Prefeitura de Iguaracy assina convênio de quitação de dívidas de 174 agricultores com o Banco do Nordeste


Prefeitura de Iguaracy assina convênio de quitação de dívidas de 174 agricultores com o Banco do Nordeste

O município de Iguaracy esteve recebendo nesta última segunda-feira (11), nas dependências do CEMUPI, uma equipe do Banco do Nordeste, composta pelo gerente Alberto Caldas e pelo Agente de Desenvolvimento do BNB, Djair Otaviano, onde junto com o prefeito do município de Iguaracy, José Torres Lopes Filho, demais autoridades iguaracienses e agricultores, assinaram o convênio de quitação das dívidas para com o PRONAF de 174 agricultores que perderam sua produção por conta da seca e outros fatores.
Vale ressaltar que os agricultores tiveram os seus débitos com o banco quitados pelo executivo após o projeto ser aprovado na Câmara de Vereadores, e a partir de agora, os agricultores estarão com o nome limpo para acessar outras linhas de crédito.
Fique por dentro - Tudo começou quando o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, tomou conhecimento de que mais de 170 agricultores estavam inadimplentes com Banco do Nordeste e impossibilitados de terem acesso a novas linhas de créditos rurais. Após várias reuniões e conversas com BNB, foi encaminhado ainda no ano de 2018 um projeto de lei para o legislativo municipal para autorizar o município a quitar estes débitos, porém, o projeto não teve atenção por parte da mesa diretora anterior.
O municipio só pôde se dispor a quitar os débitos dos agricultores com o BNB, no final de dezembro, após ser verificado a disponibilidade dos recursos no fechamento do caixa, e uma das preocupações da gestão do prefeito Zeinha Torres em aprovar o projeto ainda em 2018, foi relacionado a nova gestão presidencial que tomaria posse em 1º de janeiro, e que poderia mudar as regras de negociação e prejudicar assim os agricultores.
Mesmo com o apelo dos governistas, o então presidente Francisco de Sales manteve o projeto sem apreciação, jogando a votação para a próxima legislatura em 2019. Na época, os vereadores governistas acusaram o presidente de tomar a decisão movido por questões políticas partidárias, por ser adversário do grupo do prefeito Zeinha Torres.
Com a posse da nova mesa diretora do Legislativo Municipal, iniciou-se novas conversas e graças ao empenho do prefeito Zeinha Torres, do atual presidente da casa Manoel Olímpio e dos vereadores da base do Governo Municipal de Iguaracy que votaram a favor, o projeto de lei que autoriza o executivo a promover o termo de repactuação e adimplemento de dívidas dos pequenos agricultores do município de Iguaracy foi aprovada com sucesso no dia 08/01/2019.
Segundo nos foi informado pelo secretário de Administração, Marcos Henrique, que também é o porta-voz do Governo Municipal de Iguaracy, é um desejo da gestão do prefeito Zeinha Torres que as próximas linhas de crédito sejam orientadas com assessoria técnica.
A celebração do convênio foi feita na presença de vários agricultores que foram beneficiados com a medida, no local ainda foi ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social um delicioso café da manhã a todos que estavam presentes.
A ação só vem a demonstrar toda a preocupação que a gestão do prefeito Zeinha Torres tem em relação a população rural do município de Iguaracy, principalmente com aqueles que mais precisam.
Mais uma vez, os nossos parabéns, Iguaracy realmente vive um novo tempo onde existe preocupação com o social.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS