BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de novembro 6, 2015Mostrar tudo

IGUARACY na lista da lata d’água na cabeça? Água da Barragem do Rosário dura até quando? Chefe local da COMPESA tira as dúvidas da população:

 
Na manhã desta sexta-feira (06.11.15), a COMPESA esteve realizando testes para verificar se as bombas dos caminhões pipas teriam força suficiente para lançar água e abastecer as grandes caixas de distribuição, após algumas tentativas e conexões estouradas, a experiência enfim alcançou sucesso, bastando apenas um reforço maior na tubulação para resistir à pressão da água na subida.
Nosso blog esteve conversando com Ubirani Rodrigues Lins, que é chefe local da COMPESA, e este disse que tal medida é para ver a possibilidade de abastecer as caixas d’água do setor de distribuição com a utilização de caminhões pipas, revelou que possivelmente na próxima semana, será encerrado o abastecimento de água através da Barragem do Rosário, porém, disse que a grande preocupação da COMPESA no exato momento, é trabalhar para evitar a distribuição de água através de caixas d’águas como acontece em cidades a exemplo de Brejinho (foto 1 - abaixo), a ideia é mesclar a água coletada através do poço fornecido com o apoio da prefeitura (foto 3), com a água da adutora do São Francisco, já tratada e coletada através de carros pipas em uma caixa d’água localizada na cidade de Afogados da Ingazeira (foto 2). 
 Parcerias estão sendo feitas para evitar a lata d'água na cabeça
Segundo Ubirani, a água que vem do poço ajuda muito, porém não tem vasão suficiente para manter o abastecimento da cidade, para se ter uma ideia, a barragem do Rosário manda para a COMPESA cerca de 40 metros de água por hora, já o poço, manda em média 4,5 metros por hora, o poço leva 48 horas para encher os 200 mil litros dos reservatórios da COMPESA, já a água que vem da barragem, leva apenas 6 horas para enchê-los, e mesmo que a água do poço fosse suficiente, existiria ainda o problema da alta concentração de metais pesados como o nitrato, deixando a água imprópria para o consumo, tendo que ter outra água para misturar e diminuir esta concentração.
Em relação aos pipas, o abastecimento também é lento, são necessários 17 deles para encher os reservatórios de distribuição da COMPESA, a ideia, é que o poço fique alimentando constantemente as duas caixas e os pipas complementando. 
Temíveis caixas d'água de distribuição aguardando a instalação
Como a cidade é abastecida por gravidade, para que exista pressão suficiente para que a água suba até os pontos mais elevados, a caixa da COMPESA tem que ser constantemente reabastecida, porque quando abre para um bairro grande, em poucos minutos a caixa já está meia e perde pressão, por isso, em um abastecimento rotineiro, a empresa normalmente trabalha alimentando continuamente a caixa pelas bombas de tratamento, já com o abastecimento lento através do poço e de carros pipa, isso irá fazer com que diminua esta pressão, ocasionando que determinados pontos mais elevados da cidade, principalmente alguns locais do Bairro Santa Ana e Bairro Frei Damião não consigam receber a água através da tubulação, infelizmente, o abastecimento será feito através das caixas de água que serão instaladas nos pontos afetados.
Para finalizar, Ubirani falou que a meta é manter o abastecimento de água nas ruas como já vem ocorrendo, de 15 em 15 dias, realça a importância da população adquirir reservatórios extras ou maiores e fazer com que haja o mínimo desperdício de água possível, para servir de exemplo, disse que em sua casa a água da máquina de lavar está sendo reutilizada para a descarga que é uma grande consumidora. 
 
Este blogueiro utiliza em sua residência o banho dentro de uma grande bacia de plástico como na imagem ilustrativa acima, e isso tem ajudado totalmente com a água da descarga, mantendo o vaso sanitário sempre limpo. 
Veja dicas de como economizar água em matéria do G1 clicando no link abaixo:

NESTE SÁBADO: Festa com Forrozão BonDMais e Zeca Freitas e Forró dos Top'z em Iguaracy

No próximo dia 07/11 em Iguaracy-PE na quadra poliesportiva (Danilo Rodrigues Eduardo) na Saída para Sertânia, haverá uma grande Festa com Forrozão BonDMais e Zeca Freitas e Forró dos Top'z . Ingresso antecipado custará 10,00 e na hora 15,00 (adquira já o seu). A mesa custará 45,00, na compra de uma mesa você tem 4 (quatro) ingressos totalmente grátis ! Não percam essa grande Festa!
Org: 3° "A" EREM Professora Rosete.
Interessados tratar : (87)98851-2778 - Brunna Tayllanny  / (87)98846-9357 - Willame Lima
Contamos com sua presença

Gasolina subiu de preço só em Afogados da Ingazeira

Os motoristas e motociclistas de Afogados da Ingazeira foram surpreendidos ao procurarem os Postos de Gasolina da cidade ontem para abastecerem carros e motos.
De acordo com o Afogados Online, o preço do litro de gasolina que até a noite da 4ª feira custava R$ 3,66 começou a manhã da 5ª feira com um aumento de 11 centavos, valendo R$ 3,77.
O que chama a atenção que não se teve nenhuma notícia de aumento nas refinarias. Seria bom os proprietários dos postos justificarem o porquê do reajuste.
Detalhe: Mesmo pertencendo a donos diferentes, o aumento valeu para todos os postos, de forma simultânea. Motoristas que circulam pelas cidades de Pernambuco dizem que a gasolina na cidade é uma das mais caras do Estado.

Pesquisa genética indica onde estão os parentes do mítico Tutancâmon

Segundo uma equipe de cientistas suíços especialistas em mapeamento genético, boa parte dos homens da Europa têm parentesco com o mítico faraó egípcio Tutancâmon.
O time de pesquisadores do iGENEA, um centro de genética localizado em Zurique, alega ter reconstruído o perfil genético de Tutancâmon, o faraó menino que reinou no Egito há mais de 3 mil anos e determinou que ele pertence ao haplogrupo R1b1a2, o mesmo compartilhado por mais da metade dos homens europeus, na Europa ocidental.
O mais curioso é o caso dos espanhóis e britânicos, cuja proporção de homens que compartilham o mesmo haplogrupo aumenta para 70%. “Foi muito curioso descobrir que o faraó pertencia a um grupo genético europeu, já que havia muitos grupos no Egito aos quais o DNA poderia ter pertencido”, declara Roman Scholz, diretor do iGENEA.

ALERTA VERMELHO: Grave tempestade Solar atinge a Suécia

Ontem as autoridades da aviação sueca emitiram um alerta nível máximo!
Uma tempestade solar derrubou todos os sistemas de controle de tráfego aéreo, obrigando o país a fechar o espaço aéreo por mais de uma hora.
A autoridade da aviação civil relatou que a tempestade solar desta quarta-feira criou perturbações no campo magnético da Terra, o que afetou instalações de radares em todo o sul da Suécia.
O porta-voz Agência Per Froberg disse que os voos desapareceram dos radares nas torres de controle do tráfego aéreo sueco durante o apagão, que durou cerca de uma hora até 17:30 (16:30 GMT). Froberg relatou que o impacto foi tão grave, que a última vez que algo semelhante aconteceu foi em 1999. Ele não sabe dizer quantos vôos foram afetados, mas os principais aeroportos do país listam dezenas de atrasos.

Tragédia em MG: Barragem se rompe e enxurrada de lama destrói distrito de Mariana

Do G1 MG
O rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5). O Hospital Monsenhor Horta informou que uma pessoa morreu.
Quatro feridos foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, referência em atendimento de urgência em Minas. De acordo com a Fhemig, três delas foram levadas de helicóptero e uma de ambulância.
Dentre os feridos está uma criança de 3 anos. Não se sabe se estes feridos estavam internados no hospital de Mariana e foram transferidos. Nesta unidade, quatro feridos foram atendidos.
Segundo o Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, moradores da região disseram que há gente soterrada e ilhada. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas, mas ainda não há números oficiais de vítimas.
Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos.
A orientação para os moradores que deixam Bento Rodigues é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.
A administração municipal informou que muitas pessoas ainda estão ilhadas, e os acessos por terra estão todos bloqueados. Disse ainda que um helicóptero vai fazer o resgate dessas pessoas, porém, a aeronave não pode voar à noite.
Os desabrigados estão sendo levados para a Arena Mariana, que é um complexo esportivo do município. A prefeitura está pedindo doações de roupas, água mineral, colchões e produtos de higiene pessoal, que devem ser entregues no centro de convenções de Mariana, na Rua Juscelino Kubitschek.
Segundo a prefeitura, o distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, em 200 imóveis. Mas como outras localidades podem ter sido atingidas pelo mar de lama, a estimativa é de 2 mil pessoas afetadas.

Qual o poder do cérebro? Menino com 'poder telepático' intriga cientistas

Uma das áreas com maior número de perguntas a serem estudadas da ciência ganhou mais uma dúvida. Tratasse de um menino que, como está sendo noticiado nos Estados Unidos, está intrigando a neurociência por conta de “poderes telepáticos”.
Trata-se do pequeno Ramses Sanguino, que mora na Califórnia, nos Estados Unidos. A curiosidade em torno da criança começou a partir do momento em que ela conseguia revelar números que sua mãe mantinha escondidos em sigilo.
O fato intrigante foi só mais um dos que rondam a vida do pequeno norte-americano. Ainda de acordo com sua mãe, Nyx, ele aprende atualmente, aos cinco anos, nada menos do que sete idiomas diferentes e resolve equações matemáticas complicadas.
“Eu o ensinei algumas das línguas, mas não tenho ideia de como ele simplesmente aprendeu partes do hindu, árabe e hebraico quando tinha apenas três anos de idade. Deve ter sido com o computador, mas mesmo assim é surpreendente”, afirma a mãe.

Justo: Senado aprova direito de resposta em meios de comunicação

O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira o projeto de lei que regulamenta o exercício do direito de resposta aos que se sentirem ofendidos por matérias jornalísticas veiculadas nos meios de comunicação. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara, vai agora à sanção.
O projeto, de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), prevê que o cidadão que se sentir ofendido em sua honra, reputação, imagem ou intimidade, pode exigir a retificação da informação em espaço proporcional à notícia divulgada. O projeto regulamenta o artigo 5º da Constituição e é o primeiro do gênero desde a revogação da Lei de Imprensa em 2009.
"O projeto preenche um vazio na legislação brasileira. As pessoas são atacadas e a mídia não leva a sério qualquer acusação", defendeu o relator do projeto no Senado, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).
Os senadores incluíram novamente a possibilidade de o ofendido exercer pessoalmente o direito de resposta, a chamada retificação pessoal, nos casos de conteúdo televisivo ou radiofônico. A emenda havia sido retirada do texto original na Câmara dos Deputados.
Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), com a transformação do projeto em lei, os órgãos de imprensa serão mais cautelosos. "Os jornais terão cuidado maior em apurar a verdade e ouvir o outro lado", justificou.
O projeto dá ao ofendido a possibilidade de reivindicar o direito de resposta diretamente ao veículo de comunicação. A partir da data de publicação da notícia, o cidadão tem até 60 dias para exigir esse direito. O ofendido pode exigir que a resposta seja publicada em espaço semelhante ao conteúdo publicado contra ele, no mesmo horário e dia da semana.

Tatuagens impedem que candidatos assumam cargos da PM e Bombeiros

Polêmica em concurso público. Candidatos que passaram nas provas dos Bombeiros e da Polícia Militar de São Paulo não puderam assumir porque tinham tatuagens. O assunto foi parar na Justiça e um caso já chegou ao Supremo Tribunal Federal.
Até que ponto uma tatuagem torna uma pessoa mais ou menos capaz de exercer um trabalho?
Mas para a Polícia Militar de São Paulo ter uma tatuagem é motivo, sim, para a eliminação. Os candidatos tatuados se sentiram discriminados e muitos entraram na Justiça.
Em nota, a Polícia Militar disse que não proíbe tatuagens para o ingresso na corporação. Mas alerta que existem regras a serem seguidas:
São permitidas tatuagens não aparentes sob o uniforme operacional; não são permitidas tatuagens que ofendam valores e deveres éticos da Polícia Militar; que façam alusão a ideologia terrorista, criminosa ou preconceituosa e que sejam ofensivas aos direitos humanos.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS