Mostrando postagens de Março 9, 2016Mostrar tudo

IRAJÁI: FORRÓ ESTIGADO NA FESTA DE MARÇO - DIA 18.03.2016 ÀS 23H


VÍDEO: FORRÓ ESTIGADO NA FESTA DE MARÇO EM IRAJAÍ - DIA 18 ÀS 23H

Mototaxista tenta fugir de assaltante e acaba assassinado a tiros no Distrito de Jericó, em Triunfo

Um homem foi assassinado no Distrito de Jericó, em Triunfo, às 15h15 dessa terça-feira (08).
De acordo com a polícia, dois indivíduos não identificados fretaram dois mototaxista para leva-los da Cidade de Princesa Izabel-PB ao distrito de Jericó, em Triunfo, porém quando chegaram às proximidades do cemitério, os indivíduos que estavam armados com revolveres tipo “canela seca” anunciaram o assalto.
Marcelo Florentino Torres, 41 anos, mototaxista, residente na Rua Frei Alberto Carneiro Leão, Princesa Izabel disse que parou e entregou a moto, não reagindo, mas a vítima fatal, Jobson Pereira Nunes Mendonça, 36 anos, natural de Princesa Izabel, não atendeu aos assaltantes e acelerou a sua motocicleta vindo a levar dois tiros, disparados pelo garupa.
Os assaltantes evadiram-se do local levando a moto de Marcelo, mas a segunda vítima ainda baleada seguiu alguns metros, mas caiu em uma ribanceira e foi socorrida para o Hospital da Cidade de Princesa Izabel-PB. Segundo informações que repassaram para guarnição de Flores, comandada pelo Sgt Francelino, que estava empenhado na ocorrência.
A vítima teria levado dois tiros na região dos rins, sofreu fratura na perna, depois foi socorrido para o Hospital de Serra Talhada vindo a falecer horas depois. Tanto a guarnição de Flores, quanto a de Princesa Izabel saíram em diligencias a procura dos meliantes, porém não obtiveram êxito. O BO foi entregue na DPC em Triunfo para as devidas providencias legais.
Foto: Nayn Neto

Câncer: A era das novas drogas e tratamentos inteligentes

AP Photo/National Institutes of Health, National Center for Microscopy, Tom Deerinck
Esta imagem sem data foi disponibilizada pelo National Institutes of Health and National Center for Microscopy em agosto de 2013 mostra células HeLa. Essas células "HeLa" têm sido cruciais para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos contra o câncer
O câncer é considerado a doença mais mortal e temida dos nossos tempos. Existem mais de 100 tipos da doença. Os mais comuns são de pele, intestino, bexiga, leucemia, pulmão, próstata, mama, útero e estômago.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que os casos de câncer aumentarão 50% até 2030, ano em que o instituto estima que quase 22 milhões de pessoas no mundo sejam diagnosticadas. Esse cenário se deve ao envelhecimento da população, ao aumento do número de casos em países em desenvolvimento (a mudança brusca de estilo de vida) e a adoção de hábitos de risco, como a falta de exercícios físicos e um maior consumo de álcool, tabaco e alimentos processados.
No Brasil, em menos de uma década, 30 milhões de pessoas morreram pela doença no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só em 2015, serão 500 mil novos casos. O Inca estima ainda que em 2016 e 2017, quase 1,2 milhão de brasileiros receberão o diagnóstico de câncer.
Recentemente uma substância criou polêmica no país por ter sido anunciada como uma cura promissora para o câncer. A fosfoetanolamina sintética é uma molécula fosforilada artificialmente, com propriedades anti-inflamatórias e pró-apoptóticas (induz a morte de células) e foi desenvolvida e patenteada por pesquisadores do Instituto de Química da USP em São Carlos (SP).

A suposta máquina que poderia fazer fotografias do passado

É verdade que Albert Einstein trabalhou secretamente com outros cientistas importantes no desenvolvimento de uma máquina capaz de fotografar imagens passadas?
É possível que com essa máquina um padre beneditino tenha conseguido fotografarJesus Cristo passeando ao lado de seus discípulos? Alguns acreditam que sim e confirmam a teoria da existência de uma máquina chamada Cronovisor.
O padre Pellegrino Ernetti, que dava aulas de música antiga na igreja de San Giorgio, emVeneza, afirmou, em 1972, ter em sua posse uma máquina, criada na década de 1940 por um grupo de cientistas importantes, com a qual ele poderia fotografar o passado: o sofrimento de Jesus, a traição de Judas, a destruição de Sodoma e Gomorra, etc. Segundo Ernetti, esse feito tinha um sólido fundamento científico, baseado na energia indestrutível das ondas que formam as imagens e o som. O que o artefato fazia era captar essas ondas flutuando no ar e decodificá-las como imagens.
Na época, a reportagem em que o padre falava dessa invenção foi publicada ao lado de uma imagem de Cristo e dos apóstolos. Pouco tempo depois, autoridades do Vaticano se manifestaram para desmentir publicamente a existência do Cronovisor. Ernetti, antes de morrer, acusou o Papa e a Santa Sé de terem confiscado a máquina. Segundo ele, a instituição queria evitar que certas verdades históricas viessem à tona.
Se isso for verdade, significaria que, atualmente, o Vaticano, liderado pelo Papa Francisco, possui uma máquina capaz de fotografar no tempo. E seria isso possível? Ou seria ético esconder algo que, se verdadeiro, poderá modificar a história como a entendemos?

Transmissão do zika por relação sexual é mais comum do que se pensava

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira que relatórios de vários países sugerem que a transmissão sexual do vírus zika é mais comum do que se pensava anteriormente, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
Depois de uma reunião de seu comitê de emergência na terça-feira a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que também há cada vez mais evidências de que um aumento nos casos de microcefalia tem sido provocado pelo vírus zika

Uma falsa viatura da Polícia Federal foi apreendida, em Campina Grande, na noite dessa segunda-feira (7).

O veículo é um Chevrolet Astra com placa de Recife (PE), que seria utilizado como uma falsa viatura da Polícia Federal, contendo adesivos semelhantes aos utilizados nas viaturas reais.
Segundo o delegado seccional de Campina Grande, Luciano Soares, a polícia foi informada do carro após denúncias de que o veículo teria estacionado perto da agência dos Correios em São José da Mata, onde teria promovido um assalto. Porém, segundo o delegado, a hipótese de assalto foi descartada após contato entre a polícia e funcionários da agência dos Correios.
“Falamos com o pessoal da agência e o assalto ou tentativa foi descartado. Eles disseram que o pessoal que estava no carro estacionou o veículo, conversou com alguém na agência e saiu”.
No veículo foram encontrados camisas e bonés com o nome e a marca da Polícia Federal. Um fato chamou a atenção dos policiais no veículo apreendido: nos adesivos da falsa viatura, a palavra "Polícia" estava grafada de maneira errada, com o acento agudo no segundo "i".
Do Portal Correio

Lula pode ganhar ministério de Dilma para evitar prisão, diz colunista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber uma oferta de Dilma Rousseff.
Segundo a coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo, a presidente vai oferecer um ministério ao ex-presidente para evitar que ele possa ser preso na Lava Jato por decisão do juiz Sergio Moro, pois o governo acredita que fortes indícios apontam para a tentativa de levar Lula à prisão.
Fontes do jornal afirmam que o petista, no entanto, está reticente à proposta. Políticos do governo próximos à Dilma e Lula devem fazer uma verdadeira operação para tentar convencer o ex-presidente a aceitar a oferta. Até o início da noite desta terça-feira (8) ele ainda não havia aderido à ideia.
Ainda segundo a coluna, o governo da petista anda tão desgastado e sem perspectiva econômica que já sofre pressão no Congresso para que a presidente convoque um conselho com representantes dos três Poderes, nos moldes do “Conselho da República”. “Será melhor trocá-la”, defende um político ao jornal.

'Quem não gostaria de colocar o Pelé em campo?', diz ministro sobre Lula

http://www.robsonpiresxerife.com/wp-content/uploads/2011/04/lula-piscando.jpg
No momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofre pressão do PT e do governo para assumir uma pasta na gestão Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, afirmou nesta quarta-feira (9) que depende do petista a decisão de ocupar um lugar na Esplanada dos Ministérios.
Segundo o ministro, que se apropriou do estilo Lula de utilizar metáforas futebolísticas, "a bola sempre esteve com ele". "Qual time não gostaria de colocar o Pelé em campo?", questionou, comparando o ex-presidente ao ex-jogador de futebol.
Segundo relato de amigos, Lula não aceitaria um cargo no governo federal para fugir do juiz Sergio Mouro, que, na semana passada, autorizou uma operação da Lava Jato que teve o ex-presidente como foco principal, determinando inclusive sua condução coercitiva para depoimento na Polícia Federal.
A reportagem da Folha questionou um interlocutor de Lula se a afirmação do ex-presidente não deixava uma porta aberta para aceitar um convite para um cargo com participação efetiva e direta nos rumos do governo Dilma. Ele respondeu que o ex-presidente fez questão de dizer que não aceitaria um convite se fosse para escapar do juiz de Curitiba, mas não avançou mais sobre o caso.
O interlocutor admitiu que o ex-presidente estava preocupado em ajudar o governo Dilma a sair da crise e, nesta linha, só faria sentido ele assumir uma pasta central no governo. Segundo a Folha apurou, petistas estariam sugerindo que ele assumisse a Secretaria de Governo no lugar de Berzoini, que poderia ser seu secretário-executivo.

Benedito Ruy Barbosa polemiza: "Odeio história de bicha", durante festa de lançamento da novela "Velho Chico"

"Pode existir, pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula para as crianças."
O autor Benedito Ruy Barbosa, que está supervisionando "Velho Chico", polemizou ao declarar na festa de lançamento de "Velho Chico", na última segunda-feira (7), que "odeia história de bicha", e ainda criticou, de maneira indireta, quem conte esse tipo de trama.
"Odeio história de bicha. Pode existir, pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula para as crianças. Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um puta orgulho porque são tudo macho pra cacete", disse Benedito, causando desconforto em sua filha Edmara, que também escreve a novela das nove.
Ela pedia para que o pai parasse de falar sobre isso, mas foi repreendida: "Deixa eu falar, ué. É a minha opinião".
No entanto, ele nega que seja preconceituoso: "Não sou contra, não acho errado. O que acho é que quando eu tenho na mão 80 milhões assistindo minha novela, tenho que ter responsabilidade com as pessoas que estão me assistindo. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem, não sabem como colocar. Muita gente reclama disso pra mim. O que não é justo é você transformar um cara normal que é bicha, o que não é bicha não é normal. A mulher que é sapatona é perfeita, a que não é sapatona não é legal. É assim que estamos vivendo", reclamou Benedito Ruy Barbosa.
Em 2014, no lançamento do remake de "Meu Pedacinho de Chão", ele tinha dito algo parecido: "Não escrevo cena de beijo gay. Tenho responsabilidade com o público que assiste novela. No interior, as pessoas não aprovam isso. Não estou dizendo que é certo ou errado, mas não é o tipo de coisa que eu concorde".
"Velho Chico" tem sido vendida pela Globo como o "novo romance das nove" e saindo um pouco de histórias urbanas consideradas com "excesso de realidade" com núcleos de favelas e paisagens manjadas. A novela era para ter sido uma das 18h, mas a rejeição do público com "Babilônia" e até mesmo "A Regra do Jogo" fizeram a emissora mudar de ideia e apostar numa trama rural novamente às 21h.
"O Rei do Gado", por exemplo, no ano passado, elevou as tardes da Globo no Ibope.
"Velho Chico" estreia na próxima segunda-feira (14).
Por Thiago Forato

Versão light do Facebook para celular cresce mais rápido que a oficial

O Facebook divulgou nesta quarta-feira (9) a informação de que o Facebook Lite --versão mais leve do aplicativo móvel oficial da rede social-- alcançou 100 milhões de pessoas ativas mensalmente, menos de nove meses depois de seu lançamento oficial, em junho de 2015. O número mostra que essa foi a versão do Facebook que cresceu e atingiu essa marca mais rápido.
O Brasil está entre os cinco países que mais usam a versão do aplicativo, ao lado de Índia, Indonésia, Filipinas e México --a empresa não especificou em qual posição exatamente cada uma das nações se encontra.
O motivo para isso provavelmente está no cerne do app. Lançado só para Android, ele pesa cerca de 580 KB (o tamanho varia conforme o dispositivo) e foi projetado para redes 2G e áreas com conexões lentas ou instáveis. Ou seja, sob medida para o Brasil e os demais países do top 5, que além da conexão móvel deficiente, conta com muitos usuários com celulares baratos e com pouco espaço de armazenamento.
O Facebook também anunciou novas funções para o app: suporte para vídeo, upload de múltiplas fotos, ampliar as fotos com um toque e emojis.

Brasil tem 745 casos confirmados de microcefalia e alterações neurológicas

Um total de 745 crianças teve diagnóstico confirmado para microcefalia e outras alterações neurológicas no país desde que os casos começaram a ser acompanhados, em outubro de 2015. Até o momento, 1.182 casos já foram descartados. Há ainda 4.231 casos notificados em investigação. O aumento dos casos de lesões neurológicas em bebês está associado ao surto do vírus da zika.
Durante o anúncio do novo boletim, o Ministério da Saúde informou que mudará a medida usada para notificação de microcefalia. A partir de agora serão notificados como casos suspeitos de microcefalia meninas que nascerem com o perímetro cefálico menor que 31,5 centímetros e meninos com menos que 31,9 centímetros. As medidas novas são pouco menores do que os 32 centímetros usados até o momento.
A nova padronização vale para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação. No caso de bebês prematuros, os profissionais de saúde estão capacitados para avaliar o perímetro encefálico do feto de acordo com o esperado para a semana gestacional.
"Os serviços de saúde já estão habilitados e capacitados para os novos parâmetros. Isso vai evitar que crianças normais entrem nas estatísticas e que as mães fiquem preocupadas", afirmou o coordenador-geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, Wanderson Oliveira.
Oliveira salientou que os novos parâmetros não resultarão no descarte de casos já notificados. "Todas as crianças que foram notificadas serão acompanhadas. Caso nasça com perímetro cefálico normal e venha apresentar algum problema, será acompanhada pela pediatria", afirmou.
Sexo com camisinha para grávidas
Seguindo as diretrizes da OMS, o Ministério da Saúde passou a recomendar às grávidas que façam sexo com camisinha com os seus parceiros que estiveram em regiões endêmicas para o vírus da zika. O alerta acontece após Estados Unidos, França e Itália apontarem casos de suspeita de transmissão sexual do vírus.
"É evidente que gestantes precisam tomar mais cuidados, principalmente porque a maioria das pessoas não manifestam sintomas", disse Marcelo Castro, ministro da Saúde.
41 países desde 2015
A OMS recebeu notificações de presença do vírus da zika em 41 países desde 2015, quando o Brasil alertou para uma associação entre o vírus da zika e lesões neurológicas.
A maioria das áreas está nas Américas do Sul e Central, onde há 31 países e territórios em que o vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.
Segundo balanço da OMS, oito países registraram aumento de casos da Síndrome de Guillain-Barré, que causa paralisia muscular.
Do UOL

Buracos na PE 275 entre Tuparetama e Sertânia atormentam motoristas

Enquanto a PE-292, estrada que vai de Afogados ao trevo antes de Albuquerque-né, cortando o município de Iguaracy, mesmo não estando sinalizada e nem concluída, se encontra em ótimo estado, a situação da PE-275 é inversa.
A rodovia que vai de Tuparetama até o trevo antes de Sertânia, está tomada por buracos, cortando pneus e provocando acidentes. Motoristas cobram do DER, com representação em Sertânia, que requalifique urgentemente a estrada.
Por Anchieta Santos / Foto: Blog de Itamar / Via Nill Júnior

Edital do concurso da Polícia Militar será publicado nesta quinta-feira

Boa notícia para quem estava esperando a liberação do edital para a Polícia Militar de Pernambuco. O governador Paulo Câmara anunciou nesta quarta-feira durante reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida a publicação do edital no Diário Oficial desta quinta-feira. Serão 1,5 mil vagas para soldados.
A banca organizadora do concurso é o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), que foi contratada por dispensa de licitação. Paulo Câmara também adiantou que o edital para o preenchimento de 650 vagas na Polícia Civil e 316 na Polícia Científica deverá ser lançado até o fim deste mês.
“Vivemos um cenário de restrição econômica, mas não vamos deixar de fazer os investimentos necessários na segurança pública. Estamos, inclusive, fazendo um esforço adicional, buscando completar os quadros das Polícias Militar e Civil para atuarmos na prevenção e repressão”, declarou Paulo Câmara.

Obama quer usar ONU para entregar Jerusalém aos palestinos

Presidente americano pode ser novo secretário-geral das Nações Unidas
Com cerca de 10 meses restantes de mandato, o presidente Barack Obama já estaria planejando seus “próximos passos”.Segundo o jornal Washington Times, ele estaria cogitando se tornar o novo secretário-geral das Nações Unidas.
No último dia de 2016, encerra-se o segundo mandado do sul-coreano Ban Ki-moon à frente da organização. A Assembleia-Geral vai ocorrer em setembro. Os Estados-membros vão entrevistar aqueles que se candidatarem. Uma das demonstrações de força que o presidente americano daria pode ser apresentar uma “solução final” para o conflito de Israel e Palestina.
Segundo um relatório do The Wall Street Journal, Obama está tentando iniciar uma retomada no processo de paz entre Israel e a Autoridade Palestina. Para isso, cogita usar resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cujos membros permanentes são China, França, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido.
Nesta terça (8), o vice-presidente Joe Biden chegou a Israel onde se encontrará nos próximos dias com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.
Recentemente, o primeiro-ministro de Israel cancelou sua viagem anual para os EUA, que deveria ocorrer no final deste mês. Autoridades israelenses relatam que isso se deu em parte pela recusa de Obama em se encontrar oficialmente com Netanyahu. A relação dos dois nunca foi muito boa e piorou após a assinatura do acordo nuclear com o Irã.

União Europeia da ‘luz verde’ para o Hamas atacar Israel

A decisão do tribunal a União Europeia (UE) é um “duro golpe para a Autoridade Palestina e Egito”, disse o analista político palestino Raed Abu Dayer.
Qualquer vitória do Hamas, embora seja pequena e simbólico, é uma vitória para o Estado islâmico, Al-Qaeda, a Jihad Islâmica, a Irmandade Muçulmana e outros grupos fundamentalistas, e causa enormes danos aos muçulmanos que se opõem ao Islã radical.
Horas antes da decisão do tribunal da UE tornar a público, o líder do Hamas Mahmoud Zahar anunciou que seu movimento nunca reconhecerá Israel e que o Hamas tentará derrubar a Autoridade Palestina e assumir o controle da Cisjordânia.
A decisão do tribunal da UE também coincidiu com uma aproximação entre Hamas e Irã. Agora, o Irã e outros países como a Turquia e Qatar, são susceptíveis de interpretar a decisão do tribunal da UE como uma luz verde para retomar a ajuda financeira e militar, incluindo foguetes e mísseis, o Hamas – não só em Gaza, mas também para a Cisjordânia, para apoiar os palestinos cujo objetivo principal é eliminar a Israel.
Menos de 48 horas depois que um tribunal superior da União Europeia determinar que o Hamas deve ser removida da lista de bloqueio de grupos terroristas, os apoiantes do movimento islamita palestino responderam disparando um foguete contra Israel. O ataque, não causo vítimas ou danos, mais pegou a todos de surpresa.

Bolsonaro e Feliciano na chapa presidencial para 2018

Evangélicos e conservadores podem impulsionar campanha de deputados
Após se filiar ao PSC, visando disputar a Presidência em 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro deve “testar” sua aceitação no poder executivo durante a disputa para a Prefeitura do Rio este ano. Segundo vem sendo veiculado pela imprensa, este seria o projeto do pastor Everaldo, presidente do partido. Embora tenha negado anteriormente, Bolsonaro estaria traçando planos ambiciosos.
A pesquisa desta semana do Instituto Paraná Pesquisas, mostra que Bolsonaro tem uma das menores rejeições (3,2%). A ascensão de seu nome em pesquisas recentes são um indício que a crise econômica e, sobretudo a crise moral do país, revela o fortalecimento do conservadorismo.
Embora oficialmente não tenha apresentado quem seria seu vice na sua chapa para o Planalto, nos bastidores surge com força a possibilidade de ser o deputado pastor Marco Feliciano (SP).
Um dos riscos de uma candidatura ‘puro-sangue’ do PSC é o pouco tempo nos programas eleitorais na televisão. Contudo, isso não seria um problema tão grande em tempos onde a internet, sobretudo as redes sociais, já se converteram em palanques eleitorais.
Uma consulta ao site Social Bakers, que monitora constantemente as redes sociais, comprova que a popularidade tanto de Bolsonaro quanto de Feliciano segue em alta. A página que é americana, apresenta um ranking das figuras mais populares em diversos segmentos, incluindo a política.

Para efeitos de comparação, nas últimas semanas, Marco Feliciano saiu do sétimo lugar para segundo, com mais de 3 milhões e 403 mil seguidores. Ele já ultrapassou a presidente Dilma Rousseff, que sempre teve forte presença no Facebook.
Por sua vez, Bolsonaro ultrapassou o ex-presidente Lula e Marina da Silva (que até recentemente era a primeira da lista). O pré-candidato pelo PSC soma quase 2 milhões e meio de seguidores.
Quem minimiza a importância desses números não entende a nova realidade do país. Com as recentes mudanças nas regras eleitorais, as campanhas serão mais breves e o “custo” do voto será diferente das eleições anteriores.
Feliciano, por exemplo, foi o terceiro mais votado para deputado federal em São Paulo, em 2014. Além disso, com partido menor, o voto nele foi o mais “barato” das eleições paulistas. Em grande parte por causa de sua forte presença nas redes.
No Rio de Janeiro, o quadro nas eleições para deputado federal foi similar. Jair Bolsonaro foi o deputado mais votado, tendo um dos melhores “custo-benefício” quando calculado o dinheiro gasto na campanha. Mais uma vez, resultado do bom uso das redes sociais.
Votos dos evangélicos e dos conservadores
Somados, nas últimas eleições, ambos tiveram pouco mais de 860 mil votos. Como a atual constituição da Câmara é considerada uma das mais conservadoras da história, a eleição de dois anos atrás sinalizou um maior envolvimento político dos conservadores. Uma opção “à direita”.
De fato, a ampla votação de candidatos conservadores sugere que as urnas mostram um posicionamento médio do brasileiro contra temas como regulamentação do casamento gay, do aborto e legalização das drogas.
“Chama a atenção que Feliciano e Bolsonaro foram campeões de voto, mas também foram os dois que mais tiveram exposição na mídia. Há um segmento conservador que, ao vê-los combatendo figuras mais progressistas, se identifica”, analisa Ricardo Ismael, cientista político e professor da PUC-Rio.
O nome de Feliciano na chapa para 2018 tem o potencial de atrair boa parte dos votos dos evangélicos e católicos mais conservadores. Considerando que os evangélicos são 22% da população (IBGE-2010), equivalente a cerca de 44,5 milhões de brasileiros hoje.
Proporcionalmente, 22% do eleitorado seria algo em torno de 28 milhões de votos. Dilma foi eleita em 2014 com 54,5 milhões de votos. (Gopel Prime)

Em mais um dia de combate, agentes da Secretaria de Saúde voltaram as ruas de Iguaracy

Na tarde desta terça (08), o Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Saúde, esteve nas ruas dos bairros Frei Damião (Patrimônio) e COHAB para realização de mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Até o fim de próxima semana, todas as residências da sede e dos distritos deverão ser vistoriadas por agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE). O objetivo é eliminar possíveis focos para o desenvolvimento do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os agentes orientam os populares, tratam as águas dos reservatórios e verificam a existência de focos do mosquito. Mesmo com todas as informações dadas a população, diversos pontos de procriação do inseto estão sendo identificados, especialmente nas residências que concentram a maior parcela.
Focos foram encontrados nas residências. 
Os agentes vistoriam terrenos em busca de recipiente e objetos que possam acumular água e dão atenção especial as caixas d’água, onde estão 80 por cento dos focos do Aedes aegyphti. Durante esta semana a ação de combate deverá abranger todo o Município.
A estratégia é mobilizar equipes de todos os setores do Governo e eliminar o maior número possível de focos. A população também deve ficar atenta. Cuide bem de seus reservatórios. Qualquer local com água parada traz riscos para sua família e sua comunidade.

Francisco Alves convida: Posse do novo secretariado e promulgação do Estatuto do Grêmio do IFPE será nesta quinta (09) em Afogados da Ingazeira

Francisco Alves
O Grêmio Estudantil Edson Luís, do IFPE - Campus Afogados da Ingazeira, realizará nesta quinta feira (dia 10/03) a cerimônia de posse do novo secretariado e de promulgação do novo estatuto (aprovado no dia 26/02). O evento acontecerá na Sala de Reuniões do IFPE a partir das 10h30min.

Em contato com o Blog, o jovem iguaraciense Francisco Alves, atual presidente do grêmio, reforçou o convite a toda comunidade afogadense e da região, para que prestigiem este importante evento da democracia estudantil.