Polícia precisará de comprovação para entrar em residência dos acusados


Polícia precisará de comprovação para entrar em residência dos acusados

Policiais devem gravar autorização de morador para entrar na residência, diz STJ
Segundo a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ficou decidido após julgamento realizado em março, que os agentes policiais, caso precisem entrar em uma residência para investigar a ocorrência de crime e não tenham mandado judicial, devem registrar a autorização do morador em vídeo e áudio, como forma de não deixar dúvidas sobre o seu consentimento.
Com isso, a permissão para o ingresso dos policiais no imóvel também deve ser registrada, sempre que possível, por escrito. Caso contrário, poderá ser considerada invasão de prioridade.
Sendo assim, de acordo com o entendimento firmado pelo STJ, os policiais deverão seguir as seguintes orientações: prioritariamente, o acesso aos domicílios só ocorrerá em caso de existência prévia de ordens judiciais; excepcionalmente, será permitido o ingresso no caso de flagrante por crime que não possa aguardar a ordem judicial.
Além disso, o consentimento do cidadão só terá validade se registrado em vídeo, juntamente com toda a ação policial, inclusive no interior do domicílio e o devido registro em relatório de operação.
A mera suspeita ou o simples fato de que o indivíduo tenha corrido em direção à residência ao avistar o policiamento não justificam o ingresso não autorizado, bem como na maioria dos casos o crime de tráfico de drogas pode aguardar a emissão de ordem judicial; por fim, o descumprimento pode resultar em responsabilização do agente por invasão de domicílio e abuso de autoridade. (Clique aqui e leia a matéria na íntegra)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS