Cientistas criam dispositivo para restaurar olfato perdido com Covid


Cientistas criam dispositivo para restaurar olfato perdido com Covid

 
Uma das principais sequelas da Covid-19, principalmente em pacientes da primeira onda da doença, foi a perda de olfato. O sintoma era muito comum, e há indivíduos que não recuperaram até hoje a capacidade de sentir cheiros.
Para resolver o problema, pesquisadores da Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, estão criando um dispositivo que funciona como um aparelho de surdez, mas para o olfato.
Em formato de óculos, o protótipo detecta os odores do ambiente, e envia um sinal que é transformado em impulso elétrico para estimular o bulbo olfatório: cada cheiro terá um tipo de padrão para que o cérebro entenda as diferenças e o senso de odor seja detectado.
A perda de odor pode acontecer por outros fatores além da Covid — danos neurológicos decorrentes de uma lesão no cérebro ou uma cirurgia invasiva também causam o problema.
Costanzo conta que ainda não se sabe exatamente qual parte do cérebro sente o cheiro de uma banana ou uma maçã (e pode nem ser um lugar só). Os pesquisadores pegaram carona em um estudo sobre epilepsia, e estimularam os voluntários com vários cheiros enquanto estavam sendo observados para entender onde colocar os eletrodos.
O cientista está animado: depois de anos falando aos seus pacientes que não há cura para a perda de olfato causada por acidentes, esta pode ser uma nova esperança. “Acho que quanto mais pessoas trabalharem nisso, melhor vai ser a nossa solução para o paciente”, explica.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS