Mostrando postagens de Junho 11, 2019Mostrar tudo

Governo de Pernambuco lança nesta terça-feira programa de alfabetização

Será lançada, nesta terça-feira (11), pelo governo estadual, uma grande ação para melhorar os indicadores de alfabetização em Pernambuco. O Programa Criança Alfabetizada vai ser apresentado pelo governador Paulo Câmara no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife, às 9h30.
O objetivo é garantir que todas as crianças das escolas públicas estejam alfabetizadas até os 7 anos de idade, ou seja, ao concluir o 2º ano do ensino fundamental. Pelo menos 160 prefeitos, dos 184 municípios pernambucanos, confirmaram presença no evento.
A expectativa do governo é de que cerca de 330 mil estudantes sejam beneficiados, transformando a ação no maior programa de alfabetização já realizado na história de Pernambuco.
“Avançamos muito no ensino médio, tanto que temos os melhores indicadores, no Brasil, nessa etapa da educação básica. É importante melhorar também no ensino fundamental e a primeira fase é a alfabetização”, destaca o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.
⏩    Mostrar matéria completa  
“Hoje Pernambuco não tem índices muito positivos na alfabetização, infelizmente. Na última Avaliação Nacional de Alfabetização, a Ana, realizada pelo Ministério da Educação em 2016, apenas 29% dos alunos do Estado tiveram o aprendizado adequado em leitura e 48% em escrita. Há Estados no País com o dobro disso. O lançamento do Programa Criança Alfabetizada é um passo importante para iniciar um novo ciclo de transformação na educação de Pernambuco”, diz Frederico.
“Vamos levar nossa experiência no ensino médio para apoiar as prefeituras no ensino fundamental”, complementa. No evento, serão apresentados à sociedade os eixos estratégicos da ação, que contará com a participação dos municípios que aderirem à iniciativa.
ADESÃO
Conforme o secretário de Educação, haverá um estande no Centro de Convenções para assinatura do contrato de adesão ao programa. O prefeito que quiser, portanto, sairá do local já com a garantia de que sua cidade será contemplada com as atividades do Criança Alfabetizada.
“Queremos trabalhar com todos os municípios para garantir que todas as crianças pernambucanas sejam alfabetizadas até os 7 anos”, enfatiza Frederico.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)

PROUNI: consulta de vagas já está disponível e inscrições começam nesta terça-feira

A consulta de vagas para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) já está disponível no siteprouni.mec.gov.br. São 169.226 bolsas — 68.087 integrais (100%) e 101.139 parciais (50%). As inscrições se iniciam nesta terça-feira, 11 de junho.
Com 33.830 cursos ofertados, esta edição conta com 1.100 instituições de ensino superior participantes.
Os cursos que têm mais oportunidade são:
Administração: 17.004 (8.180 integrais e 8.824 parciais);
Pedagogia: 13.387 (9.269 integrais e 4.118 parciais);
Ciências Contábeis: 10.817 (4.524 integrais e 6.293 parciais);
Direito: 10.719 (3.518 integrais e 7.201 parciais).
Têm direito a se inscrever pessoas sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem 2018 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame e nota na redação que não seja zero.
⏩    Mostrar matéria completa  
Para concorrer à bolsa integral, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O candidato deve preencher, ainda, uma das condições abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular, na - Condição de bolsista integral da própria escola privada
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação
Básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a Bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisito de renda.
O ProUni é o programa do MEC de oferta de bolsas para estudantes em instituições de ensino superior privadas para alunos não graduados nesse nível de educação.
Confira a apresentação aqui.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)

PE pode elevar viabilidade bioeconômica do umbu com uso de água de esgoto

Tecnologia criada inicialmente para o saneamento básico pode superar gargalos hídricos do Sertão para a criação de novos arranjos produtivos bioeconômicos através da planta e seu reflorestamento dentro do estado
De hoje (10) até quarta-feira (12), engenheiros do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) visitam Pernambuco para participarem de atividades pedagógicas e práticas no Sertão do Moxotó, região do bioma Caatinga. Os especialistas promoverão uma oficina sobre tratamento comunitário de água de esgoto para o reuso agrícola. Na sequência, a partir da água usada na cozinha de uma escola em Ibimirim, será implantado no local o sistema de tratamento dessa água para ser usada na irrigação do cultivo de umbu a fim de potencializar a criação de novas cadeias produtivas bioeconômicas através do reflorestamento de plantas nativas no estado.
Propriedades nutricionais, alimentares e farmacológicas do umbuzeiro, comprovadas pelo departamento de Bioquímica da UFPE, têm trazido a possibilidade da criação de arranjos produtivos a partir dos agricultores familiares. Com o umbu, após beneficiado, pode-se fazer até cerveja. E, nesta perspectiva, centenas de mudas de umbu foram distribuídas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) no Moxotó há poucos dias. 600 já foram plantadas na Serra do Giz, em Afogados da Ingazeira, na última semana. Além dessas mudas, o IPA já semeou mais 1,8 mil para novas doações em outros cidades e já há outras 2 mil sendo semeadas.
⏩    Mostrar matéria completa  
A iniciativa é da Rede Nacional de Pesquisadores (Ecolume), financiada pelo CNPq e liderada pela coordenadora do Laboratório de Mudança do Clima do IPA, Francis Lacerda. O Ecolume atua em busca da segurança alimentar, energética e hídrica como forma de enfrentamento aos efeitos da alteração climática no bioma Caatinga. O Insa é uma das instituições parceiras, assim como a UFPE e a escola Serta em Ibimirim. O Insa tem atuado na questão hídrica no semiárido. “É um prazer ser parceiro desta rede que busca sustentabilidade socioambiental da região, sobretudo no âmbito da agricultura familiar”, diz Salomão Medeiros, diretor-geral do Insa.
Mateus Mayer, um dos engenheiros do Insa e responsável pelo sistema hídrico de tratamento comunitário para reuso agrícola a ser instalado no Serta, antecipa que ele terá capacidade de tratar até 5 mil litros da água do escoto da escola por dia, deixando-a qualificada para fins de irrigação nas proximidades. “A tecnologia usada é um sistema combinado de tranque céptico, reator Uasb e de lagoas de polímeros. Com ele, preservamos os nutrientes da água para as plantas e eliminamos os patógenos e uma grande quantidade de matérias orgânicas que as prejudicariam”, explica.
“Ao invés de desperdiçar a água usada na cozinha e refeitório da nossa escola de Agroecologia, será transformada com a tecnologia e reusada em nossos canteiros pedagógicos pela irrigação por gotejamento. Assim potencializa o cultivo de umbu e de outras plantas nativas da Caatinga”, diz o coordenador do Serta, Sebastião Alves. A iniciativa evidencia todo o ciclo virtuoso do uso da água e a relevância de um modelo pertinente para o saneamento básico rural adaptado com as condições semiáridas.
Através dessa tecnologia do Insa, a água, que é um bem hídrico valioso para as populações sertanejas, pode-se potencializar o plantio do umbu e outras espécies nativas com potencialidades bioeconômicas na região.
“O recaatingamento do Bioma poderá contribuir na distribuição de renda para pequenos agricultores através da preservação e beneficiamento da planta em forma de diversos produtos, como alimentos e bebidas”, conta Francis. Ademais, diz a pesquisadora, ao recuperar a cobertura vegetal da Caatinga, ocorre outro processo virtuoso, o hidrológico, ocorrendo através da manutenção da umidade do solo e a sua evapotranspiração pelas plantas para atmosfera, contribuindo no microclima da localidade. A pesquisadora lembra também que as plantas usam gás carbônico para realizar a fotossíntese, contribuindo assim na absorção do CO² do ar e ajudando na redução do efeito estufa do planeta, diminuindo o aquecimento global.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)

Rafael Miguel, de Chiquititas, e pais são assassinados em São Paulo; sogro é suspeito

O ator Rafael Miguel, 22 anos, e seus pais, João Alcisio Miguel, 52 anos, Miriam Selma Miguel, 50 anos, foram assassinados a tiros na noite deste domingo (9), na Estrada do Alvarenga, na Zona Sul de São Paulo.
As mortes foram confirmadas pelo SBT, emissora para a qual Miguel trabalhou na mais recente produção da novela Chiquititas, e detalhes do caso foram descritos pelo jornalista Luiz Bacci, da TV Record, em suas redes sociais.
De acordo com Bacci, em informações repassadas pela Polícia Militar de São Paulo, o sogro do ator é o principal suspeito pelo crime. Ele teria assassinado Rafael Miguel e seus pais por ciúmes da filha, 18 anos, que estaria grávida.
“O namoro proibido era controlado de perto por Paulo Cupertino Matias (identidade do sogro). Um homem possessivo e temido por toda família e amigos. Ele fugiu após ter atirado”, relatou Bacci, em publicação na qual mostra um vídeo do casal se beijando.
⏩    Mostrar matéria completa  
O jornalista diz que a garota ajudou o ator a superar uma depressão, mas que os dois tinham um namoro conturbado pelo ciúmes do pai, que, de acordo com o relato de testemunhas, obrigava a menina a permanecer trancada em casa.
Neste domingo, a família de Rafael teria visitado Isabela após ela se sentir mal. No local, teriam sido assassinados pelo pai da garota, por razões ainda desconhecidas. O suspeito de ter cometido o crime fugiu.
Rafael Miguel interpretou o personagem “Paçoca” em Chiquititas e, mais novo, ficou famoso em um comercial do suplemento nutricional Sustagen, no qual pedia: “mãe, compra brócolis?”.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)

