O CRIME QUE CHOCOU O SERTÃO!


O CRIME QUE CHOCOU O SERTÃO!

EM MEMÓRIA DO MOMENTO MAIS TRISTE DE MINHA VIDA... 

 
Com a prisão de mais alguns suspeitos na madrugada deste dia 16 de agosto de 2013, tendo como um dos principais motivos à investigação do assassinato de meu pai, a angustia e a ansiedade veio mais uma vez para me consumir se alimentar de minha alma! Ligo para meus amigos policiais e estes para me preservarem não me informam nada, pedem apenas que eu tenha calma.
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgllPr8dzizF-oLiLl0C9gfAJKExuxw9H0qr7aiSLVQn11D7KSIgDwVtmpRjjSsiYzaclzUketmyrE0kGRQyXLYDgZxNZDambADSbmJdYfeTbYSp339_DxMPqtqphg44cdiDZmKLxoFOzs/s1600/DSCF0110.jpg
Não queremos vingança, queremos apenas saber quem foi os autores e que a justiça seja feita. Neste momento estou aqui no plantão do Conselho Tutelar, nervoso e minhas mãos estão geladas... Passa-se um filme em minha cabeça...
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM5gnsbzKedum1FMFGjWn7UDkeK6vpNp7WhDB0Cid3NT70GBf0c2QwPNa8cKZD9qA90pRyZajmTZ3pq_Gl5fWJ4vOjjLtdHsmNQbmwd9nm0mgDg_wiENOVx95hfD3Z3pUxgNz8ucsQSGE/s1600/DSCF0085.jpg
Peço desculpas pelo que vou escrever agora, talvez nem publique, mas preciso escrever... Eu acompanhei de perto os últimos minutos de vida de meu amado pai naquela ambulância. Antes de sair de Afogados, ele conseguiu me perguntar para onde estávamos indo e eu falei que seria para o Recife, foi quando escutei a voz dele falando comigo pela última vez onde perguntou: "E vai ser preciso ir para o Recife?”.

Atrás da ambulância seguia nos acompanhando o carro de Manoel Olímpio, sogro de meu irmão Sales, onde este, minha irmã Shirley e Maciel Olímpio acompanhavam o socorro onde sempre que havia área eu me comunicava com eles informando a situação e o estado de nosso pai.

Durante a viagem e nos catabis da estrada até a cidade de Placas, ele gemia demais e clamava muito por Deus! Já estando perto da cidade de Pesqueira ele abriu os olhos e me viu e começou a fazer muita careta com as dores que vinha sentindo e no momento tentava me dizer alguma coisa. Enquanto abria a boca para tentar falar, porém já não conseguindo mais, foi que pude ver que na queda ele quebrou os dentes da frente da boca e sua gengiva estava muito machucada.

Eu tentei o acalmar dizendo que aguentasse, que logo, logo agente chegaria no Recife. Porém a dor que ele sentia devia ser terrível, mesmo com toda a medicação, a bala estava alojada na cervical dele e coluna é uma das partes mais doloridas do corpo e com o balançar do carro, pela sua angustia tenho certeza que seria insuportável dele aguentar aquele sofrimento por muito mais tempo.

Por volta das 22 horas, ele se acalma um pouco e eu me tranquilizo enganosamente achando que a dor tinha sido aliviada, foi quando o médico Dr. Esteves deu um pulo abrupto da cadeira onde estava, e gritando veementemente com as duas enfermeiras, me empurraram para um canto da ambulância e começaram o corre-corre, aplica adrenalina, aplica isso, aplica aquilo, massagem cardíaca... No monitor da ambulância, que era uma UTI móvel, num breve momento aparecia os batimentos, depois sumia e devido a proximidade com a cidade de pesqueira, o médico em desespero gritava "Vai ligeiro motorista, vai ligeiro p...” Ao entramos em Pesqueira, houve outro problema, a dificuldade de se encontrar o hospital! Entravamos numa rua e noutra e nada de localizar o hospital. Ao conseguirmos chegar, rapidamente os enfermeiros já nos foram recebendo e partindo para o socorro naquele corre corre habitual, porém quando o colocaram na mesa e ao lhe examinarem, ficaram estáticos olhando um para o outro. Foi nessa hora queridos amigos, que caiu a fixa e procurei terra nos pés e não encontrei...
Após o atendimento, o corpo foi envolto em um lençol branco e colocado na pedra, onde permaneceu naquele triste, mal acabado e frio ambiente até o início da manhã, onde eu, Maciel, um funcionário do hospital e o motorista da funerária Dimensão o colocamos num caixão de fibra e logo após no carro funerário, onde o acompanhamos até a cidade de Caruaru para a realização da perícia por parte do IML.

Ter passado o resto da noite ao lado de onde o corpo de meu pai estava enrolado naquele pano de hospital e naquela pedra fria foi muito terrível, e pensei que a partir de então as coisas iriam transcorrer de uma forma menos sofrível e que logo estaríamos de volta para casa. Eu não queria de forma nenhuma estar escrevendo esta matéria, mas já que comecei, então vamos lá...

Senti que devo desabafar e informar aos meus leitores o que acontece quando alguém morre de forma não natural. O desejo de escrever estas linhas vem desde o ocorrido porque sinto-me no dever de como membro desta forma de imprensa moderna, verdadeira e atuante, não me calar mediante o que vi que fizeram com os restos mortais de meu pai, e que certamente vão continuar fazendo com outras vítimas que por força do destino acabam indo parar naquele lugar miserável! Então resolvo expor aqui toda a minha repulsa e indignação pela forma com que o IML da cidade de Caruaru trata os nossos entes queridos que de forma trágica tiveram as suas vidas ceifadas!
Para começar, veja o total desrespeito por parte de nossos governantes em relação aquele ambiente miserável, lamacento e desprovido de qualquer acomodação digna de receber pessoas que se encontram completamente fragilizadas.
O que se vê são olhos vermelhos, cheios de lágrimas, misturados em meio aos carros funerários com suas vítimas, onde passam horas esperando o atendimento em um local que mais parece um ambiente retirado de um filme de terror!

Desprovido de qualquer tratamento humanizado, porque se a saúde já não anda bem, imagine como são tratados os mortos? E tendo ainda que enfrentar as burocracias que pareciam não ter mais fim, eu, Maciel e o motorista da funerária, tivemos ainda que procurar uma delegacia de policia afim de conseguir uma pulseira para colocar no tornozelo do corpo de meu pai, senão o IML não iria receber o seu corpo!

Ao chegar na Delegacia, e após chamarmos por um bom tempo, apareceu um policial que do outro lado do portão perguntou o que era, onde informei que meu pai havia sido morto e precisava de uma pulseira de identificação, então ele olhando para o relógio e balançando a cabeça em um gesto de desaprovação, talvez por se tratar de ser ainda por volta das sete e pouco da manhã, destravou então o cadeado da corrente e saiu, onde tivemos nós mesmos que enfiar as mãos por dentro do portão, retirar o cadeado e desenrolar a corrente para poder entrar e ser atendido apenas por volta de 40 minutos depois.
O amigo e Professor Paulo Miranda (Paulinho), prestou sua
solidariedade naquele momento tão difícil
Voltamos para o IML e aguardamos na fila a perícia ser realizada. Sei da importância desse tipo de trabalho para as investigações policiais, porém, nunca imaginei que o “serviço” seria realizado da forma como foi feito! Completa falta de respeito com os restos mortais daqueles que numa fatalidade acabam caindo em suas mãos! Eu entreguei o corpo de meu pai de um jeito, e o recebi de uma forma completamente diferente! Se soubesse que seria assim, jamais teria aceitado que o seu corpo fosse enviado para aquele instituto!

