ATENÇÃO: Iguaracy irá receber a caravana "UFPE no meu Quintal", que irá passar uma semana no município ministrando vários cursos gratuitos para a população.


ATENÇÃO: Iguaracy irá receber a caravana "UFPE no meu Quintal", que irá passar uma semana no município ministrando vários cursos gratuitos para a população.

O projeto UFPE no meu Quintal é uma iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco, e na tarde desta quinta-feira, 19 de outubro de 2017, representantes municipais deram as boas vindas a equipe da UFPE, formada pelos professores Adriano Bento, Sérgio Matias e José Eduardo Garcia. Estiveram participando da recepção os secretários municipais Marcos Henrique, Rita de Cássia, Juiany Rabelo, Joaudeni Cavalcante, Ligia Torres, Luciano Santana, Edjanilson Rodrigues, os diretores Adriano, Valdira, Aldiel Barbosa, Josy Ramos, Josenildo Mendes, a professora Andreia e o vereador Fabio Alves Torres. O prefeito, José Lopes Filho, não pôde comparecer porque neste momento encontra-se em Brasília na Confederação Nacional de Municípios.
 
Segundo o professor de Educação Física e Ciências do Esporte, Adriano Bento Santos, três campus da UFPE estão envolvidas no projeto, porém, tudo indica que nesta edição que será realizada entre os dias 28 de janeiro a 04 de fevereiro de 2018 em Iguaracy, a UFPE irá fazer parceria com mais duas outras importantes Universidades de Pernambuco, e com isso, a expectativa é trazer para Iguaracy uma maior diversidade de oficinas com cursos e debates.
Este será o segundo evento deste tipo a ser feito pela Universidade, o projeto piloto do UFPE no meu Quintal foi realizado no mês de julho na cidade de Tabira (VEJA VÍDEO ACIMA) e no momento foram trabalhados cinco eixos temáticos: cultura; saúde e educação; tecnologias sociais e desenvolvimento humano; Justiça e cidadania e meio ambiente e foi um grande sucesso de público.
Em Iguaracy mais de 40 estudantes graduados estarão envolvidos no projeto, a meta é atingir uma grande quantidade de pessoas do município que serão beneficiados com cerca de 30 cursos que serão ministrados através de oficinas que serão realizadas nos polos educacionais de Iguaracy e Jabitacá.
De acordo com o professor Sérgio Matias, que é Coordenador de Cultura da Pró-reitoria para assuntos estudantis da UFPE, a ideia é que as pessoas abram suas janelas e encontrem a universidade em seu quintal, literalmente falando.
O objetivo é ambicioso, disse Sérgio Matias, os alunos são os melhores da universidade e aqueles que estão mais próximos de finalizar os seus cursos, além disso, haverá em todo momento a coordenação e supervisão da Universidade Federal de Pernambuco.
O projeto foi idealizado para acontecer duas vezes por ano no período de férias acadêmicas e a proposta inicialmente é trabalhar com pessoas a partir dos 16 anos, pelo fato de estarem mais maduras, centradas e interessadas em desenvolverem os seus conhecimentos nos cursos que serão oferecidos.
José Eduardo Garcia que é Professor e Diretor do Centro Acadêmico, disse que projeto foi gestado dentro da pró-reitoria e que em breve será aberto o Edital na UFPE para que os alunos graduados possam se inscrever para participarem da caravana. A UFPE lança o edital com os eixos a serem trabalhados, os alunos apresentam os projetos e os professores avaliam as propostas.
Haverá uma oferta de excelentes cursos que se desdobrarão em varias linhas de atuação diferente. As oficinas são muito dinâmicas, os alunos se dedicam muito e só vem para para fazer bem feito, nada de fazer meia boca, disse o representante da Universidade.
Foi discutido também pela equipe da UFPE, a necessidade que todo o município seja contemplado com a vinda da caravana, a Secretária de Educação Rita de Cássia, disse que o evento será dividido entre os polos da sede e de Jabitacá, disse que o município providenciará transportes para que as comunidades vizinhas de cada polo possam participar ativamente.
Os representantes do Governo Municipal de Iguaracy, acompanharam a equipe da universidade para conhecerem o local que os alunos serão alojados e suas devidas acomodações. A secretaria ofereceu como espaço para hospedagem, a Escola Nações Unidas no Bairro Santa Ana onde serão feita algumas adequações como colocação de ar-condicionado nas salas que ainda faltam e aumento do número de chuveiros nos banheiros.
A caravana irá ficar no município por cerca de uma semana, o governo municipal irá garantir alojamentos, alimentação, transporte e toda a logística necessária. Haverá um custo razoável para o município, pois alimentar cinquenta pessoas não é fácil, desta forma, uma das preocupações é cuidar para que o evento em Iguaracy seja realmente um sucesso de público, desta forma, o projeto UFPE no meu Quintal, será divulgado massivamente através dos meios de comunicação e com o apoio de todas as secretarias municipais, agentes de saúde, lideranças comunitárias, formadores de opinião a exemplo dos professores com o objetivo é estimular a população a se inscrever nos cursos que serão ofertados.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS