https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

Plano de retomada de academias em Pernambuco é antecipado

Após protesto de profissionais de educação física e empresários pela antecipação da reabertura de academias e similares no Recife, o governo de Pernambuco anunciou que a reabertura do setor será antecipada da oitava para sexta etapa do Plano de Convivência. Dessa forma, se a pandemia do novo coronavírus continuar apresentando controle e diminuição de casos, a retomada das atividades do setor deve acontecer no próximo dia 13 de julho ou no dia 20. Tudo dependerá do cenário da Covid-19 no Estado.
Com mais de três meses de fechamento dos estabelecimentos, os profissionais estão insatisfeitos com a impossibilidade de trabalhar e destacam que o setor é o único ligado à saúde que continua com restrições. O presidente do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (Cref-PE), Lúcio Beltrão, argumentou que exercícios físicos promovem saúde e os profissionais de educação física precisam ser considerados essenciais em meio à pandemia da covid-19. “A gente é a única profissão de saúde que ainda não pode atender de maneira individual. Porque o médico pode atender o paciente dele, o nutricionista, fisioterapeuta, o psicólogo e a gente não pode?”, questionou o dirigente.
As academias e similares seguirão um protocolo de medidas sanitárias que reduzem o risco de contaminação do novo coronavírus. Vale lembrar também que as atividades físicas individuais estão liberadas e assessorias esportivas podem funcionar no estado.
Aula liberada
Parques, praias e calçadões estão liberados para treinos individuais acompanhados de profissional de educação física. Na última quarta-feira, a prefeitura do Recife anunciou a reabertura dos espaços públicos para exercícios funcionais. Dessa forma, os professores poderão ministrar aulas particulares, mas por enquanto o uso de equipamentos não está permitido. Colchonete, elásticos, kettlebell e corda são exemplos de acessórios proibidos.
Com segurança
De acordo com especialistas as atividades físicas promovem saúde, bem-estar e previnem doenças. É importante, porém, assumir uma série de cuidados para evitar contaminação da doença na retomada dos treinos. O ortopedista da seleção brasileira de futebol feminino, João Hollanda, elencou três medidas para reduzir o risco de infecção, São elas: uso de máscara, distanciamento social, realizar exercícios moderados.
Para o desenvolvimento das crianças
Especialista destaca que crianças pré-escolares têm condições perceptuais, cognitivas e motoras para seguir regras e controlar movimentos com habilidades motoras básicas. Aulas de natação, balé, capoeira, ginástica são importantes para os estímulos, assim como atividades desenvolvidas em parques e área de lazer de condomínios. Apesar das restrições da pandemia do novo coronavírus, é possível adaptar as atividades.
“Desenvolvimento motor é para crianças, jovens, adultos, idosos, sejam qualquer um deles portadores ou não de deficiência física, mental ou perceptual. Não é porque ficamos adultos que o processo de desenvolvimento cessa: em todas as fases de vida há lugar para aprimorarmos nossa competência para o movimento”, disse a professora Maria Tereza Cattuzzo.
Corrida adiada
Por conta da pandemia do novo coronavírus a 17ª Corrida das Pontes foi adiada para o dia 13 de dezembro de 2020. A organização da prova anunciou a nova data após reunião com a prefeitura do Recife e com a Federação Pernambucana de Atletismo (Fepa). A prova, considerada uma das mais tradicionais de Pernambuco, seria realizada em 29 de março e faria parte da comemoração do aniversário do Recife e já havia adiado o evento para 26 de julho
Fábio Assunção saudável
Fábio Assunção voltou a impactar a internet de forma positiva. Desta vez, as pessoas exaltaram a forma como o ator vem vencendo a luta contra obesidade e dependência química com exercícios físicos e alimentação saudável. Assunção iniciou o processo há sete meses e perdeu mais de 28kg para fazer novo papel na televisão. Ele acabou adotando o estilo de vida de forma definitiva.
Olímpicos
Os atletas do Brasil estão atrasados na retomada dos treinos visando à Olimpíada de Tóquio. Ásia e Oceania voltaram ao normal, Europa promove reabertura gradual enquanto Brasil e Estados Unidos sofrem as consequências da covid-19. O Comitê Olímpico do Brasil suspendeu o plano de enviar 200 atletas para a Europa porque as fronteiras estão fechadas para o País.
Boston
As inscrições para a Maratona de Boston Virtual serão abertas terça-feira e restritas aos corredores que estavam garantidos na 124ª edição da prova, cancelada por conta da pandemia. Quem confirmar a participação desembolsará U$ 50 e receberá um código para validar o registro no site da prova. O kit será enviado pelos Correios.
Movimenta Recife atualizado
Aplicativo desenvolvido pela prefeitura para combater o sedentarismo na pandemia da covid-19, o Movimenta Recife ganhou atualização após reabertura de parques, praias e calçadões para a prática de exercícios individuais. As novas videoaulas contemplam treinos de corrida e caminhada em níveis básico e intermediário, além de orientações para a prática de exercícios nos espaços públicos liberados.