Após o fim do atendimento, o motorista da funerária nos mandou seguir em frente que iria levar o corpo de meu pai para ser aprontado para o velório. Neste meio tempo, senti o desejo de ver o que o IML fez na perícia. O motorista do carro funerário só me mostrou o corpo depois de certa insistência. Para surpresa minha, o estrago que os peritos do IML fizeram foi tão grande que o mesmo estava praticamente irreconhecível, retiraram tanto material de sua cabeça que sua face ficou afundada. Apesar do tiro fatídico ter sido no pescoço, não entendo porque tiveram que abri-lo por inteiro e ainda por cima fazer uma costura horrível como a que foi feita. (veja na foto)

Para encerrar o assunto e evitar maiores detalhes, tive que levar o corpo de meu pai para um local em Caruaru e pagar para reorganizar o corpo, recosturado e fazer os enchimentos de sua face. Foi feito o que se devia, de uma forma constrangedora e sem nenhuma delicadeza ou respeito, porém foi feito o serviço e a aparência de meu pai ficou agradável. A preocupação que mais me vinha na mente, era a pouca idade dos seus netinhos e sei que esta seria a última imagem que eles teriam do avô e isto me preocupava bastante!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq-QHJwVblVLapyKxsVe93HXx_VIouRKI2QB9bmya5jrlRpCKT67hfrIeqYn_RafsqA6Upeg7HKD5oarbk6oaoRBsMalARhiyvtJRr_lM-mN5C9l62SUvtIYsi2uUi4VZ-82WPg6XctwI/s1600/DSCF0059.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhf5R_gsptzjnpMdfLoIRpbTB2xss0gY1266agqOSwinTd7UorM2GT95g2OOfxy1Ce54lfs2DxqTjO9b33yZBYICP2d0622LbBAdsFLi8kfYXiaZVAmSZJOAMmCaXpkywV0OSskX4RrQJM/s1600/DSCF0074.jpg

Encerrando esta matéria triste e grotesca, peço desculpa a todos os leitores que a leram. Não sei porque a escrevi, mas Deus deve saber o motivo pela qual ela foi feita...


FILHA DE COMERCIANTE MORTO EM IGUARACY FALA SOBRE A DOR DA FAMÍLIA E DEFENDE PROIBIÇÃO DO CAPACETE NA CIDADE
Ainda consternada com a perda do pai, Shirley Coelho, filha do comerciante Sebastião Rodrigues, baleado e morto durante um latrocínio em Iguaracy por dois homens usando capacetes em uma moto, defendeu em entrevista à Rádio Pajeú a suspensão provisória do uso do capacete na cidade, para a redução de crimes. Confira o vídeo do Portal da Rádio Pajeú:


 AGENTE ERA FELIZ E NÃO SABIA - FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS

Infelizmente eu e meus irmãos não temos mais o nosso pai em nosso meio, mas a vontade de dar-lhe um abraço num dia como o de hoje é imenso. Se ele estivesse vivo, com certeza o nosso domingo teria sido mais uma vez como nas imagens acima.
Desde muito tempo, aos domingos o almoço é realizado na casa de meus pais, única forma de reunir toda a família debaixo de um mesmo teto pelo menos uma vez por semana. Na realidade é o único dia que eu separo um tempo para visitar meus pais.
 
 Muitas vezes por conta do trabalho já chegava na hora do almoço ou até mesmo atrasado. Algumas vezes quando chegava meu pai já se encontrava dormindo o seu soninho da tarde e eu ficava sem conversar com o mesmo.
Alguns domingos foram realmente especiais, principalmente quando minhas irmãs que moram fora estavam também em casa, à farra era grande e meu pai, sempre era o centro das atenções, nós brincávamos muito com ele, contava piadas e ele era muito divertido e amoroso. Dias como este de domingo no vídeo acima nunca mais serão os mesmos...
Como diz a música, agente era feliz e não sabia. Hoje só restou as imagens dos momentos que tivemos o prazer de desfrutar em sua presença e que não valorizávamos tanto o quando hoje. Não tínhamos a sensibilidade de perceber que cada minuto que ficamos na presença dele era para terem sido vividos com muito amor, carinho e intensidade. Cada momento como se fosse o último.
 Eu me lembro bem o último dia dos pais que pude ter o prazer de estar ao seu lado, eu dei a ele de presente uma caixa de música destas que pega pendrive. Qualquer coisa que dávamos a ele era recebido com muito prazer e alegria. Coloquei num prendrive músicas dos Nonatos que ele tanto gostava. Quando coloquei para tocar, ele deu um largo sorriso, foi para o muro sentar-se nunca cadeira de balanço e colocou a caixinha no colo e ficou lá escutando e os olhos enchendo de lágrimas...
São nestes momentos que a dor vem sem pena e toma os nossos corações. A vontade de ter podido ter vivido mais um pouco com ele, ter visitado mais um pouco, ter ligado mais um pouco, abraçado, amado e ter dito tudo o que deveria ter se dito e não foi dito...
Falo isso meus queridos leitores, não como desabafo, mas como recado a vocês que ainda tem o seu pai vivo, sua mãe, seus entes queridos. Não perca tempo, não perca tempo assim como eu perdi e que muitos perdem e só vão perceber quando for tarde demais. Faça de todos os seus dias, um pouco do dia dos pais, do dias das mães...
Vá também sempre a uma igreja, porque Deus também é pai e ficará muito feliz com a sua presença...

Um Abraço a todos e feliz dia dos Pais...
Sérgio Coelho de Freitas
Em Memória do Sr. Sebastião Rodrigues de Freitas

 

 












PREFEITO COBRA MAIS POLICIAIS EM IGUARACI. SUBCOMANDANTE RECONHECE “COBERTOR CURTO”

Em entrevista ao repórter Celso Brandão direto de Iguaraci, o Prefeito Francisco Dessoles (PTC) solicitou ao Governo do Estado mais atenção ao município e policiamento com maior efetivo. Foi ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú).

“É um absurdo uma cidade de doze mil habitantes com distritos só ter dois policiais em um plantão”, disse. Foi na cobertura do latrocínio contra o comerciante Sebastião Rodrigues, o Tião de Custódio. “O contingente de Jabitacá foi retirado”, reclamou.

Em resposta, o subcomandante do 23º BPM, Major Clodoaldo Silva, disse que dentro do quadro atual de efetivo precisaria de no mínimo mais dez homens, por conta do rodízio.”Pelas nossas condições, estamos intensificando com blitzes”, afirmou.

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto afirmou que seriam necessários mais 150 homens para que o Batalhão possa atuar com relativa tranquilidade.

O Delegado Regional Jorge Damasceno lamentou que haja uma impressão de que a culpa sempre é da polícia. "Comparo como que ocorre na saúde.Por mais que haja médicos, não faltarão doentes. Na segurança é a mesma coisa. A presença de mais PMs ou policiais civis não vai acabar com a violência definitivamente e não podemos ser diretamente responsabilizados", observou.

Ele apelou para que a população ajude a capturar os acusados do latrocínio em Iguaraci. Pode ligar 3838-8900 ou 3838-8902.Será garantido sigilo.

E LÁ SE FOI NOSSO PAI QUERIDO QUE NOS AMAVA TANTO! O MELHOR PAI DO MUNDO! E AI GOVERNADOR? O SENHOR VAI FAZER O QUÊ PARA MUDAR ESTA HISTÓRIA?

 Iguaracy parou para sepultar um dos comerciantes mais queridos da cidade e que foi vítima de latrocínio em mais um dos assaltos que vem ocorrendo constantemente em nosso Pajeú
A dor é incalculável pela perda! A revolta é sem precedentes em ver os netos que ele acarinhava tanto carregando as coroas de flores...
 
O desejo é enorme de ver nosso querido Pajeú voltar a ser um lugar pacato, onde todos possam voltar a viver em paz...
Mas isso só vai acontecer quando tiver um governador que esqueça o estrelato e se preocupe mais com a segurança do seu povo! Ou será que nós sertanejos não somos também povo pernambucano e merecedores de termos pelo menos meia dúzia de policia ostensiva e investigadores bem preparados em cada cidade?
A Polícia Civil está praticamente abandonada, aqui em Iguaracy são apenas quatro homens para revezar um mês inteiro! Menos integrantes que um Conselho Tutelar!
A Polícia Militar? Coitada! São dois ou no máximo três, para percorrer Iguaracy, Irajaí, Jabitacá, Picos, Caatingueira e a Zona Rural e ainda por cima sendo obrigados a direcionar suas atenções para a captura das motocas dos pobres e honestos agricultores! Meu Deus! Com um governo como esse, onde é que vamos parar? 
 
Governador Eduardo Campos, eu votei no senhor sabia? Me dê um motivo para que eu não me arrependa de meu voto, pelo menos a partir deste sacrifício que meu pai foi vítima. Queira Deus, que pelo menos a partir de então, o senhor acorde para o que estamos vivendo aqui no sertão, pedaço de terra pernambucana que seu digníssimo avô amava tanto e que lhe deu tantos votos. 
 
“Miguel Arraes”... Lembra dele Governador? Pois é... O senhor teve o prazer de vê-lo morto por causas naturais e em idade avançada! O mesmo não posso dizer dos meus filhos e sobrinhos, isso por falta de um maior numero de policiamento ostensivo e voltado para a segurança pública e não para cumprir metas de arrecadação de dinheiro através da prisão de veículos atrasados! Não deixe que outros avós se percam no pó de uma cova funda molhada por lágrimas de crianças de coração partido...

JOVENS IGUARACIENSES SE SENSIBILIZAM COM O ASSASSINATO DE “SEU TIÃO” EM IGUARACY E COBRAM JUSTIÇA E MAIS POLICIAMENTO ATRAVÉS DE MANIFESTAÇÃO PACÍFICA DURANTE ENTERRO

"A Injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos!"
"Através deste acontecimento, queremos justiça"
"Longe ou perto, alegre ou triste, jamais esqueceremos que você existe"
"Jesus lhe acompanhe seu Tião"
Com estas e outras palavras de consolo e de revolta, alunos da Escola Professora Rosete Bezerra de Souza, fizeram uma belíssima, emocionante e honrosa homenagem ao meu pai querido. 
 "Seu Tião" - A forma de falar nos traz a memória quando os estudantes iam tirar xeróx no estabelecimento comercial onde ele atendia. Muitos gostavam dele, principalmente pela forma brincalhona e por vezes divertida com que ele atendia a todos.
Quero agradecer a todos os alunos, direção da escola através da amiga Rosângela Queiroz e todos que direta ou indiretamente contribuíram com este momento que teve um valor incalculável num momento de tanta dor e angústia que estamos vivendo!
Valeu mesmo, que Deus abençoe a todos...
 
 
 
 
 

"Vai com Deus Tião" - JOVEM LAMENTOU MORTE DE CONTERRÂNEO ANTES DE PERDER A VIDA

O jovem Hugo Braga, que faleceu na madrugada passada em um acidente na PE 283, entre Ingazeira e Afogados, havia emitido via celular através do Facebook uma mensagem desejando paz para o comerciante comerciante Sebastião Rodrigues, o Tião de Custódio, que havia falecido horas antes. Escreveu ele via celular no Face : "Vaai com Deus Tião". Não sabia que seria vítima de um acidente horas depois. Que triste...

POLÍCIA REVELA EM NOTA DETALHES DO HOMICÍDIO DE COMERCIANTE EM IGUARACY

Segundo nota da PM, o assassinato do comerciante Sebastião Rodrigues seria o segundo de uma ação em série. Na rua Né de Santana, nº 502, centro, os dois elementos desconhecidos e armados, anunciaram um roubo na farmácia Moura Lins, de propriedade de Rogério de Moura Lins, 34 anos, comerciante, e levaram aproximadamente R$ 1.000,00.

Em seguida, se dirigiram a um ponto autorizado de recebimento Celpe e anunciaram o roubo contra Sebastião Rodrigues de Freitas, 61 anos, comerciante, conhecido como Tião de Custódio. Ele reagiu e os acusados efetuaram dois disparos.

Tião foi atingido com um tiro no pescoço e outro no braço direito. Os acusados levaram uma quantia em dinheiro de valor desconhecido e fugiram em uma motocicleta de placa não identificada e tomaram destino ignorado. Tiao morreu em Pesqueira, quando era transferido para o Recife. eu sepultamento ocorre esta manhã.

O sepultamento do meu querido e amado pai vai ser nesta segunda-feira às 8:30 da manhã


Um Pai é...

AS ÚLTIMAS FOTOS: Quer saber quanto custa uma saudade? Tenha amor, queira bem e viva ausente!

 Um sorriso singelo, uma alegria
Um afago, um carinho de manhã
Com um beijo sabor de hortelã
Numa tarde de plena invernia
Um abraço com toda sua família
E um calor no olhar muito mais quente
Um naufrágio sem ter sobrevivente
Num oceano com ondas de vontade
Quer saber quanto custa uma saudade?
Tenha amor, queira bem e viva ausente!

Almoçar, mas, sem nem sentir o gosto
Ficar noites inteiras sem dormir
Dessa angústia que dá no refletir
Do espelho de lágrimas do rosto.
Uma mágoa no peito, que o desgosto
Deixa até sem sorriso o penitente
Uma dose de pinga no batente
No oitão de um bar, pela metade
Quer saber quanto custa uma saudade?
Tenha amor, queira bem e viva ausente!



No vazio da minha solidão
Só o frio da chuva que me envolve
Sem teu abraço tão terno que comove
Sinto um gelo pedrar meu coração
E nas batidas da minha pulsação
Sinto falta do teu calor mais quente
Teu olhar 'pro meu lado' diferente
Que calado me fala uma verdade...
"Quer saber quanto custa uma saudade
Tenha amor, queira bem e viva ausente!"

Dez carinhos no ponto bem passado
Duas partes de amor e de ternura
Confiança na dose bem mais pura
Tudo junto no abraço misturado
Nos cabelos por dedos penteado
Cafuné que se assanha sem ter pente
Meia dúzia de beijos, muito ardente
E ‘descanse’ depois toda a vontade...
Quer saber quanto custa uma saudade
Tenha amor, queira bem e viva ausente!

Pedro Torres

Só quem sente sabe o quanto custa a dor de uma saudade ...

Saudade é aquilo que está fora de alcance,
Longe do olhar,perto do pensamento e mora dentro do coração
A saudade é a dor do afastamento.
É a dor de não ter,
É a dor de não ver.
É uma imagem no pensamento.
Saudade é uma palavra escrita num papel onde a borracha apagou.
É um cantinho reservado dentro coração.
É um caminho percorrido á muito tempo.
Saudade é o que se foi mas não partiu.
É o que os olhos não podem ver.
E uma estrada longa que o coração percorre todos os dias.
Saudade é o um dia que não terminou.
É o tempo que volta
É o tempo que não passou
É um sonho sonhado.
É uma partida.
É uma vírgula.
Para muitos,saudade é quase um adeus.

Autora: Beth Souza

 Meu Deus...Por que logo ele?

Assassino! Você tirou tudo de nós!
O melhor pai do mundo...
O melhor vovô...
O melhor marido...
O melhor que nós tinhamos...
Um homem honrado, honesto, trabalhador e dedicado a família...
Não é justo!


30 DIAS SEM MARIDO, SEM PAI, SEM AVÔ! TRINTA DIAS SEM O MOURÃO, SEM A COLUNA DE NOSSA FAMÍLIA!

Clientes e amigos ainda se perguntam porque logo ele...
Hoje quando entrei no comercio do meu pai, minha mãe que estava ali encolhida em um cantinho de parede olhou para mim e disse: Meu filho, eu estou com tantas saudades de seu pai...

As lágrimas que passaram a brotar em abundância dos olhos de minha mãe, e que logo em seguida também dos meus, não são sem motivos. Perdemos o nosso baluarte devido à onda incontrolável de assaltos que vem ocorrendo em nosso Pajeú. Assaltos estes que vem acontecendo sucessivamente e que já fugiu do controle da polícia, deixando nossa população verdadeiramente assustada e aterrorizada.
Hoje faz exatamente um mês que estava com o 
corpo de meu pai no IML da cidade de Caruaru.
 Um dos principais motivos que fazem com que a bandidagem haja confortavelmente em nossa região é a vergonhosa escassez de policiamento. Como sempre tenho citado em minhas simples matérias, as cidades pequenas do Pajeú, a exemplo de Iguaracy, estão a mercê da bandidagem, tendo que se “rebolar” apenas com dois ou no máximo três policiais em uma viatura.
Um dos momentos mais difíceis da minha vida
foi seguir o tempo todo aquele carro sabendo que 
o corpo de meu pai estava ali dentro...
Ao meu ver, já que a onda de assaltos está sendo dirigida principalmente para a área comercial, seria pelo menos aplausível que se aumentasse o policiamento, para que enquanto uma viatura desse atenção ao policiamento rotineiro, uma outra viatura ficasse de olho na área comercial das cidades e percorrendo os comércios pelo menos nos horários de maior perigo, que é no final do movimento de cada dia, como infelizmente aconteceu na farmácia vizinha e no Ponto Celpe de nosso pai.

O fatídico que aconteceu chocou a todos, mas infelizmente nada foi mudado! O número de policiais continua o mesmo, 2 ou 3, para dar conta de Iguaracy, Jabitacá, Irajaí, Picos, Caatingueira e Zona Rural, e é isso mesmo o que vocês estão lendo, nós estamos praticamente sozinhos para enfrentar a bandidagem.
Meu pai era um dos comerciantes mais querido e respeitado da cidade e que ajudou com o seu trabalho a crescer e fazer a história de Iguaracy. Porém, não recebemos nem se quer um telegrama da parte do Senhor Governador manifestando o mínimo interesse no caso ou algum tipo de solidariedade e manifestação de pêsames. Isto cobro ao governador, porque além de meu pai ter sido um cidadão, foi tirado a sua vida principalmente por falta de um policiamento mais ostensivo e que o seu maior cabo eleitoral em nosso município era vizinho, amigo e ainda sogro do filho caçula da vítima.

Infelizmente, diante de tudo que a imprensa tem mostrado e alertado, o Governador continua de olhos vendados para a nossa situação e ele só vai abrir os olhos para Iguaracy e outras cidades menos abastadas quando estiver precisando novamente de votos, onde irá chegar com a batida conversa de sempre, sobre mais saúde, mais educação, mais "segurança"... Queremos isso tudo hoje senhor Governador e não apenas promessas de campanha...
 O tiro acertou o pescoço e segundo um especialista, a bala
usada parece que tava envenenada pelo tipo da necrose causada
Do jeito que tá hoje em dia, parece até que é complô para facilitar a vida dos assaltantes. Por isso é que eles entram nas lojas até cantarolando, sabem que os donos estão desarmados! Se não aumentar o policiamento, então que o governo libere pelo menos o porte de armas para os comerciantes, para que eles mesmos possam estar defendendo o que é seu e também a sua vida, porque nenhum maluco anda metendo a mão em inxú de marimbondos em ter medo da bordoada!

Nós sertanejos, temos fé em Deus que o governador acorde para a situação do nosso sertão e que se preocupe com a segurança pública não só da capital. Peço isto, para que pelo menos a morte de meu pai não tenha sido em vão.

CHEGA DE IMPUNIDADE! Secretário de Segurança é contra ideia defendida pelo Prefeito Dessoles


Confrontado pelo radialista Nill Júnior na rádio Pajeú com a ideia defendida pelo prefeito Francisco Dessoles (PTC), de se suspender temporariamente o uso do capacete nas zonas urbanas das pequenas cidades, o secretário da SDS de Pernambuco, Wilson Damásio, foi enfático: "Aqui nós estamos evoluindo para exigir capacetes inclusive dos condutores das cinquentinhas... não concordo". Muito bem, Senhor Secretário! Mas como o senhor explica a proibição das máscaras aí na capital? Muito simples. Pimenta nos olhos dos outros é refresco! 




Já estamos a 26 dias do ocorrido, porém a dor continua a mesma, a sensação que temos é de impotência, é de desespero.
Um amigo que é cristão chegou para mim e disse: “Você tem que Perdoar...” eu então disse a ele: Perdoar é o mais fácil, difícil é acordar e saber que não temos mais o nosso pai conosco.

Difícil mesmo é saber que temos um governador que não tá nem ai para o que vem acontecendo em nosso sertão. Nosso pai era um dos cidadãos mais conhecidos e respeitados aqui na região, um homem horado e trabalhador. Merecia pelo menos que sua morte não fosse em vão e que nosso Pajeú fosse reconhecido e se tornasse mais protegido.

Nosso município conta apenas com uma viatura com dois ou quando muito três homens para dar conta de uma área territorial enorme: Iguaracy, Irajaí, Jabitacá (com porte de cidade), Picos, Caatingueira e Zona Rural. São apenas 4 Policiais Civis para um mês inteiro de trabalho. ISSO É UMA VERGONHA!!!

  O tempo passa, mas a dor continua! Ele não merecia isso!!!

Mesmo que o coração esteja confuso, mesmo que as palavras faltem, mesmo que os dias passem, os olhos jamais mentem e só tentam esconder de outros olhos a dor que está sentindo.

A dor, o sofrimento, a tristeza, são alguns companheiros que ficaram presentes após a perda deste homem amado e querido, e sei que por muito e muito tempo ficarão conosco.
Somente o que resta é a lembrança boa e agradável daqueles jantares de natal, do bacalhau na páscoa, das viagens para o Rio Grande do Norte, do travesseiro debaixo do braço a procura de uma cama após o almoço nos dias de domingo, do afago nos cabelos brancos, do beijo no rosto que ficava logo vermelho, das gargalhadas após as piadas contadas por Sheila, da fila dos netos para ganhar dinheiro e de todas as coisas comuns do cotidiano, cotidiano que jamais será o mesmo. Enfim qualquer tipo de festa, ou momento de descontração e felicidade que passamos juntos, será lembrado com alegria e muita dor...
O consolo, está em confiarmos que um dia vamos nos reencontrar, matar as saudades, rir, chorar de alegria, e ver que o sofrimento que nos dilacera hoje ficou no passado...


Missa de 30 dias do Senhor Sebastião Rodrigues de Freitas foi realizada com muitas saudades, dor e emoção.

Para quem esteve participando da Missa de 30º dia do falecimento do Senhor Sebastião Rodrigues de Freitas, popularmente conhecido como Tião de Custódio, ocorrida na noite do último sábado 7 de setembro, pôde notar a dor e a saudade que a família e amigos ainda padecem em relação a perca inesperada e trágica ocorrida após o assalto no inicio da noite do dia 3 de agosto do corrente ano.
“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” (Mateus 10.28) 

Num ato de covardia e sede no patrimônio alheio, o mesmo teve findado os seus dias de vida deixando para trás a sua esposa, cinco filhos e os doze netos que junto com os demais, estão inconsoláveis com a perca do querido avô que cuidava com muito amor e era a alegria de todos.
“E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem- aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam”. Ap 14.13. 

Que contra-senso, os mortos serem bem-aventurados! Na lógica da vida, os vivos é que deveriam estar felizes, muito felizes pela oportunidade da vida.
Cremos em Deus que o nosso amado pai esteja em um lugar de repouso e descanso na eternidade, já que não pôde descansar seus anos de vida aqui na terra, pois tinha apenas 60 anos de vida e havia acabado de entrar na melhor idade. O seu Tião, durante grande parte de sua vida pode escutar a palavra de Deus por intermédio de sua esposa Rosa Maria, cristã da igreja Católica e uma das últimas palavras que ouviu, foi a do seu filho mais velho nos momentos finais de sua vida: Meu pai creia no Senhor Jesus e Ele pode te salvar...

Infelizmente, nem todos os que morrem são bem-aventurados, mas só os que morrem no Senhor, os que morrem salvos e lavados pelo sangue precioso de Jesus. Esses são bem-aventurados, felizes, muito felizes para sempre! Cremos firmemente que o nosso pai entregou a sua alma ao Senhor nos momentos finais da sua vida, as dores que ele sentia era muito grande e ele sabia que não iria chegar com vida no Recife...
Cremos em Deus também que a justiça será feita e que os responsáveis pelo latrocínio pagarão caro pelo que fizeram e que Deus não deixará impune o sangue de um homem bom e justo que foi derramado por causa da ganancia e da criminalidade que tomou de conta do nosso sertão e que colocou no fundo do abismo uma família de pessoas honestas e trabalhadoras que não mereciam passar por um momento tão difícil como este.
 
Deus declarou para Caim: "a voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra" (Gênesis 4.10). O derramar do sangue de Abel era o derramar de sua própria vida, e grande foi o seu clamor. O sangue de Abel clama desde a terra, sobe até os céus e, diante de Deus, clama por justiça.

Nenhum de nós, que tem a Bíblia como sua regra de fé, duvida de que o sangue derramado sobre a terra clama ao Senhor por justiça.

Os próprios glorificados, que aguardam o Dia do Senhor, testificam isso: “Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Ap 6.10). 
Ainda existe uma chance para todos. Enquanto o sangue dos justos que foram mortos apontam para cima e clamam por justiça, o sangue de Jesus aponta para baixo e oferece misericórdia. Resta a cada um de nós que ainda vivemos, nos apropriar desta grande dádiva que será o nosso único passaporte para a vida eterna.

Ainda nos resta a esperança em Deus que também é nosso “Pai”, que Ele não nos abandonará e nos dará o conforto esperado e a felicidade de estarmos nos reencontrando com Tião e matando as saudades na glória certa e vindoura.

POPULAÇÃO SE REÚNE COM AUTORIDADES PARA DISCUTIR O USO DE CAPACETES NA CIDADE

 Sexta-feira tem Debate Público na Câmara de Vereadores, às 10 horas da manhã, vamos lá defender a proibição do uso de capacete dentro das ruas da nossa cidade, DIGA SIM A VIDA E NÃO AO CAPACETE DENTRO DAS RUAS!
Presença confirmada de Autoridades Policiais e do Ministério Público
 
Na realidade, eu acredito que essa onda de assaltos que vem assolando o nosso Pajeú só seria resolvido se o Governador tivesse um pouco mais de respeito com nós sertanejos e enviasse mais policiamentos e viaturas para nossas cidades, ou então que liberasse logo de uma vez o porte de arma para os comerciantes, ai sim esses maloqueiros iam ficar com medo de levar chumbo no espinhaço e iam procurar para barriga e não ao contrário, como diz o ditado!
Mas em todo caso, já que o Governador é cego para estas causas e só quem pode andar armado é bandido, então toda ideia é bem vinda para que outras vítimas não pereçam como o meu pai!
 60 DIAS SEM JUSTIÇA
60 DIAS SEM ALEGRIA
Roubaram o nosso sangue, o nosso dinheiro, a nossa paz, a nossa felicidade... Roubaram um bom esposo, um ótimo pai e excelente avô, tiraram ele de nós para sempre... E tão ai gozando da liberdade, rindo da nossa cara, do povo iguaraciense e gastando o dinheiro suado de nosso pai! Até quando meu Deus ficaremos sem ver a justiça ser feita pelas mãos dos homens?




Cemitério de Iguaracy deve receber centenas de visitantes neste dia de finados

por volta das 7hs da manhã quando foram realizadas estas fotografias, o movimento no cemitério de Iguaracy já estava começando a ficar intenso. Alguns iguaracienses que residem em outras localidades também aproveitaram o feriado para virem a Iguaracy e prestarem suas homenagens a seus entes queridos que estão sepultados nos cemitérios de nossa cidade.
Túmulo de Sebastião Rodrigues de Freitas (Tião de Custódio)
Sales José, meu irmão, foi quem mandou construir com muito amor e carinho o túmulo de nosso amado pai que partiu recentemente vítima de um latrocínio que a polícia ainda não conseguiu desvendar.
Aqui jaz um Pai e um Verdadeiro Amigo! A dor de sua perca
tão trágica nos atormentará até o fim de nossa vida...
O que para algumas pessoas não tem a menor importância, para muitos é um momento sagrado e que todos tem esta necessidade de realizar esta visita e acender suas velas (prática da fé católica) e realizarem as suas orações pela alma de seus familiares e amigos que deixaram saudades.
Acender velas é uma tradição católica
Quem não comprou velas não se preocupe, procure dona Edileusa
em frente ao cemitério da cidade que ela estará por lá o dia inteiro


Na arte abaixo uma simples homenagem de nosso blog a todos que no dia de hoje pararam para se recordarem de alguém em especial que nos deixou:

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS:
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, com o inicio do catolicismo, encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja Católica Romana dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos, tornando-se hoje um feriado nacional aqui no Brasil, isso principalmente porque o Brasil é um país de origem católica.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.


90 DIAS DE SAUDADES, DE DOR E DE REVOLTA!

Infelizmente até o momento não temos nada de concreto em relação ao crime que chocou Iguaracy e que arrasou com umas das famílias que ajudou a construir a história desta terra. Meu pai “Tião de Custódio” era sem dúvida nenhuma um dos comerciantes mais carismáticos que existiu em nossa cidade. O seu jeito por vezes divertido de atender e as inúmeras brincadeiras que fazia com seus clientes e amigos marcaram a sua existência.
Durante sua jornada como comerciante, realizou uma série de atividades entre elas comercializando peles de animais, trabalho que herdou de seu pai o Sr. Custódio Paulo de Freitas, atualmente só se comercializa nesta região, peles de origem bovina, caprina e ovina, mais ainda lembro quando ele comprava peles de raposa e tejo, uma espécie de camaleão.
Ontem Dia de Finados, foi o Túmulo mais visitado
Pessoas ainda se perguntam porque logo ele...
Esposa, netos, filhos, genros, noras... Família está inconsolada!
Lembro dele também comercializando pedras de fel (tipo de cálculo biliar que cresce em bovinos e que são utilizadas pela medicina) a preço que muitas vezes equivalia ao próprio ouro, comercializou também baterias, ferro velho (ferro, lata, osso, alumínio, cobre, bronze), ingressou no ramo de produtos agrícolas onde colocou a 1ª loja deste ramo em Iguaracy, com vendas de adubos, venenos, sementes, produtos veterinários e ferramentas diversas para o homem do campo.
Foi o maior comprador de milho, algodão, jerimum, etc, aqui de nossa região, chegava a carregar de dois a três caminhões de milho e por vezes mais uma carreta que vinham de fora por semana. Nesta época tinha em sua garagem uma F-4000 e mais uma caminhonete D-10 que ajudava a recolher estes produtos que atualmente sumiram do mercado e que hoje estão sendo importados de fora para o consumo de nossa população. Outros comerciantes deste ramo que se destacaram foi o saudoso Sebastião Alexandre e o Sr. Chico Torres, mais voltados ao retalho (varejo) destes produtos.
Em certa época interessou-se pela compra de legumes tipo o tomate e o pimentão, carregava sua F.4000 e sumia no mundo mas seus amigos Manoel Santana e Inácio de Bandeira. Os produtos que eram comprados aqui nos plantios da região eram levados para as CEASAs de Caruaru, Recife e até mesmo de Natal-RN. No Sítio Malhada, terras de herança de seus pais, continuou até os seus dias finais criando animais e plantando suas hortaliças e fruteiras ao qual tinha como hobby, onde esquecia-se dos problemas da cidade.
Seu último trabalho a serviço de nossa população foi montar junto com minha mãe Rosa Maria Coelho de Freitas, uma papelaria com prestação de serviços de xérox, plastificação, encadernação e também uma atividade que com certeza foi o atrativo para o fim inesperado de uma vida toda de trabalho: Arrecadação de água, luz, e recebimento de contas e boletos bancários, junto com as atividades do Ponto Celpe.
Netos antes acostumados a brincar no colo quente do avô,
hoje só resta o mármore gelado do cemitério
Meu pai, quando participava das atividades da Igreja Católica, diversas vezes junto com minha mãe também foram padrinhos da Igreja Matriz de São Sebastião, onde obtiveram várias conquistas para a estruturação do que é a atual Igreja Matriz nos dias de hoje em Iguaracy e contribuiu também de outras formas para o engrandecimento de nosso torrão.
Então quer tenha sido chamado por Tião dos Couros, Tião das Baterias, Tião da Lata velha, Tião do Algodão, Tião do Ponto Celpe, etc, meu pai foi um homem de respeito, honrado, dedicado aos clientes, amigos e familiares. Trabalhador como era, com apenas 60 anos de vida foi morto trabalhando e defendendo o seu ganha pão, por isso, como cidadão honrado do Pajeú que ele foi, solicitamos o valoroso empenho das polícias neste caso, e que não se esqueçam de nós, pois informamos que da nossa parte, jamais esqueceremos e não descansaremos enquanto a justiça não tenha sido feita!



As imagens foram gravada o ano passado quando viajamos para a cidade de Natal-RN onde moram duas irmãs minhas: Sheila e Sidnete. O objetivo principal da viagem foi de comemoramos todos juntos no dia 26 de novembro (há exatamente um ano) o aniversário dos 60 anos de vida de nosso pai o Sr. Sebastião Rodrigues de Freitas (Tião de Custódio).
Este pequeno e simples vídeo estava guardado sem edição como muitos outros que eu ainda tenho, porém, ainda não tinha tido coragem de editá-lo, mas nesta madrugada de terça-feira, resolvi de baixo de lágrimas editá-lo colocando também uma trilha com as músicas dos Nonatos que meu pai tanto gostava de ouvir.
Na capital potigar, meu cunhado Arcélio Siqueira alugou uma casa de praia para acomodar toda a família neste momento que apesar de não sabermos, seria o último aniversário que nosso querido pai completaria em nosso meio.
Nas imagens vocês poderão vê-lo no ônibus durante a viagem, se divertindo com a família, fazendo fila para dar dinheiro aos netos como gostava sempre de fazer e verão também o último bolo e parabéns de sua vida.
Ao expor este material, tenho por finalidade fazer com que todos vocês possam compreender a dimensão da dor que sentimos num dia como o de hoje, e que não chega a ser de certa forma diferente dos demais dias, porém hoje, está sendo muito mais doloroso do que nunca.
Espero que vendo estas imagens, as autoridades se sensibilizem em continuar trabalhando no objetivo de prenderem os criminosos que arrancaram a vida de nosso amado pai, avô, marido, sogro e grande amigo.
Ironicamente, depois de ter trabalhado a vida inteira, dois vagabundos lhe tiraram a vida e o direito dele depois de uma vida inteira de muito esforço não poder nem usufruir de sua aposentadoria e de um merecido descanso ao lado de sua família e dos netinhos que tanto amava e ainda ajudava a criar, pois ainda havia três deles na sua casa e que estão visivelmente transtornados sentindo a sua falta e sem entender o motivo de sua ausência!
É de fato para nós revoltante! SÃO 116 DIAS SEM JUSTIÇA, só existe a dor, a saudade, a amargura e a comoção nos consumindo a alma e que nos tem tirado o prazer de viver e nos feito desacreditar na justiça e no trabalho da polícia...


SE APROXIMA DE UM ANO O ASSALTO SEGUIDO DE MORTE EM IGUARACY

Não é nada fácil saber que temos uma polícia que parece não estar nem ai para o que aconteceu com o meu pai o Sr. Sebastião Rodrigues de Freitas, mais conhecido como "Tião de Custódio".
 
Ele era um dos cidadãos mais conhecidos aqui na região e muito querido, um homem honrado e trabalhador, na realidade morreu trabalhando... Merecia pelo menos que houvesse punição aos criminosos que se sentem a vontade para andar pelas ruas da cidade como se não tivessem feito nada e certamente realizando mais assaltos e oferendo risco de vida a outros cidadãos de bem como meu pai sempre foi.
 O MAL QUE SE FAZ A UM, É UMA AMEAÇA
QUE SE FAZ A TODOS
Meu coração de cristão nunca desejou vingança e o meu Senhor me ensinou a perdoar mesmo sem saber quem foi o autor dos disparos, porém a dor de ver a impunidade reinar me dilacera por dentro e só não é maior do que um ano de saudades de meu velho que tanto amor, carinho e cuidado tinha por todos nós seus filhos, pela esposa, pelos seus onze netos, pelos demais familiares, amigos e todos os seus queridos clientes...
Me lembro quando chegava no prédio do conselho tutelar para trabalhar e que fica quase em frente do comércio onde ele foi morto, quase sempre descia do carro as pressas e com aqueles montes de papeis caindo das mãos e ao o avistar, dava apenas um aceno para ele e um sorriso, porém, ele ficava da porta me acompanhando com os olhos até eu entrar no prédio como se quisesse me dizer alguma coisa. Os filhos são quase sempre reservados no seu mundo, esposa, filhos e trabalho, diferentes dos pais que sempre esperam qualquer migalha de atenção. O corre-corre desta vida muitas vezes nos fazem perder o que existe de melhor a ser aproveitado, algo compreendido apenas após uma grande perca, tipo a que passamos...

Vingança e ódio jamais traria a sua vida de volta,  quando se perde vida, não se acha mais, pois é uma perca irreparável em nosso plano de existência, mais creio que pessoas boas, honestas e que praticam o bem e que tem um bom coração assim como ele tinha, sempre atencioso e disposto a ajudar, creio que pessoas assim serão aproveitadas e terão uma oportunidade de regeneração mediante ao criador, pois está escrito que Deus se agrada de homens de bem e que cada um dará conta de suas obras quando estiverem diante do Grande Trono Branco:

¶ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

Atos 10:34-35
¶ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

Atos 10:34-35
¶ E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

Atos 10:34-35
 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

Atos 10:34-35
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. (Ap 20:11-13) 
Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo. (Atos 10:34-35)
Pregação da palavra de Deus nunca faltou no seu dia a dia e quanto da minha parte tive muitas oportunidades e assim o fiz, e nas horas finais de sua vida, pois o acompanhei na ambulância quando enviado para o Recife, e enquanto ele ainda estava consciente, falei por diversas vezes: "Pai, creia no Senhor Jesus que Ele pode te salvar"...
Atos 16: 31: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvotu e a tua casa. (E eu creio, não me envergonho de dizer que sou "crente" pela graça de Deus e a sua infinita misericórdia)
Apesar de não ser católico, como falei, fica aqui o convite em nome de minha família para a Missa de 1 ano de falecimento em memória da alma de meu querido e amado pai o Sr. Sebastião Rodrigues de Freitas, que será realizado no próximo sábado as 19 horas na Igreja Matriz de São Sebastião. A família agradece a todos que comparecerem a este até de fé e de solidariedade humana.


MISSA DE 1 ANO DE FALECIMENTO DE TIÃO É REALIZADA COM MUITA TRISTEZA NA CIDADE DE IGUARACY

No último sábado 02 de agosto aconteceu na Igreja Matriz de São Sebastião a Celebração da Missa por um ano de falecimento do Sr. Sebastião Rodrigues de Freitas, mais conhecido popularmente por Tião de Custódio.
Como era de se esperar, um grande público compareceu para homenagear o comerciante que foi assassinado durante um assalto em seu estabelecimento comercial aos 03 de agosto de 2013.
A senhora Rosa Maria Coelho de Freitas, esposa do falecido, juntamente com seus filhos, netos e sobrinhos prestaram mais uma vez homenagens durante a missa que foi presidida pelo Padre Luizinho ao som da belíssima voz da cantora Margareth Barbosa.
O caso teve bastante repercussão na época e chocou o Pajeú, principalmente, porque a onda de assaltos que vinha ocorrendo na região era muito grande e fugia do controle da policia, vindo a culminar com o latrocínio que suprimiu a vida de um dos comerciantes mais queridos na cidade.
A missa serviu para reencontro dos familiares e muitos amigos do “Tião” que relembraram mais uma vez a dor da perda e a falta de justiça e interesses das autoridades em atenção ao caso.
Ao termino da missa, o filho mais velho de Tião, este blogueiro Sérgio Coelho de Freitas realizou em praça pública uma homenagem que foi apresentada em telão.
Ao todo, dois vídeos clipes foram apresentados, porém, o que mais emocionou o público foi o último ao som dos Nonatos, dupla que o seu pai tanto amava, onde a melodia retratou em detalhes a mudança em 360º vividos pela família com o ocorrido.
Acesse o link no faceboock (CLICK AQUI) Para ver todas as fotos da missa.



DIA DE FINADOS: Cemitério de Iguaracy amanhece neste domingo recebendo visitantes que prestigiam seus entes queridos e antepassados

Por volta das 6:00hs da manhã, quando foi realizada esta primeira fotografia, o movimento no cemitério de Iguaracy estava apenas começando.
A visita ao cemitério no dia de finados é uma tradição muito antiga, a forma da visita e as orações são realizadas conforme a fé de cada um, já o acender de velas é uma prática católica manifestada pelos fieis da igreja romana.
Aproveitei junto com a minha mãe a realizar uma visita ao túmulo de meu pai o Sr. Sebastião Rodrigues de Freitas (Tião de Custódio), vítima de um latrocínio que a polícia ainda não conseguiu desvendar e que tem causado um grande tormento em nossa família que espera uma justiça que talvez nunca aconteça.
Aqui jaz um Pai e um Verdadeiro Amigo! A dor de sua perca tão trágica nos atormentará até o fim de nossa vida...  Logo cedo minha mãe Rosa Maria já prestava suas homenagens e orações.
 
 Túmulo da saudosa Professora Andréia
O que para algumas pessoas não tem a menor importância, para muitos é um momento sagrado e que todos tem esta necessidade de realizar esta visita e acender suas velas (prática da fé católica) e realizarem as suas orações pela alma de seus familiares e amigos que deixaram saudades.
Quem não comprou velas não se preocupe, procure dona Edileusa em frente ao cemitério da cidade que ela estará por lá o dia inteiro

Na foto abaixo, o túmulo da amada Gabi, que chama a atenção pelo formato de castelo, uma bela homenagem a esta criança que deixou um profundo pesar a todos nós iguaracienses. 
HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS:
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, com o inicio do catolicismo, encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja Católica Romana dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos, tornando-se hoje um feriado nacional aqui no Brasil, isso principalmente porque o Brasil é um país de origem católica.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.


HOJE É O SEU DIA MEU PAI, Gostaria de poder comprar um presente para o senhor, mais até este prazer nos tiraram...

Parabéns meu querido Pai, pelo seu dia, pena que depois de "trabalhar" a vida inteira pela gente, o senhor não tenha tido o direito de poder colher nenhum fruto em sua velhice, isso graças a um grupo de "vagabundos" desta pequena cidade que o senhor ajudou a construir como cidadão "honesto" e "trabalhador" que foi em vida e que muito nos orgulha...
Pai! Queria ter comprar um presente neste dia, hoje o senhor completaria 62 anos...
Mas como ROUBARAM esse direito, o que posso é apenas dizer que continuo TE AMANDO MUITO...
TE AMO MEU QUERIDO PAI
Você acha que dói postar uma foto como está? Acertou, mas dói muito mais ainda ver os vagabundos que fizeram isso soltos por ai, pelas ruas, planejando novas ações terríveis, ladroices, tomar do pobre o suor de seu sustento honesto e se for preciso, tomar a sua própria vida, não pensando duas vezes em PUXAR o GATILHO, uma, duas, três vezes...
Justiça pra nós AQUI EM IGUARACY? Da a impressão que não apenas é cega, mas também aleijada, inoperante... Esta havendo até ameaças e nada foi feito ainda, mesmo a "justiça" sabendo de tudo, mas tenho certeza que se não fôssemos cristãos e procurasse-mos fazer justiça com as próprias mãos, já estaríamos todos no xadrez!!!

DEUS SEJA LOUVADO! A justiça começou...

A justiça começou... Como verdadeiros cristãos, nunca pensamos em vingança, mas não foi um cachorro que mataram para que nada fosse feito, foi um cidadão de bem, comerciante honesto, trabalhador, pai de família, nosso super-herói, avô muito amado e muito apaixonado pelos netos, querido e respeitado por todos. 
Agradecemos primeiramente a Deus e a todos os policiais civis e militares que vem se empenhando para a resolução deste caso e ao Delegado Dr. Jorge Damasceno, que a todo momento se manteve calado mas que nunca nos deixou ou nos abandonou.
Não sabíamos o que vinha acontecendo, a polícia agiu a todo momento em absoluto sigilo, colhendo provas e rastreando informações, sabemos agora pela manhã que os supostos envolvidos são pessoas de nossa própria cidade, jovens que poderiam estar contribuindo para o bem de nosso município, para o bem de sua terra natal e não roubando e matando seus próprios conterrâneos e conhecidos do dia a dia, são uma vergonha para a nossa cidade! Apesar disso tudo, desta infeliz surpresa, para nós amanheceu um dia de sábado diferente, um clima diferente, um sentimento de alívio, os primeiros passos estão sendo dados, Deus abençoe a todos...

Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. (Mateus 10:26)

Deus não folga com a injustiça, mas folga com a verdade (1º Coríntios 13:6)


OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE SUPOSTOS CRIMINOSOS QUE EFETUARAM ASSALTO SEGUIDO DE MORTE EM IGUARACY

Muitas pessoas estão entrando em contato para saber a respeito da operação ocorrida nesta madrugada e que culminou com a prisão de supostos assassinos de meu pai. Os policiais não estão querendo divulgar muitas informações agora para não atrapalhar as investigações, porém, através de informações preliminares e ao alcance do público, informaram que dois jovens da cidade foram presos, um conhecido popularmente por Paulinho e outro por Rodrigo.

O Delegado Dr. Jorge Damasceno apresentou conteúdo com índice incriminatório a Juíza que vendo dados suficientes, assinou o mandado de busca e apreensão dos acusados, onde numa operação rápida, a polícia civil juntamente com policiais da 2ª sessão, colocaram as mãos nos dois supostos acusados.
Foi informado que com o Rodrigo, foi encontrado uma espingarda “12”, arma de grosso calibre, já o Paulinho não foi encontrado nenhuma arma em seu poder. A polícia espera agora que mais informações venham à tona e que mais pessoas indignadas procurem a Delegacia para ajudar na conclusão das investigações, pois se os cidadãos não se unirem para combater a criminalidade, a coisa pode fugir do controle e mais vítimas virão, pois o mal que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos.

Nós da família do Sr. Sebastião Rodrigues de Freitas, sentimos um profundo pesar em relação aos familiares dos jovens envolvidos, pois são pessoas de bem, honestas e também trabalhadoras como nós e como também era meu pai e não mereceriam, após todos os esforços que tiveram para criarem tais filhos, terem uma decepção como esta dentro da própria cidade!

IGUARACY: Abaixo-assinado para liberação de acusado em participação de latrocínio está circulando pelas ruas da cidade.

Na madrugada do dia 13 de dezembro de 2014, dois acusados foram presos por participação no latrocínio do Senhor Sebastião Rodrigues de Freitas, mais conhecido como Tião de Custódio, que também é pai deste blogueiro. Desde então da prisão temporária, vem se desenrolando na justiça todo um processo de ouvida de testemunhas e coleta de provas em relação ao crime que ocorreu no dia 03 de agosto de 2013. No decorrer do curso da investigação criminal, a justiça decretou a prisão preventiva por entender que as informações e provas são suficientes para isso.
Segundo informações que nos foram repassadas, os acusados serão julgados pelo juiz. Ao contrário do que podemos imaginar, nem todos os crimes cometidos são julgados pelo Tribunal do Júri. Em verdade, a grande parte dos crimes são julgados pelo juiz singularmente, ou seja, sozinho, e no caso do latrocínio, por se tratar de um crime infelizmente rotineiro e com certa complexidade jurídica, ou seja, resulta da fusão de dois crimes: roubo + homicídio,então será julgado pelo juiz.
O latrocínio é um crime complexo: A morte no caminho e o lucro na meta, como já reconheciam os romanos ao estabelecerem ser "o lucro o fim e a morte, o meio”.
O sepultamento de Tião parou a cidade, jovens manifestaram com faixas e cartazes
a dor da perca de um cidadão que era querido por todos.
Em relação ao abaixo assinado, uma autoridade no assunto disse que não há muito o que se preocupar, muitos crimes ocorrem de onde menos se espera, e nem por isso o caso deixa de ser julgado e os autores penalizados, em relação a isso, o juiz que julgará o caso terá todo discernimento e compreensão em relação a esta questão.
 Os netos inconsolados ao lado da cova e a frase de uma jovem dizendo:
Jesus lhe acompanhe seu Tião, imagens que nunca serão esquecidas
A família de seu Tião entende perfeitamente a ação dos pais do acusado, estão simplesmente fazendo a parte deles, mas o que mais nos entristece (como filhos, netos, esposa, genros, noras, irmãos...), é que está chegando ao nosso conhecimento, que muitas pessoas que se dizem amigas da família e amigas da vítima estão assinando este abaixo-assinado e alguns, estão inclusive acompanhando e auxiliando nesta ação. O nosso sertão não é mais o mesmo, o nível de criminalidade aumentou bastante, e, se alguns continuarem agindo assim, defendendo acusados de roubo seguido de morte, onde então vamos parar? 
Uma mensagem que ficou gravada em minha mente e que foi escrita em uma faixa pelos alunos da Escola Rosete Bezerra foi: "A INJUSTIÇA QUE SE FAZ A UM, É UMA AMEAÇA QUE SE FAZ A TODOS".Infelizmente, as injustiças continuam acontecendo através das mãos de muita gente que assinou este abaixo-assinado!!!

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS