AGRICULTOR APRESENTA PROJETO SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ÔRGANICOS A COMUNIDADE DO SÍTIO SERRA BRANCA


AGRICULTOR APRESENTA PROJETO SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ÔRGANICOS A COMUNIDADE DO SÍTIO SERRA BRANCA


Juciano Marques
A Comunidade Serra Branca, localizada no município de Iguaracy, recebeu a visita do agricultor Juciano Marques, idealizador de um projeto de sustentabilidade rural, que foi discutir com os moradores a possibilidade de implantar uma horta coletiva na localidade. A comunidade, composta por famílias de agricultores tradicionais, atualmente garante sua renda com trabalhos alternativos.
O Município de Iguaracy está situado no Sertão do Alto Pajeú, Estado de Pernambuco, com área territorial de 838,124 km. Na sua área total, o município possui aproximadamente 132 sítios, incluindo as fazendas. As principais fontes de renda se resumem ao comércio, servidores públicos municipais, aposentados e agricultura familiar, sendo que esta vem sofrendo bastante com os anos seguidos de estiagem.
Diante da realidade vivida no meio rural com a falta de chuva, que atinge fortemente a produção agrícola, nasceu a ideia de buscar uma solução a longo prazo, para vencer a crise e alcançar uma agricultura familiar sustentável.
De acordo com Juciano, o projeto traz ideias para implantação de novas técnicas de produção, descentralizando e cultivando com consciência, induzindo a Comunidade Rural a produzir, mostrando que é possível gerar renda e qualidade de vida para as famílias. No contexto geral, o projeto vai desenvolver com sustentabilidade as comunidades rurais, fortalecer a autonomia dos agricultores, resgatar a cultura da criação e do cultivo familiar, com diferencial na qualidade do produto, a exemplo dos alimentos orgânicos.
Moradores aprovaram a ideia. A partir de agora, eles deverão começar com a análise da viabilidade do projeto na área, que depende de poucos recursos, fazer os devidos levantamentos, buscar assistência, e consolidar parcerias.
O prefeito Francisco Dessoles participou da ocasião, e afirmou o apoio do Município a ideia.  O projeto já conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Essa também foi a oportunidade do gestor ouvir a opinião da comunidade, seus anseios e suas propostas.

Técnica
Para economizar água e energia, o sistema de irrigação que deverá ser adotado, é o chamado gotejamento. Esse sistema facilita a produção e garante resultados surpreendentes. Assim como agricultores do município de Tabira, o projeto vai gerar muito mais emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Veja o exemplo na matéria realizada pela TV Globo:

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS