Em Iguaracy grupo de mulheres retiram da caatinga matéria prima para a produção de sabonetes fitoterápicos. Zeinha e Pedro Alves foram conhecer de perto a importante novidade.


Em Iguaracy grupo de mulheres retiram da caatinga matéria prima para a produção de sabonetes fitoterápicos. Zeinha e Pedro Alves foram conhecer de perto a importante novidade.

Elizabete Ferreira, que faz parte da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú e que atualmente reside na cidade de Afogados da Ingazeira, mas que pertence a comunidade do Caroá, disse que antigamente mesmo fazendo parte das associações da comunidade, as mulheres do Caroá não se sentiam contempladas em suas necessidades, então com o apoio inicialmente da Casa da Mulher e depois por parte da Rede de Mulheres, veio à ideia de que a criação de um grupo de mulheres seria fundamental para buscar alguma coisa que gerasse renda para complementar a renda familiar.
Elizabete disse que em primeiro momento foram discutidas várias ideias, porém, graças a um estudo buscando resgatar com os mais velhos a história da comunidade, foi que se viu que antigamente as mulheres usavam as cascas das árvores para fazerem seus remédios caseiros, principalmente a casca da aroeira, então, através deste resgate cultural foi que se chegou à ideia de se fazer o sabonete liquido da aroeira extraindo a tintura da árvore. Disse que após esse primeiro momento, o grupo de mulheres do Caroá teve toda uma capacitação, sendo a última sobre boas práticas de produção.
Lidiane Nobre dos Santos, que é coordenadora do Grupo Guerreiras Pernambucanas da comunidade do Caroá, disse que atualmente o grupo é composto por 18 mulheres, mas que na área de produção que foi improvisado no local, por ser bem pequena, só trabalham oito mulheres, mas que as demais interagem em outras áreas e também vendendo a produção. Lidiane disse que o principal objetivo do grupo era tirar as mulheres um pouco da cozinha e trazê-las para que cada uma pudesse gerar uma nova fonte de renda para a família.
Todos os recursos com a venda dos produtos estão sendo usados para melhorar a infraestrutura do grupo, aquisição de matéria prima e capacitação das mulheres sobre produção e gestão coletiva. Nosso blog agradece aqui a participação do vice-prefeito do município Dr. Pedro Alves pela colaboração em nossa matéria como "repórter por um dia".  Em breve assista aqui na Tv Web Sertão e Blogs parceiros.
O prefeito Zeinha disse que foi uma felicidade muito grande vir conhecer o trabalho do Grupo Mulheres Guerreiras do Caroá, o prefeito ofereceu todo o apoio necessário e disse que além do Caroá, no assentamento da Ramada da Quixabeira tem outro grupo de jovens que estão buscando na caatinga, através do Umbu, uma fonte de renda alternativa. O prefeito disse que convidou ambos os grupos do Caroá e Ramada, para que na Festa do dia 20 de dezembro, em razão da comemoração do aniversário da cidade, fosse feito uma grande exposição dos produtos na sede do município, “é um meio de a gente comemorar o aniversario do município juntamente com as comunidades da zona rural”, disse o prefeito.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS