Tudo que você precisa saber da Marvel antes de assistir a Guerra Civil


Tudo que você precisa saber da Marvel antes de assistir a Guerra Civil


Capitão América: Guerra Civil é o décimo-terceiro (!) filme da Marvel em seu universo compartilhado. Ninguém precisa assistir a treze filmes para entender a ação, mas saber o que precede o novo filme dá mais sabor à coisa toda. Claro que nem tudo que aconteceu nos filmes da Marvel até hoje é relevante para acompanhar Guerra Civil, e parte de algumas linhas narrativas que amarram os filmes passam longe deste. Mas para fazer com que sua experiência no cinema seja completa – e que você não perca a estreia fazendo uma maratona marota em casa –, eu preparei um resumo dos filmes que formam a espinha dorsal do conflito que se desenrola, agora, no cinema.
O INCRÍVEL HULK
Thadeus Ross (William Hurt) não surge do nada com essa birra por seres superpoderosos. Ele já tentou colocar as habilidades do Hulk a serviço do governo por entender que Bruce Banner estava a serviço federal quando foi bombardeado com radiação gama e se tornou o Gigante Esmeralda. “Até onde eu sei, seu corpo é propriedade do exército americano”, disse Ross, então um general. Quando a ONU designa uma comissão para regular a atividade dos Vingadores, é a Ross, agora Secretário de Defesa, que eles dirigem o olhar. Sua presença em Guerra Civil, portanto, não passa da evolução natural de seu plano original.
CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR
Para entender a amizade de Steve Rogers e Bucky Barnes, precisamos voltar até os anos 40, quando Rogers (Chris Evans) ainda era magrelo e marrento, e tinha como único amigo Barnes (Sebastian Stan), que lhe dava uma mão quando os bullies apertavam. Bucky foi lutar nas trincheiras da Europa mergulhada na Segunda Guerra Mundial; Steve ficou para trás, mas não ficou parado. Voluntário para uma experiência que faria dele o “soldado perfeito”, ele ganha músculos e termina em meio ao conflito já como Capitão América. Reunido com seu amigo, ele vê Bucky cair para a morte e, depois, é congelado no oceano Ártico ao derrotar o Caveira Vermelha e salvar o mundo livre.
OS VINGADORES
O mundo é invadido por um exército alienígena, tendo como ponto de entrada Nova York. Sob supervisão da SHIELD, seis heróis – Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viuva Negra e Gavião Arqueiro – se unem para combater a ameaça. Eles triunfam, mas Nova York é deixada em ruínas. O Conselho de Segurança que supervisiona a SHIELD não gosta da ideia de ter seres tão poderosos operando com liberdade, e a coisa só ia escalar. Além disso, o Capitão América e o Homem de Ferro já não enxergam a coisa exatamente em sintonia….CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL

A boa notícia? Bucky não morreu durante a Segunda Guerra Mundial. A má notícia? Ele foi capturado pelos soviéticos, sofreu lavagem cerebral e foi transformado no Soldado Invernal, um assassino a serviço do Kremlin, mantido congelado criogenicamente, desperto quando um serviço precisava ser executado e, com o fim da Guerra Fria, colocado à disposição da Hydra, um braço do nazismo que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e trabalha para desestabilizar o mundo. O Capitão América enfrenta o Soldado Invernal, descobre sua identidade e, no fim, é salvo por ele. O que deixa claro para Steve Rogers que seu amigo ainda está lá – e ele precisa ser recuperado. No processo, vale dizer, Washington é parcialmente destruida quando três porta-aviões aéreos da SHIELD, sob controle da Hydra, despencam na capital americana.
VINGADORES: ERA DE ULTRON
Depois dos eventos de Vingadores – e do stress pós-traumático mostrado emHomem de Ferro 3 –, Tony Stark (Robert Downey Jr.) cria um sistema de defesa automatizado para prevenir catástrofes globais. O problema é que a inteligência artificial, batizada Ultron, ganha consciência e acredita que, para executar o plano e salvar o planeta, a humanidade (e os Vingadores) deve ser eliminada. O conflito reduz a pó uma cidade inteira na Sokovia, país do leste europeu, deixando milhares de mortos, feridos e desaparecidos no caminho. Embora a aventura encerre com uma nova equipe dos Vingadores – Capitão América, Viuva Negra, Máquina de Combate, Visão, Feiticeira Escarlate e Falcão –, o Homem de Ferro se afasta para lidar com a culpa de ter causado o problema em primeiro lugar. Thor deixa a Terra para resolver um mistério escancarado pela ameaça de Ultron. O Hulk desaparece. E a humanidade está com medo.
HOMEM-FORMIGA
Scott Lang (Paul Rudd) é agora o detentor do traje que o encolhe a tamanhos microscópicos. Ele consegue invadir a sede dos Vingadores para roubar um componente eletrônico, derrotando o Falcão (Anthonie Mackie) no caminho. Quando sua aventura termina, ele é convocado pelo Vingador. Mas as palavras de seu mentor, Hank Pym (Michael Douglas), ainda ecoam em sua mente: “Nunca confie em um Stark”.
E aí, já escolheu seu time?
Roberto Sadovski / Uol

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS