O fim de semana chegou. Saiba o que pode e o que não pode em Pernambuco neste sábado (14) e domingo (15)


O fim de semana chegou. Saiba o que pode e o que não pode em Pernambuco neste sábado (14) e domingo (15)

No primeiro final de semana com a nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19 vigorando em Pernambuco, bares, restaurantes, lanchonetes e outras atividades econômicas estão liberadas para funcionar até a meia-noite.
Além disto, a distância obrigatória entre as pessoas foi reduzida para 1 metro em alguns estabelecimentos. Valendo desde a última segunda-feira (09), o decreto que oficializou as novas normas foi publicado no sábado (07) no Diário Oficial do Estado.
Segundo o documento assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus, o distanciamento deve ser mantido em locais como escolas, salões de beleza, igrejas, academias, escritórios e parques temáticos. Desta forma, alguns setores poderão ainda ampliar a capacidade de público.
“Outra medida que foi discutida com o meio artístico foi o aumento no número de integrantes dos grupos musicais para até 5 pessoas. Mas estamos orientando os artistas e os bares restaurantes e casa de evento para evitar a dança, em que as pessoas ficam de pé. A pandemia ainda não acabou e precisamos continuar atentos aos protocolos de sanitários”, disse a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, durante a coletiva que anunciou as medidas, na semana passada.
A gestora afirmou ainda que a queda no número de casos e internações por covid-19 e o avanço da campanha de imunização contra a doença possibilitaram a ampliação do Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco. “A vacinação vem avançando e os números da covid-19 melhorando, graças a essa combinação o governo do Estado pode avançar com o plano de flexibilização das atividades sociais e econômicas. Diante disso, todas as atividades sociais e econômicas poderão funcionar até a meia-noite, em qualquer dia da semana, assim como já acontece com bares e restaurantes”, explicou.Veja as regras em vigor:
Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes)
Vão poder avançar para 70% da capacidade do local. Vão funcionar, das 5h à meia-noite, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Além disso, mesas com até dez pessoas. Os espaços permanecem com distanciamento de 1 metro e meio entre as mesas.
Academias e similares
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a permanência da capacidade de 50% nos aparelhos de cardio. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Feiras de negócios
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Shopping centers e galerias comerciais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.
Eventos corporativos
Vão poder ser realizados em todo o Estado até à meia-noite. Já a capacidade subirá para 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor. Ex: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Eventos sociais/Buffet
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 50% do local, mas mantendo 100 pessoas, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Ex: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.
Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Cinema, teatro e circo
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Museus e demais equipamentos culturais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
Clubes sociais
Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Também continua proibido o funcionamento das saunas.
Atividades esportivas coletivas e individuais
Vão poder funcionar em todo o Estado, até à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Também vai poder ser permitida a presença de torcida até 100 pessoas em competições esportivas ou 50% da capacidade, o que for menor, com exceção do futebol profissional nos estádios. Além disso, poderá ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Continua vedada a realização de shows, inclusive em quadras, campos e academias.
Igrejas e templos religiosos
Avançam para 70% da capacidade, mantendo 300 pessoas, o que for menor. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.
Escritórios comerciais
Avançam para 70% de ocupação. A atividade teve distanciamento diminuído para 1 metro.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS