SAÚDE NA ESCOLA: Através do Programa de Saúde na Escola (PSE), a Secretaria de Saúde realizou uma verdadeira “maratona” de atividades na Escola Municipal Dr. Diomedes

Aulão de Educação Física
Dentro do PSE (Programa de Saúde na Escola), o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou palestras direcionadas aos estudantes da Escola Municipal Dr. Diomedes Gomes Lopes, em Iguaracy. As palestras foram realizadas na última quarta-feira (27), nos turnos da manhã e tarde, e tiveram como objetivo mostrar para os alunos, gestores e profissionais de educação a importância de uma alimentação saudável.
O nutricionista Dr. Jonhson Carvalho apresentou várias informações sobre o tema mostrando a importância de frutas na alimentação e os malefícios dos alimentos industrializados. Falando ainda sobre a necessidade de frutas para uma boa alimentação, foi destacado que elas oferecem grandes quantidades de vitaminas, sais minerais e fibras, além de diminuir o risco de doenças crônicas e aumentar as defesas do sistema imunológico.
Centenas de alunos tiveram a oportunidade de ter orientações atualizadas sobre a política da boa saúde e alimentação
Dr. Jonhson também ressaltou sobre os malefícios do consumo exagerado de alimentos industrializados, já que isso contribui para o ganho de peso, polui o sangue e pode afetar permanentemente a composição e a função do intestino.
O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e atenção ao bem-estar, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
Acompanhamento das crianças
Na oportunidade, além das palestras, a equipe do PSE, sob a coordenação de Mariana Siqueira, visitou o setor de educação infantil da escola. As profissionais avaliaram a situação dos cartões de vacina, pesaram e mediram a estatura dos alunos. Um dia especialmente dedicado à saúde de nossas crianças e adolescentes. (Bruno Júnior)