Bernadete Lopes - Uma iguaraciense no Governo do Estado que junto com o prefeito Zeinha, trouxe uma grande conquista para o município.


Bernadete Lopes - Uma iguaraciense no Governo do Estado que junto com o prefeito Zeinha, trouxe uma grande conquista para o município.

Por mais incrível que pareça, a senhora Bernadete Lopes que é gestora do Programa de Comunidades Tradicionais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade , tem suas raízes familiares em Irajaí, distrito de Iguaracy. Bernadete disse que tem mais de 30 anos militando a favor dos quilombolas e ressaltou que Pernambuco hoje tem 174 comunidades reconhecidas, e que teve a honra de fazer parte do estudo de 135 dessas comunidades para aquisição dos certificados de autodefinição quilombola.
Bernadete relatou que sempre esteve à disposição de Iguaracy e que chegou a entrar em contato com o município, porém nunca foi demonstrado algum interesse, então desta forma, o Governo do Estado não poderia executar sozinho a certificação, pois se exige a contrapartida do município, disse que o registro gera despesas diversas, além disso, é pago para um historiador assinar e o órgão tem que vir várias vezes ao município.
Bernadete disse que precisou fazer o resumo histórico da comunidade dos Felipes, pegar fotos antigas, pegar depoimento dos mais velhos, fazer uma ata, registrar em cartório, montar e enviar tudo para a Fundação Palmares até conseguir o precioso certificado.
A gestora afirmou que são inúmeros os benefícios que tem direito os remanescentes de quilombos, um deles e que considera muito importante é a bolsa que é dada aos alunos Quilombolas que vão para a faculdade, “muitas vezes o aluno tem o Proune e o Fies mas não tem como pagar alimentação, aluguel e não tem como se manter, então tem uma bolsa que se chama “Bolsa Permanência” que é exclusiva para alunos de origem quilombola e que chegou a pagar até um salário mínimo por mês, atualmente, graças ao Presidente Temer, só estão recebendo meio salário mínimo, mas que já é alguma coisa”, disse.
Já o prefeito Zeinha disse que logo bem no início quando assumiu o seu mandato, recebeu uma ligação da Senhora Bernadete e esta contou que há anos vinha pleiteando com o município em conseguir o certificado de quilombolas para a comunidade dos Felipes. Zeinha relatou que no telefonema a senhora Bernadete disse que se houvesse interesse da atual gestão e que se fosse feito um certo investimento, então ela se prontificaria em ajudar e conseguiria o certificado para a comunidade, o prefeito então falou que no dia seguinte após a ligação, logo cedo já estava batendo no escritora da gestora na cidade do Recife e que para ele foi um prazer em fazer parte de uma vitória tão importante para uma comunidade amiga e carente e que ele tem o maior apreço.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS