IPVA 2020 não precisa ser pago por ESTES carros; veja quais!


IPVA 2020 não precisa ser pago por ESTES carros; veja quais!

Anualmente, milhões de brasileiros precisam se preocupar com algumas contas do carro a serem pagas, seja o licenciamento ou o IPVA. Mas o que muitos ainda não sabem é sobre a isenção do IPVA 2020 do seu veículo.
IPVA 2020 não precisa ser pago por ESTES carros; veja quais! (Montagem/ FDR)
É preciso lembrar que essa regra muda de estado para estado. Para facilitar, vamos explicar:
Alguns estados oferecem isenção para veículos com mais de 15 anos, são eles:
Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
No Mato Grosso, com 18 anos de fabricação o proprietário do veículo fica isento do IPVA.
Outros estados oferecem esse benefício aos veículos com mais de 20 anos:
Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Nos estados de Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte o tempo de contribuição necessário para conseguir a isenção é de 10 anos. Após esse período não é mais preciso efetuar o pagamento do IPVA.
No estado de Santa Catarina, todos os veículos que tenham sido fabricados até o ano de 1985 são isentos. Outros dois estados possuem um sistema diferente, que oferece um desconto progressivo de acordo com a idade do carro, estamos falando de Minas Gerais e Pernambuco.
Basicamente, quando tiver dúvida, o proprietário do veículo precisa se atentar à regra de seu estado e verificar o ano de fabricação. Vale ressaltar que no CRLV existem duas datas informadas, o “o ano de fabricação” e o “ano-modelo”, nesse caso, o que vale é a primeira.
Quando pagar o IPVA
Por conta da pandemia, o calendário de pagamentos foi modificado em várias regiões. Anteriormente, o prazo se encerraria ainda no primeiro semestre, mas foi adiado para o fim do ano.
O pagamento deste imposto é obrigatório, mas o prazo final varia de estado para estado. Por isso, é importante que o proprietário do veículo confira com o Detran de sua localidade.
É possível conseguir ter acesso ao calendário através do site do órgão. Além disso, o pagamento pode ser feito de maneira online, pois basta inserir o número do Renavam e pronto.
O motorista consegue ver a quantidade de parcelas, possibilidade de descontos e se há mais algum débito do veículo em aberto, consultando no Detran ou site da Secretaria Estadual da Fazenda.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS