objeto passar em frente a uma delas. Este foi anunciado como um passo intermediário crucial para saber como pequenas nuvens de poeira e gelo se transformaram nos planetas que temos hoje.
O objeto foi encontrado muito além de Netuno (costumeiramente chamado de objetos transnetunianos) que é o planeta mais externo do Sistema Solar, em uma região conhecida como Cinturão de Kuiper, um disco circunstelar externo, após Netuno, que contém uma coleção de pequenos objetos celestes gelados; sendo o mais famoso deles o planeta anão, Plutão.
⏩    Mostrar matéria completa  
Acredita-se que esses corpos gelados sejam remanescentes da formação do Sistema Solar, que foram alterados pela radiação do Sol, colisões e gravidade de outros planetas ao longo do tempo. No entanto, estes preservam as condições primitivas do antigo Sistema Solar, razão pela qual os astrônomos os estudam.
Embora estejam a uma distância muito grande para serem observados diretamente, os pesquisadores japoneses, liderados pelo astrônomo Ko Arimatsu, experimentaram fazê-lo por meio de uma técnica conhecida como “ocultação”.
Essa abordagem envolve monitorar um grande número de estrelas e observar a sombra de um objeto passar em frente a uma delas. A equipe então colocou dois telescópios de 28 cm na ilha de Miyako, em Okinawa, e supervisionou aproximadamente 2.000 estrelas por um total de 60 horas. Eles descobriram que uma delas parecia se ofuscar quando uma sombra com 2,4 km de comprimento parecia tê-la obscurecido.
Os pesquisadores afirmam que a descoberta indica que há muito mais objetos do tipo dentro do Cinturão de Kuiper. Isso dá suporte a modelos em que os planetesimais (corpos rochosos e/ou de gelo de 0,1 a 100 km que supostamente se formaram no início do Sistema Solar) crescem lentamente em objetos gigantescos antes de se transformem em planetas.
Esse crescimento desenfreado é um estágio importante na formação de planetas, durante o qual grandes protoplanetas (estágio anterior a formação de um planeta) se formam, enquanto a maior parte da massa inicial permanece em pequenos planetesimais – como o objeto de 2,4 quilômetros de comprimento encontrado.
O que é o Cinturão de Kuiper?
O Cinturão de Kuiper é uma das maiores estruturas do nosso Sistema Solar – outras são a Nuvem de Oort, a Heliosfera e a Magnetosfera de Júpiter.
Seu formato geral é como um disco inflado ou em forma de rosquinha. Enquanto a borda interna começa na órbita de Netuno, a cerca de 30 UA (Unidades Astronômicas) do Sol, a região principal e interna termina em cerca de 50 UA do Sol.
Sobrepondo a borda externa da parte principal do Cinturão de Kuiper, está uma segunda região chamada Disco Disperso, que prossegue adiante até o limite de 1.000 UA, com alguns corpos em órbitas que vão ainda mais além desta distância.
[ Fonte: Daily Mail ]Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS