BLOG TV WEB SERTÃO - PUBLICIDADE E PROPAGANDA / NOTÍCIAS DE IGUARACY E REGIÃO


São João do Gonzagão reúne grande público em mais uma noite de sucesso e valorização da cultura nordestina

O tradicional São João do Gonzagão voltou a reunir um grande público na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal. A programação, organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reafirma o compromisso da gestão do prefeito Dr. Pedro Alves com a valorização da cultura nordestina e a oferta de atrações de qualidade para a população.
Dr. Pedro e autoridades públicas municipais prestigiando as apresentações
Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais que enriqueceram a programação da noite. Subiram ao palco a Quadrilha Junina Alvorecer Dourado e a Cia de Dança Filhos do Sol, que fez a estreia do espetáculo "Um Sonho de São João", encantando os presentes com uma apresentação marcada pela criatividade e valorização das tradições juninas. As apresentações foram registradas em vídeo e serão disponibilizadas ao público através da Tv Web Sertão em breve.

Na sequência, a festa foi animada pelos shows de Genailson & Banda, um dos principais nomes do forró de toda a nossa região. 

O encerramento da festa ficou por conta do cantor Mateus Max, que encerrou a noite com uma apresentação contagiante. O artista, que vem conquistando cada vez mais espaço no cenário musical, levou o público a cantar e dançar seus maiores sucessos, confirmando o grande momento de sua carreira.

O prefeito Dr. Pedro Alves prestigiou o evento ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares, de integrantes da equipe de governo e amigos. Durante a noite, o gestor com seu carisma irradiante percorreu o espaço da festa, visitou barracas, cumprimentou comerciantes e conversou com moradores e visitantes, demonstrando o carinho e a proximidade que mantém com a população.

Mesmo sendo a noite que antecede o Dia de São João, quando muitas famílias tradicionalmente celebram em suas residências ou na zona rural ao redor das fogueiras, a Praça Antônio Rabelo recebeu um excelente público, evidenciando o sucesso da programação e a forte participação popular nas festividades.

A programação do São João do Gonzagão continua nesta quarta-feira (24) com a expectativa de mais uma noite de grande público e muita animação. O secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino, celebrou o sucesso da festa realizada na terça-feira (23) e aproveitou para convidar toda a população de Iguaracy e da região a prestigiar mais uma noite de celebração das tradições juninas. 

O evento contará com os shows do Vaqueiro Ktatal e da dupla Heraldo Junior & Emanoel, conhecida como "As Lendas das Vaquejadas", artistas que vivem um grande momento na carreira, acumulam uma legião de fãs e prometem levar muita emoção e forró ao palco do São João do Gonzagão.
Veja outras imagens abaixo:

Dr. Bruno Vilaça comemora sucesso da 14ª Caminhada do Forró e destaca investimento da Oftalmo PE no evento

O médico oftalmologista Dr. Bruno Vilaça, marcou presença na 14ª edição da Caminhada do Forró, realizada no último dia 21 de junho, em Arcoverde. Pelo terceiro ano consecutivo, Dr. Bruno e a Oftalmo PE, figuram entre os patrocinadores do evento, reforçando o compromisso com a valorização da cultura nordestina e o fortalecimento de uma das maiores manifestações populares do país.

Durante a festa, Dr. Bruno que estava na companhia de João Carlos Vilaça, demais familiares e amigos, destacou a satisfação de participar novamente da Caminhada do Forró, considerada por ele o momento mais especial da programação junina de Arcoverde. Segundo o médico, a Oftalmo PE faz questão de investir em iniciativas que preservam as tradições culturais e promovem integração entre a população.

"É uma grande satisfação estar aqui pelo terceiro ano consecutivo na Caminhada do Forró. A Oftalmo PE apoia essa questão cultural e é uma alegria estar ao lado de Kleber e de toda a equipe do COCAR. Sempre digo que, entre todos os eventos do São João, a Caminhada do Forró é o meu xodó. Estamos presentes nos camarotes e no palco principal, mas é aqui que faço questão de marcar presença como apoiador e patrocinador", afirmou.

Dr. Bruno também ressaltou o envolvimento dos colaboradores da empresa na celebração. Segundo ele, a Oftalmo PE mobilizou funcionários de diversas cidades para prestigiar o evento. "Hoje contamos com mais de 200 colaboradores e fazemos questão de trazer todos aqueles que desejam participar, inclusive profissionais de Garanhuns, Lajedo, Caruaru e outras cidades. Contratamos transporte para que todos possam viver esse grande momento cultural de Arcoverde", destacou.

Considerada o maior cortejo junino do Brasil, a 14ª Caminhada do Forró reuniu cerca de 45 mil pessoas e consolidou mais uma edição histórica. Promovido pelo Coletivo Cultural de Arcoverde (COCAR), o evento contou com aproximadamente dez horas de programação, mais de 20 atrações culturais, quatro trios elétricos, apresentações de artistas, grupos de cultura popular, violeiros, bandas de forró, quadrilhas juninas, bois, grupos de coco, pandeirada e, pela primeira vez, a participação do tradicional Boi da Macuca.

Além da valorização da cultura popular, a festa também impulsionou a economia local. Cerca de 400 profissionais atuaram diretamente na organização, enquanto centenas de oportunidades indiretas foram geradas nos setores de hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços.

Em visita a Iguaracy, Luciano Duque enaltece Raquel Lyra e ressalta que Creches e Delegacias em PE são iniciativas do próprio Governo do Estado

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, recebeu na última segunda-feira (22) o deputado estadual Luciano Duque para uma agenda institucional que também contemplou visitas às obras da nova Creche e da nova Delegacia de Polícia, investimentos executados pelo Governo de Pernambuco no município.

Durante a visita, Luciano Duque fez questão de destacar que as duas obras são frutos de uma iniciativa da própria governadora Raquel Lyra, concebida pelo Governo do Estado atendendo às necessidades de cada cidade. Segundo o parlamentar, os investimentos não foram condicionados a solicitações ou se os prefeitos votaram contra ou a favor de sua gestão, mas integram uma política estadual voltada à ampliação da infraestrutura e dos serviços públicos nos municípios pernambucanos.

O deputado afirmou ainda que uma das grandes virtudes da gestão de Raquel Lyra é governar olhando para as necessidades da população, e não pelo viés político. "A política passa, mas as obras permanecem vivas transformando a vida das pessoas", ressaltou.

Ao falar sobre a construção das creches, Luciano Duque classificou a iniciativa como inédita no Brasil. De acordo com ele, tradicionalmente essa responsabilidade cabe ao Governo Federal, mas, em Pernambuco, o Governo do Estado assumiu a construção de 250 novas unidades. Para o parlamentar, a decisão representa um marco para a educação pernambucana e evidencia o compromisso da governadora Raquel Lyra com a primeira infância, razão pela qual ela merece exclusivo reconhecimento pela iniciativa.

Falas de João Campos sobre “investigações da PF” em Pernambuco alertam sobre pressão do PSB em Brasília para reverter eleição estadual, diz blog

As repetidas declarações do ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) sobre possíveis investigações da Polícia Federal em Pernambuco contra adversários, sobretudo a respeito do que o próprio declara ser uma “rede de gabinete de ódio” contra ele, acenderam um alerta na política pernambucana sobre a fonte de possíveis informações privilegiadas e existência de pressão política em Brasília, via figurões do PSB, para que se criem crie fatos novos na eleição estadual de Pernambuco a partir da credibilidade de uma das instituições mais sérias do País. Do Blog Manoel Medeiros.

Nas últimas horas, o vazamento de um ofício protocolar em resposta a seis deputados estaduais do PSB, datado de 13 de maio, assinado pela direção da Polícia Federal em Brasília, levanta mais questões sobre a pressão para que se criem artificialmente fatos novos que seriam interessantes ao partido. O Vero Notícias, site que recebe publicidade oficial da Prefeitura do Recife, imputa à PF o envio ao STJ de pedido de investigação solicitada pela oposição contra a vice-governadora, Priscila Krause (PSD).

O que se sabe é que, como ocorre com frequência, os parlamentares de oposição apresentaram denúncia à PF e perguntaram via pedido de informações como estava o seu andamento. Por sua vez, a Polícia respondeu explicando que eventual investigação contra autoridade detentora de foro por prerrogativa de função depende de autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

É a quarta vez desde 2023 que os mesmos parlamentares tentam imputar à vice-governadora conduta irregular pela contratação de um hospital que presta serviços ao governo de Pernambuco ininterruptamente há 55 anos para prestação de atendimentos de saúde de alta complexidade oferecidos exclusivamente pela unidade na região do Agreste Meridional, como hemodiálise.

Esses mesmos deputados solicitaram e tiveram negada pelo TCE medida cautelar para suspender a prestação dos serviços da unidade hospitalar em 2024. No caso, a avaliação dos técnicos é que não houve irregularidade ou nepotismo nas contratações que ocorrem há vários governos. A relação entre a gestão estadual e a unidade hospitalar, inclusive, alcançou o maior faturamento justamente na gestão anterior, comandada pelo PSB. Uma auditoria especial do mesmo TCE já foi concluída e não apontou imputação de débitos.

O próprio João Campos tem reforçado a narrativa de “investigações da PF em curso” afirmando que existiria pelo menos um inquérito em andamento determinado pelo Supremo Tribunal Federal sobre o assunto “milícias digitais”, fato sobre o qual não se tem conhecimento público por meio de declarações ou documentos oficiais.

Se sabe que o ministro Gilmar Mendes pediu à PF, em decisão monocrática de 30 de janeiro deste ano, que investigue a regularidade de atuação da Polícia Civil de Pernambuco em procedimento investigativo contra um secretário e amigo de João Campos que poderia estar praticando corrupção na Prefeitura do Recife. Sobre redes digitais, no entanto, não se tem confirmação de absolutamente nenhuma instauração de inquérito. Apenas as falas de João Campos.

Dr. Pedro Alves recebe o deputado Luciano Duque em agenda com foco em obras e novas demandas para o município

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, recebeu na última segunda-feira (22) o deputado estadual Luciano Duque para uma extensa agenda institucional voltada ao acompanhamento de obras e ao fortalecimento de parcerias em benefício do município.

A programação teve início no gabinete do prefeito, onde foi realizada uma reunião com secretários municipais e integrantes da equipe de governo. Durante o encontro, foram apresentadas as principais demandas de Iguaracy e discutidas ações que poderão ser viabilizadas junto ao Governo de Pernambuco, com o apoio da governadora Raquel Lyra. O ex-prefeito Francisco Dessoles também participou da reunião, contribuindo com sua experiência administrativa e conhecimento sobre as necessidades do município.

O encontro também contemplou visita as obras da nova Creche e da nova Delegacia de Polícia, ambas realizadas pelo governo do Estado através da governadora Raquel Lyra. A agenda foi encerrada com uma visita às obras de melhoria da estrada que liga Iguaracy ao distrito de Jabitacá, onde estão sendo executados serviços de piçarramento, com nivelamento e terraplenagem da PE-282. A intervenção deverá proporcionar mais segurança, melhores condições de tráfego e impulsionar o desenvolvimento da região.

Ao final da agenda, o prefeito Dr. Pedro Alves agradeceu a parceria do deputado Luciano Duque e o apoio às demandas do município. Também reconheceu a atenção da governadora Raquel Lyra, além da contribuição do ex-presidente do IPA, Miguel Duque, do atual presidente da instituição, Epaminondas Marins, e dos vereadores Amaury da Ração, Chico Torres e Lequinho, que acompanharam as visitas ao lado de secretários e outros membros da equipe de Governo. O gestor destacou que o trabalho conjunto entre as lideranças continuará sendo fundamental para garantir novos investimentos e melhorias para a população de Iguaracy.












“Quando chegarem à conclusão que todo político é ladrão entrem na política “, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a jovens de escola pública que entrem na política quando chegarem à conclusão de que “todo político é ladrão”. As declarações aconteceram durante a cerimônia de entrega de medalhas da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro.

“Quando vocês virem na televisão e chegarem à conclusão de que todo político é ladrão, ainda assim não desanimem, entrem vocês na política”, afirmou o petista na última segunda-feira (22).

Lula afirmou aos estudantes que a honestidade que eles desejam na política brasileira estão dentro deles mesmos. O presidente incentivou os alunos a ser o que eles quiserem.

“O político honesto que vocês querem está dentro de vocês. Não está dentro de mim. Não está dentro dele. O político que vocês sonham possivelmente são vocês. Então, levantem a cabeça e sejam quem vocês quiserem”, declarou o presidente. (BNews)

São João do Gonzagão comanda noite de forró com talentos da terra e ex-vocalista do Brasas do Forró, Pio Cantor

A programação do São João do Gonzagão 2026, promovido pelo Governo Municipal de Iguaracy por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, teve mais uma noite de sucesso na Praça Antônio Rabelo. O evento, reuniu apresentações musicais e culturais que valorizaram as tradições nordestinas e a diversidade artística.

Mantendo a proposta de unir atrações de destaque regional com a valorização dos artistas da terra, a gestão municipal abriu espaço para a dupla Paulo Bom D'Farra e Galego Stylizado. Com um repertório diversificado, sintonia no palco e muito carisma, os músicos animaram o público, que acompanhou a apresentação dançando e cantando os grandes sucessos do forró.

Na sequência, o cantor Pio Cantor subiu ao palco levando toda a força do forró de vaquejada. Natural de Carnaíba, o artista é reconhecido por sua trajetória em bandas como Arreio de Ouro, Medalha de Ouro e Brasas do Forró, onde participou da retomada do tradicional trio masculino entre 2023 e meados de 2024. Em Iguaracy, apresentou um show vibrante, marcado pela potência vocal, presença de palco e um repertório que conquistou o público.

Antes das atrações musicais, a programação contou com apresentações culturais da Escola Nações Unidas, da EREF Dr. Diomedes Gomes Lopes, da Escola Prof.ª Rosete Bezerra de Sousa e do Grupo Florarte, da cidade de Flores, reforçando o compromisso do evento com a valorização da cultura popular e dos talentos da região.

O prefeito Dr. Pedro Alves acompanhou toda a programação ao lado de familiares, amigos, secretários e servidores municipais. Na fotografia que ilustra a matéria, o gestor aparece ao lado do secretário adjunto de Administração, Dr. Luís Henrique, do secretário de Obras, Fábio Torres, e do servidor municipal Juarez Leite.

A atual gestão, em conjunto com a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, sob a coordenação do secretário Rodrigo Faustino, tem fortalecido o São João do Gonzagão como um espaço de promoção da diversidade cultural, preservando as tradições juninas e incentivando artistas locais e regionais a integrarem a programação do evento.








PGR entende que cabe a Mendonça, e não Moraes, decidir sobre pedido de investigação de Vorcaro

Do G1 – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou, em parecer, que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, deve ser o relator de um pedido para investigar valores para o filme “Dark Horse” solicitados pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Master.

O pedido foi apresentado pelo deputado Lindebrgh Farias (PT-RJ) no inquérito relatado pelo ministro Alexandre de Moraes que levou à condenação de Eduardo Bolsonaro por coação à Justiça. Lindbergh apresentou o pedido nesse caso por entender que houve uma atuação internacional de Eduardo pelo financiamento do filme.

Antes de decidir sobre a abertura, ou não, da investigação, Moraes pediu uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Para Paulo Gonet, há uma conexão entre os fatos apontados por Lindbergh e as apurações do caso Master, que já estão sob a relatoria de Mendonça.

“O episódio a que se refere a representação, entretanto, já é objeto de procedimento próprio na Suprema Corte, que tramita sob a supervisão do eminente ministro André Mendonça”, afirmou o PGR.

Após o parecer da Procuradoria, Alexandre de Moraes enviou a questão para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin.

A decisão final sobre com quem ficará o pedido caberá a Fachim, que pode mantê-lo com Moraes, transferir o caso a Mendonça ou realizar um sorteio entre os ministros da Corte.

A equipe de Flávio Bolsonaro (RJ), que é pré-candidato à Presidência pelo PL, comentou o parecer da PGR em nota enviada à imprensa.

“O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, apresentou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo que o ministro Alexandre de Moraes seja declarado incompetente para conduzir o julgamento relacionado ao caso Dark Horse. No parecer, Gonet sustenta que o processo deve ser redistribuído ao ministro André Mendonça, apontado como prevento para analisar a matéria”, diz o comunicado.

Campanha de Lula vê necessidade de saída de Wagner após escândalo alcançar o presidente

Por Vera Rosa, do Estadão – A coordenação da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição avalia que o escândalo envolvendo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), no caso Master já contamina o presidente. Em reunião a portas fechadas nesta segunda-feira, 22, dirigentes decidiram recomendar a saída de Wagner o mais rápido possível da liderança para se defender fora do cargo. Não é só: o PT vai adotar o discurso de que apoia as investigações relativas às falcatruas do Master contra quem for, seja oposição ou aliado.

Pesquisas analisadas pela cúpula do partido indicam que a disputa à Presidência está mais apertada do que mostram os atuais levantamentos de intenção de voto. Embora o senador Flávio Bolsonaro (PL), principal desafiante de Lula, tenha perdido apoio após a revelação de suas ligações com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, trackings do governo indicam que essa queda estancou.

Em contrapartida, as descobertas da Polícia Federal sobre Wagner ressuscitaram no eleitorado a pecha de corrupção que marcou o PT nos escândalos do mensalão e do petrolão, nos governos Lula e Dilma Rousseff.

Até a reunião do comando da campanha do presidente, Wagner não pretendia deixar a liderança do governo, sob o argumento de que isso seria uma confissão de culpa. O senador nega que tenha recebido propina do Master.

A situação política, porém, é considerada insustentável pelo PT e pelo governo. Lula terá uma conversa definitiva com o senador nesta quarta-feira, 24, em Brasília. Até amigos de Wagner defendem agora o nome da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para ocupar a cadeira de líder do governo no Senado. Argumentam que ela leva vantagem, pois não teria atuado para “derrubar” Wagner.

O timing da cerimônia que comemora a independência da Bahia, em 2 de Julho, também influi no anúncio da saída do senador. Lula vai comparecer à solenidade ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que concorre à reeleição, e também de Wagner e do ex-ministro da Casa Civil Rui Costa, os dois candidatos ao Senado.

Wagner queria ser anunciado ali como o homem de Lula no Senado. Mas a avaliação de interlocutores do presidente é a de que não será possível esperar essa data para o anúncio da saída do senador da liderança do governo porque o desgaste se amplia dia a dia. O receio é que apareçam ainda mais denúncias não apenas contra Wagner, mas também contra Rui Costa.

Como mostrou o Estadão, em uma de suas delações Vorcaro citou ligações do Master com expoentes do PT baiano.

A Bahia é um Estado estratégico para a campanha de Lula. Em 2022, por exemplo, o então candidato do PT obteve ali 72,12% dos votos válidos no segundo turno da eleição contra o então presidente Jair Bolsonaro.

São João do Gonzagão 2026 começa em grande estilo com noite de cultura, tradição e muito forró em Iguaracy

A abertura oficial do São João do Gonzagão 2026, realizada na noite deste domingo (21), transformou o centro de Iguaracy em um grande palco de celebração da cultura nordestina. Promovido pela Prefeitura de Iguaracy através da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento reuniu manifestações culturais, apresentações musicais e um grande público, dando início à programação junina que seguirá por mais três noites de festividades.

A programação começou às 20h com quatro apresentações culturais que levaram ao pátio da festa muito colorido, dança e animação, valorizando a riqueza das manifestações populares e resgatando a essência do autêntico São João.

Subiram ao palco a Quadrilha Encanto Junino, do município de Solidão; o Samba de Coco do Quilombo dos Felipes, representando Iguaracy; o Balé Popular de Triunfo; e a Quadrilha Junina Coração Sertanejo, da cidade de Custódia. Cada grupo encantou os presentes com performances que destacaram a diversidade e a força da cultura regional. 

O prefeito Dr. Pedro Alves acompanhou toda a programação ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares. Também estiveram presentes o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino, o vereador Chico Torres entre outras personalidades locais. A participação do gestor municipal durante as apresentações reforçou o incentivo da administração ao fortalecimento das manifestações culturais e à preservação das tradições juninas.

Após as apresentações culturais, a festa continuou com shows em praça pública. A banda Farra de Paredão abriu a programação musical contando com a participação especial do cantor jabitacaense Alison Almeida, que animou o público interpretando grandes sucessos do forró. Em seguida, Walison Vaqueiro assumiu o palco com um repertório vibrante, levando muita música e fazendo os forrozeiros dançarem durante toda a noite.

Fotografou ao lado do prefeito a secretária de Finanças, Helena Alves; da secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante; da secretária adjunta de Saúde, Maria Alves; da diretora da Unidade Mista, Valdira Rabêlo; dos chefes de gabinete Dr. Bruno George e Júlio Veras; além de Janduir Torres, Rosângela Torres e outras personalidades do município.

Mais do que uma programação festiva, a abertura do São João do Gonzagão reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular, promovendo momentos de integração, lazer e fortalecimento das tradições nordestinas. A programação continua nos próximos dias com novas atrações culturais e musicais, mantendo viva uma das festas mais aguardadas pela população de Iguaracy. (veja todas as imagens AQUI).
Confira mais imagens abaixo:

A hipocrisia de PT e PL ao defender a criação da CPMI do Master

Em um intervalo de poucas semanas, o escândalo do Banco Master, epicentro da maior pirâmide financeira da história do país, erigida sobre a base de relações políticas obscuras entre agentes públicos e privados, enredou o pré-candidato do PL à Presidência, senador Flávio Bolsonaro, e o líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). - VEJA.

O primeiro passou pelo constrangimento de ver divulgadas mensagens suas para o ex-banqueiro Daniel Vorcaro pedindo, em tom fraterno, dezenas de milhões de dólares, supostamente para a cinebiografia de seu pai Jair Bolsonaro. O segundo foi alvo, na última quinta-feira, de uma operação da Polícia Federal, sob a acusação de ter recebido propina para utilizar seu mandato em benefício do Master.

Ambos refutam integralmente qualquer suspeita de ilegalidade. E não é só isso que têm em comum. Antes de serem atingidos pelo escândalo, tanto um como o outro haviam garantido a aliados, em conversas reservadas, que, apesar de indícios anteriores de menor repercussão sobre suas relações com Vorcaro e companhia, não havia nada com que se preocupar. Pelo visto, havia.

E, em meio ao estrago político de ver líderes seus arrastados para o noticiário policial a poucos meses de uma eleição presidencial, tanto o PL como o PT dobraram a aposta no ataque como melhor defesa, reforçando os discursos pela instalação imediata de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para o próprio Congresso investigar o caso Master e suas ramificações políticas.

Outra característica compartilhada entre os dois extremos da polarização que domina a política brasileira desde 2018 é que cada lado celebrou efusivamente o momento em que o outro teve o nome associado à megafraude do Master.

Não esquecendo, é claro, que, talvez à exceção de deputados de baixo clero que fariam qualquer coisa para ter a visibilidade de uma CPMI, na esperança de reter um fio de esperança na reeleição, mesmo que isso prejudicasse seus respectivos candidatos à Presidência, nenhum líder de PL e PT em sã consciência vê com bons olhos a instalação de uma comissão de inquérito a esta altura, faltando menos de quatro meses para o primeiro turno do pleito.

Quem tampouco quer dar vida à investigação parlamentar é o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), detentor solo da prerrogativa de instalar CPIs mistas ou, como no caso em tela, deixá-las muito bem guardadas na gaveta. Também alvo de suspeitas, uma das propostas de delação do ex-banqueiro do Master Daniel Vorcaro citou um suposto pagamento de 30 milhões de dólares ao amapaense em uma conta no exterior , ele tem feito repetidos desabafos públicos, tanto sobre as informações que poderiam atingi-lo em cheio quanto sobre o clima político do país.

“Hoje, o que tem valido é a presunção da culpa, e não presunção da inocência”, criticou Alcolumbre, ao falar com jornalistas sobre a operação contra Jaques Wagner. O chefe do Poder Legislativo prestou solidariedade ao colega, com quem viveu às turras nos últimos meses, e pediu que se respeite o imperativo constitucional de que ninguém pode ser considerado culpado de um crime até que sofra condenação com trânsito em julgado. 
(VEJA / foto: Waldemir Barreto/Agência Senado - via)

Ipsos-Ipec: Pesquisa aponta que 56% dos brasileiros não confiam no presidente Lula

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Ipsos-Ipec mostra que 56% dos brasileiros afirmam não confiar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em contrapartida, 41% dos entrevistados disseram confiar no chefe do Executivo, enquanto os demais não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento também indica que a avaliação negativa do governo federal supera a positiva. Segundo os dados, 38% classificam a gestão como ruim ou péssima, enquanto 32% a consideram ótima ou boa. Outros 28% avaliam a administração como regular.

A desconfiança em relação ao presidente é mais acentuada entre os homens, grupo em que 58% afirmam não confiar em Lula. Entre os entrevistados com ensino médio completo, esse percentual sobe para 62%, chegando a 64% entre aqueles com ensino superior completo. Na faixa etária de 25 a 34 anos, o índice de desconfiança é de 63%.

Os maiores percentuais foram registrados entre pessoas com renda superior a cinco salários mínimos e entre evangélicos, segmentos nos quais 70% disseram não confiar no presidente. Já entre os brasileiros com renda de até um salário mínimo, a taxa de desconfiança é de 53%.

Regionalmente, o Nordeste é a única região onde a confiança no presidente supera a desconfiança. Na região, 60% afirmaram confiar em Lula, enquanto 37% disseram não confiar. No Sudeste, 62% declararam não confiar no presidente e 34% disseram confiar. O mesmo percentual de desconfiança, 62%, foi registrado no Sul e nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde os índices de confiança ficaram em 35% e 36%, respectivamente.

Em relação à avaliação da gestão, o levantamento mostra uma leve redução na percepção negativa em comparação com a pesquisa anterior. Em março, 40% dos entrevistados consideravam o governo ruim ou péssimo, percentual que agora caiu para 38%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho, com 2 mil entrevistados em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. (BNews / Foto: Ricardo Stuckert)

Gadelha vê desconforto de Lula com PSB e diz que o presidente “não estava feliz” ao apoiar João Campos

Do JC – O deputado federal Túlio Gadêlha (PSD), pré-candidato ao Senado e aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), afirmou neste fim de semana que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não estava feliz” ao gravar o vídeo em que declara apoio ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB).

A declaração foi dada em meio à repercussão do vídeo divulgado por Lula, que reforçou apoio ao ex-prefeito do Recife na disputa estadual de 2026 e ampliou a disputa política em torno dos palanques do presidente no Estado.

“Eu vi aquele vídeo de Lula, e eu não queria nem comentar, porque minha voz está rouca. Mas eu quero dizer uma coisa a vocês: eu sou amigo de Lula, eu conheço ele. E quem conhece Lula um pouquinho sabe que ele não estava feliz quando ele gravou aquele vídeo”, afirmou Túlio, em vídeo publicado nas redes sociais.

Segundo o deputado, o presidente teria gravado a mensagem por razões de composição política.

“Ele precisou gravar aquele vídeo por conta desses acordos de aliança político-partidária”, disse.

A declaração ocorre após a divulgação do vídeo em que Lula manifesta apoio a João Campos, movimento que foi incorporado pela pré-campanha do PSB e intensificou a disputa por espaço político em torno da imagem do presidente em Pernambuco.

Túlio Gadêlha, que integra o campo político de Raquel Lyra, é tido como um candidato com potencial para abarcar eleitores lulistas para perto da governadora, defendendo que Raquel apoio do presidente e de membros do governo federal. (Via Ricardo Antunes)

São João do Gonzagão 2026 é aberto com café da manhã na cidade de Iguaracy

A cidade de Iguaracy deu início, na manhã deste domingo (21), à programação do São João do Gonzagão 2026 com um animado café da manhã junino realizado na Praça Antônio Rabelo. O evento marcou oficialmente a abertura das festividades e reuniu autoridades, servidores municipais e a população em um momento de confraternização e valorização das tradições culturais do Nordeste.

A abertura foi conduzida pelo prefeito Dr. Pedro Alves, que esteve acompanhado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares, do vice-prefeito Marquinhos Melo e de integrantes da equipe de governo. Participaram os secretários Rodrigo Faustino (Cultura), Juliany Rabelo (Desenvolvimento e Assistência Social), Helena Alves (Finanças), Adiel Barboza (Administração), Joaudeni Cavalcante (Saúde), Fábio Torres (Obras), Chico de Sales (Distrital) e Carlinhos de Trindade, além de outros colaboradores da gestão.

O evento também contou com a presença dos vereadores Tenente de Viana, Chico Torres, Simão Rafael e Jorge Soldado, que prestigiaram a abertura da programação junina e reforçaram o apoio às ações culturais promovidas pelo município.

Durante a manhã, a população pôde saborear uma grande variedade de comidas típicas, entre elas canjica, milho cozido, tapioca, xerém com galinha, sopa, munguzá, bolos diversos, queijo e outras iguarias tradicionais que fazem parte do período junino.

A animação ficou por conta do Trio Macambira, atração promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, sob a coordenação do secretário Rodrigo Faustino. Com muito forró pé-de-serra, o grupo embalou o público e deu o tom festivo ao início das comemorações.

Outro destaque foi a participação das equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, comandada pela secretária Juliany Rabelo, que atuaram diretamente na organização do café da manhã, demonstrando total empenho na realização do evento.

A programação do São João do Gonzagão 2026 seguirá com quatro noites de festas na Praça Antônio Rabelo, reunindo atrações musicais e muito forró (confira a programação). A iniciativa reforça o compromisso da administração do prefeito Dr. Pedro Alves com a preservação da cultura popular, o incentivo às tradições nordestinas e a promoção de eventos que movimentam a cidade e fortalecem a identidade cultural do município.
Veja todas as fotos em tamanho original AQUI.
Confira imagens abaixo:






BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.