DECISÃO: CONSELHO MUNICIPAL DE GESTÃO DO ROSÁRIO, QUER SERROTE REDONDO FORA DO AÇUDE ATÉ O DIA 10 DE ABRIL


DECISÃO: CONSELHO MUNICIPAL DE GESTÃO DO ROSÁRIO, QUER SERROTE REDONDO FORA DO AÇUDE ATÉ O DIA 10 DE ABRIL

Após muitos dias de espera, o CONSU do açude Rosário de Iguaracy, realizou na última quinta (20) mais uma reunião com representantes de órgãos estaduais e federais, responsáveis pela administração dos recursos hídricos do estado. Na ocasião, registramos a presença de representantes de órgãos importantes como: APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), DENOCS, COMPESA E ANA (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS), assim como o Prefeito de Iguaracy Francisco Dessoles, Antônio Valadares (ex-prefeito de Afogados da Ingazeira) representando a SEINFRA, representantes de sindicatos e os vereadores Amaury Torres, Manoel Olímpio, Odete Soares, Fábio Torres e Francisco de Sales. Na oportunidade, o conselho municipal e os demais, discutiram junto a ANA o resultado da denúncia encaminhada a agência em 26 de fevereiro, que pede uma solução imediata para a irregularidade e o descontrole que existe na captação de água da barragem do Rosário por parte de empresas e usuários não autorizados, como o abatedouro Serrote Redondo.
O Prefeito Francisco Dessoles, também participou e fez colocações em defesa da população do município. Ressaltou que os trabalhos até então realizados, não são totalmente seguros e que deve existir um “plano B” para um possível situação de colapso do açude. Preocupado, o prefeito pediu agilidade nas decisões, levando em consideração que a estiagem poderá provocar o colapso da barragem em muito pouco tempo. Questionou a adutora do Pajéu que em atual situação, não pode socorrer as cidades ligadas ao Rosário, a vasão de água desta adutora, é segundo técnicos, insuficiente para uma demanda maior que a de hoje.

Em resposta ao prefeito, o Sr. Antônio Ferraz, engenheiro do CRP Pajeú, explicou que em caso de emergência, existe a possibilidade de desenvolver uma projeto de elevação, partindo da ETA de Afogados da Ingazeira, para trazer a água até Iguaracy através de um novo ramal. Um projeto que amenizaria o problema, porém não resolveria totalmente a escassez, tendo que fracionar a distribuição entre as cidades da região.
Em entrevista, Inácio Moura, Coord. do CONSU Rosário, informou que a decisão tomada pelos membros do conselho é favorável a suspenção da retirada de água por parte do abatedouro Serrote Redondo. O prazo estabelecido para a suspensão vai até o próximo dia 10 de abril, para que a empresa retire seus caminhões da “linha” e pare de captar água no manancial. Vale lembrar que essa decisão pode ser revista pela ANA, assim como a empresa em questão poderá recorrer da decisão.
Por Bruno Júnior (CLIQUE EM LEIA MAIS E VEJA TODAS AS IMAGENS)
















BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS