Pernambuco confirma suspeita de primeira morte por arbovirose em 2019

No boletim da terceira semana epidemiológica, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nessa segunda-feira (28) a suspeita da primeira morte por arbovirose em 2019. A morte aconteceu em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e a vítima foi um homem de 46 anos. O documento traz dados entre os dia 30 de dezembro de 2018 e 19 de janeiro de 2019.
Por enquanto, a suspeita não descarta nenhuma das arboviroses, zika, chikungunya e dengue. O óbito foi registrado no dia 8 de janeiro e, segundo a SES, será debatido pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses para que todo o histórico do paciente seja analisado.
Os primeiros sintomas relatados pelo paciente foram febre alta, tosse e palidez. No início deste ano, os sintomas se agravaram. A febre voltou, acompanhada de náuseas e vômitos. Apesar de morar em Ipojuca, o primeiro atendimento do paciente foi em um hospital de Escada, Zona da Mata. De lá, ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do Cabo de Santo Agostinho e em seguida para o Hospital Otávio de Freitas, no Recife.
⏩    Mostrar matéria completa  
Análises laboratoriais estão sendo feitas para confirmar a causa da morte. Segundo Juliana Serafim, diretora de Vigilância em Saúde de Ipojuca, apesar de os sintomas serem parecidos, há dúvida se realmente foi por alguma arbovirose. “Ele havia relatado que os primeiros sintomas, parecidos com os das arboviroses, começaram em outubro do ano passado. Depois, no dia 1º de janeiro deste ano, os sintomas pioraram e foi aí que ele deu entrada no hospital. Ele já vinha em processo de adoecimento desde outubro, isso é que difere de outros casos”, esclarece.
O homem era morador da Zona Rural de Ipojuca, área de baixo risco, segundo a diretora. “O índice nessas áreas é muito baixo. Se houve contaminação com o vírus das arboviroses, imaginamos que tenha sido durante alguma visita à área urbana”.
Dados
Somando as três doenças transmitidas pelo Aedes, em 2018, Pernambuco registrou mais de seis mil casos confirmados. Este ano, até o dia 19 de janeiro, foram notificados 388 casos suspeitos para as três arboviroses. (Dados da Secretaria Estadual de Saúde)
Dengue:
Casos notificados: 331
Casos confirmados: 5
Zika:
Casos notificados: 12
Casos confirmados: 1
Chikungunya:
Casos notificados: 45
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)