"Muito barulho, não tem nada ali", afirma Moro após vazamento de conversas sobre condução da Lava Jato

Uma série de reportagens publicadas no domingo (9) pelo site The Intercept releva que o ex-juiz federal e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, orientou as investigações da operação Lava Jato em Curitiba por meio de mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram com o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa.
Ao longo de dois anos, nas conversas, Moro sugeriu que o procurador trocasse a ordem de fases da Lava Jato, deu conselhos e pistas informais de investigação e antecipou uma decisão que ele ainda daria, conforme o Itercept.
Através do twitter, Moro afirmou que foi "Muito barulho por conta de publicação por site de supostas mensagens obtidas por meios criminosos de celulares de procuradores da Lava Jato. Leitura atenta revela que não tem nada ali apesar das matérias sensacionalistas" (SIC).
⏩    Mostrar matéria completa  
O ministro também emitiu uma nota sobre o caso:
“Sobre supostas mensagens que me envolveriam publicadas pelo site Intercept neste domingo, 9 de junho, lamenta-se a falta de indicação de fonte de pessoa responsável pela invasão criminosa de celulares de procuradores. Assim como a postura do site que não entrou em contato antes da publicação, contrariando regra básica do jornalismo.
Quanto ao conteúdo das mensagens que me citam, não se vislumbra qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado, apesar de terem sido retiradas de contexto e do sensacionalismo das matérias, que ignoram o gigantesco esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.”
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)

Jornalista que vazou conversa de Moro é amigo de Jean Wyllys e Lula

Glenn Greenwald é casado com David Miranda, suplente de Jean Wyllys. Foto da direita.
Responsável pelo vazamento ilegal de conversas entre o ministro da Justiça Sergio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol, o jornalista Gleen Greenwald possui relação estreita com a política brasileira. Há quatro meses, o comentarista Caio Coppolla já havia alertado para uma possível interferência do norte-americano no Congresso. Na ocasião, Jean Wyllys renunciou ao cargo de deputado federal e em seu lugar entrou David Miranda (PSOL-RJ), que, por coincidência, é marido de Greenwald.
– Esse Glenn [Greenwald] é aquele jornalista, militante, correspondente da CNN, que vendeu a tese do golpe [contra Dilma] para a mídia internacional. [Com a renúncia de Jean] entra sangue novo no Congresso, gozando da simpatia de toda mídia progressista internacional – apontou Caio, referindo-se a David.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra do pleno.news:

Justiça multa médico em R$ 1 milhão por acumular 8 empregos; 5 são públicos

À primeira vista, José Usan Júnior é uma pessoa multitarefa. Sem descansar um único dia no mês, o médico com quatro diferentes funções trabalhava 106 horas semanais em oito empregos distribuídos por quatro cidades.
Para o Tribunal de Justiça de São Paulo, no entanto, Usan Júnior era um empregado fantasma que cometeu improbidade administrativa e precisará pagar R$ 1,1 milhão aos cofres públicos.
A denúncia partiu do MP (Ministério Público) em Araçatuba, no interior de São Paulo, que desconfiou do acúmulo de funções de alguns médicos da região e pediu às prefeituras o cartão de ponto de alguns profissionais. Recebeu uma lista de 60 médicos com emprego fantasma. Chamados à promotoria, eles voltaram à legalidade ao devolverem parte dos salários que recebiam e renunciarem a alguns vínculos empregatícios. Um desses médicos, no entanto, preferiu resolver na Justiça.
Segundo a promotoria, Usan Júnior chegou ao MP acompanhado do filho. Ao se vir confrontado pelo acúmulo de empregos, chegou a chorar. Dias depois, mandou seu advogado avisar que não concordava em devolver valores nem abrir mão dos cargos que ocupava.
⏩    Mostrar matéria completa  
De acordo com o relator do recurso, desembargador Djalma Lofrano Filho, “a Constituição Federal permite aos profissionais da saúde a acumulação de apenas dois cargos, porém diretamente adstrita à existência de compatibilidade de horários entre eles”.
O médico exercia pelo menos quatro funções. Em Araçatuba, recebia “o valor médio” de R$ 9.800 para trabalhar por 20 horas semanais como ginecologista em duas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e dar plantão de 12 horas no Hospital da Mulher de sábado para domingo.
Na cidade vizinha de Guararapes, Usan Júnior foi contratado por R$ 4.500 pela prefeitura como ginecologista e obstetra. Trabalhava quatro dias por semana das 7h às 10h. Ainda assim, a mesma prefeitura o nomeou diretor de assistência médica das unidades de saúde do município, onde ele precisaria trabalhar 20 horas semanais “no período da manhã ou tarde”.
Em Bilac, a 26,3 km de distância de Araçatuba, o médico era o chefe de uma equipe da Saúde da Família. Precisava dar expediente de 7h55 de segunda a sexta em troca de R$ 8.500. Ele ainda acumulava um emprego no Hospital Beneficente da mesma cidade, uma unidade privada.
Usan Júnior também atuava em outras duas clínicas particulares: no Hospital Psiquiátrico Felício Lucchini, em Birigui, e, a 21 km dali, no Hospital Benedita Fernandes, em Araçatuba.
Como muitos horários coincidiam, o MP calculou em R$ 404.255,90 o valor que o médico teria recebido indevidamente e que precisaria devolver aos cofres públicos. Desse montante, R$ 372,9 mil se referiam à soma de 4.066 horas acumuladas entre as prefeituras de Araçatuba e Guararapes e R$ 31,3 mil sobre as 341 horas entre Araçatuba e Bilac.
A defesa do médico, no entanto, pediu que uma perícia refizesse os cálculos. Os especialistas acabaram calculando um rombo maior, de R$ 589.320,71. O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que Usan Júnior deveria restituir esse valor e pagar uma multa de igual valor, totalizando R$ 1.178.641,42.
A Justiça também decidiu pela “perda das funções públicas exercidas pelo réu, exceto a do município de Araçatuba” e pela “suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos”, o que lhe impede de votar e de receber votos em uma hipotética candidatura a um cargo público.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)

Informações sobre homem encontrado morto vítima de assassinato na zona rural de Ingazeira

A GT da ingazeira foi acionada por volta das 14hrs desse domingo (9) onde foi informada que no Sítio Oitis, numa estrada vicinal, um homem estava caído junto com sua motocicleta com um corte na cabeça e possivelmente estava sem vida. O policiamento ordinário seguiu ao local, juntamente com o efetivo da Polícia Civil e da Polícia Científica, onde constataram que se tratar de homicídio e não acidente.
A vítima Adelmo Nunes de Freitas, de 42 anos, casado, agricultor encontrava-se com uma lesão nas costas, possivelmente causada por uma espingarda e o corte na nuca foi causado por uma foice ou facão, tendo em vista que os seus pertences: moto, celular e carteira com R$ 80,00 reais foram deixados no local.
Em apoio a ocorrência, a Patrulha Rural esteve no local e fez diligências com o intuito de descobrir possíveis suspeitos. Diante dos fatos a ocorrência foi repassada para a delegacia para as providências legais, onde foi instaurado um Inquérito Policial para fins investigativos.

"E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Mateus 28:20 e Isaías 55:6

Pensamento: Em todos os momentos quando Jesus enviou Seus discípulos, deu-lhes esta promessa: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20). Literalmente, as palavras todos os dias significam “sempre”. Mas Jesus não disse simplesmente “sempre”, mas “todos os dias”. Tal afirmação inclui nossas diversas atividades, as circunstâncias boas e más que nos cercam, as várias responsabilidades que temos no transcurso dos nossos dias, as nuvens tempestuosas e o brilho do sol. Nosso Senhor está conosco, não importa o que cada dia traz. Pode ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saúde, de sucesso ou fracasso. Não importa o que nos acontecerá neste dia, nosso Senhor estará caminhando ao nosso lado, dando-nos forças, amando-nos, enchendo-nos de fé, esperança e amor. Ao nos envolver com silenciosa tranquilidade e segurança, nossos inimigos se afastam, e nossos temores, aflições e dúvidas começam a diminuir. Nós podemos suportar qualquer situação e circunstância porque sabemos que o Senhor está perto, "Portanto Eu estou com contigo".

Oração: Pai aqui estou e pedindo para que o Senhor esteja conosco nos protegendo de todo mal, e nos encaminhando para vida eterna contigo, perdoe os nossos pecados e nossa falta de fé por muitas vezes esquecer que o Senhor tem estado sempre ao nosso lado nos momentos mais difíceis. Em nome de Jesus teu amado filho e Senhor Nosso,  é que oro e agradeço por tudo... AMÉM.

Devocional do Dia para a sua Edificação Espiritual - Uma terça-feira abençoada para todos.