Mostrando postagens de Janeiro 31, 2017Mostrar tudo

Inscrições para 214 mil bolsas do Prouni estão abertas

As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2017 foram abertas nesta terça-feira (31) no site http://siteprouni.mec.gov.br. O prazo termina às 23h59 de sexta-feira (3). No total, são oferecidas 214.110 bolsas de estudos na rede particular de ensino superior. É possível pesquisar a oferta de bolsas pelo site http://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica filtrando por nome do curso, instituição ou município. Para se inscrever é necessário senha e número de inscrição no Enem.
O programa distribui bolsas de estudo totais e parciais na rede particular de ensino superior de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e leva em conta a situação socioeconômica da família do candidato. É uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga na rede pública de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja a lista de aprovados foi divulgada nesta segunda-feira (30).

Treinador de homens-bomba explode turma por engano

Um grupo de extremistas sunitas que assistiam a uma aula de treinamento para homens bomba em um acampamento ao norte de Bagdá foi morto na segunda-feira.
O comandante involuntariamente realizou uma demonstração com um cinto que estava cheio de explosivos.
As informações são do Exército e da polícia iraquiana.
Os combatentes pertenciam ao Isis, conhecido como Estado islâmico do Iraque e da Síria.
O Isis luta na província de Anbar contra o Exército iraquiano, dominado por xiitas.
Vinte e dois membros do Isis foram mortos e 15 ficaram feridos na explosão do acampamento, que está em uma área de plantações no nordeste da cidade de Samarra, pelo menos oito militantes foram presos tentando fugir do local.
O professor que não foi identificado pelo nome, foi descrito pelo Exército iraquiano como um recrutador prolífico.
No início do mês o Isis invadiu a cidade de Fallujah e a cidade vizinha Ramadi, ambas em Anbar, assumindo o controle das ruas e dos escritórios de autoridades locais.

PE: Bandidos explodem bancos, disparam tiros e usam reféns como escudos humanos

Um dia depois de a Polícia Civil apresentar detalhes da prisão de uma quadrilha acusada de explodir e bancos no interior de Pernambuco e da Paraíba, ladrões voltaram a agir. Na madrugada desta terça-feira (31), homens fortemente armados destruíram a agência do Banco do Brasil e terminais do Bradesco em São Vicente Férrer, na Zona da Mata, distante 85 quilômetros do Recife. De acordo com testemunhas, eles dispararam, para o alto, vários tiros de grosso calibre. A polícia informou que o bando fez reféns e usou eles como escudos humanos.
Os bandidos, de acordo com a polícia, chegaram ao Centro de São Vicente Férrer por volta das 3h. Testemunhas relataram a presença de uma caminhonete. Pelo menos seis homens participaram da ação. Eles estavam vestidos com roupas pretas.
Antes de explodir os terminais bancários, eles pararam no posto de combustíveis do Loteamento Padre Nazareno, na entrada da cidade. Os bandidos pegaram oito pessoas que esperavam transporte para o trabalho. Todas foram colocadas na caçamba de uma caminhonete e levadas para ser usadas como possível proteção em caso de tiroteio.
No Banco do Brasil, o alvo dos bandidos era o cofre, que foi arrombado. No Bradesco, a agência acabou sendo danificada pelo impacto das explosões dos artefatos. Os bandidos conseguiram levar o dinheiro e libertaram os reféns logo depois da ação. Não houve feridos.
Na fuga, os bandidos espalharam grampos nas estradas da região. As peças de metal foram colocadas ao longo de cinco quilômetros da Rodovia PE-89. Uma viatura da PM teve os quatro pneus furados. Testemunhas informaram que os ladrões seguiram em direção ao estado da Paraíba.
Na segunda-feira (30), a polícia apresentou detalhes da ‘Operação Sem Divisas’. Na ação, foi presa uma quadrilha suspeita de agir em Pernambuco e na Paraíba. Ao todo, segundo o delegado Paulo Berenguer, o grupo é responsável por 15 ações ao longo de 2016. Com eles foram apreendidos 49 emulsões explosivas, material suficiente para explodir 196 caixas eletrônicos segundo a polícia.
A investigação, que levou nove meses , teve início com a investida criminosa nas cidades de Macaparana e São Vicente Ferrer em abril do ano passado. Na ocasião, os ladrões deixaram para trás durante a fuga explosivos, projéteis de fuzil, carro queimado e imóveis metralhados.
Dos 22 suspeitos de envolvimento com a quadrilha, a polícia conseguiu prender 16. Dois foram mortos durante troca de tiros com policiais em ações nos municípios e um terceiro foi assassinado. Três estão foragido, sendo um deles um dos líderes da organização. Entre os presos está um vereador da cidade de Alcantil (PB). Ele é suspeito de guardar e transportar o armamento de guerra, além de assassinar um dos integrantes.
Os integrantes da quadrilha são suspeitos de realizarem ações nas cidades pernambucanas de Tacaimbó, Vertentes do Lério, Taquaritinga do Norte, Riacho das Almas, Macaparana, Cumaru, Machados, Santa Terezinha, Condado, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Primavera e Belém de Maria.
Entre o material apreendido, 49 emulsões explosivas, detonadores, cordéis detonantes, 25 armas e munições de uso restrito, coletes balísticos e grampos. Entre o armamento, metralhadoras, submetralhadoras, fuzis, revólveres e pistolas. A polícia ainda encontrou com a quadrilha uma parte de caixa eletrônico que foi explodido.
Mapa: Em 20 de janeiro deste ano, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco divulgou um balanço das ações criminosas praticadas contra instituições financeiras em 2016. O documento revela que ocorreram, entre janeiro e dezembro, 346 casos de violência em 56 dos 184 municípios pernambucanos. Isso equivale a 30,43% do total de cidades.
O levantamento aponta para 250 arrombamentos e explosões, sendo 176 em locais como mercados e postos de gasolina. O documento revela, ainda, que o Agreste foi a área mais atingida pelas ações. Ao todo, 29 cidades que registraram ações violentas ficam na região. Isso significa 51% do universo afetado.
Em seguida, aparecem a Região Metropolitana do Recife e o Sertão, com nove cidades relacionadas a crimes em 2016, ou 9% do universo atingido. Na Zona da Mata, também foram nove municípios prejudicados. (Via: G1 PE)

PE está entre os dez estados com maior número de profissionais de segurança pública mortos em 2016

Pernambuco ocupa a 9ª posição no ranking de profissionais de segurança pública mortos em 2016. O 'mortômetro', divulgado pela Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), traz um levantamento feito entre 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado. O documento, que contabiliza 493 mortos em todo o Brasil em apenas um ano, sendo 16 no estado pernambucano, será entregue à Secretaria de Defesa Social e ao Ministério Público de Pernambuco no início de fevereiro.
A iniciativa será repetida em todos os 26 estados da União, além do Distrito Federal. “Vamos cobrar do poder público uma solução. É necessário enxergar essa dura realidade que vivemos. Não podemos tolerar esses números sem fazer nada”, pontuou o presidente nacional da OPB, Frederico França.
Com 16 mortes registradas nesse período, Pernambuco só perde para os estados da Bahia (41 mortos), Ceará (35) e Alagoas (19) no Nordeste. Ocupando o primeiro lugar no ranking, Rio de Janeiro computa 133 óbitos. Dos 493 mortos, 335 são policiais militares e 68 eram policiais civis, com uma média de idade de 40 anos.
Ainda de acordo com França, 60% das mortes se dá em serviço. “Quando o profissional não é morto em serviço ele é assassinado ao ser identificado na rua. O que está na linha de frente é o alvo principal, mas ser identificado na rua é a pena de morte do policial”, pontua.
Com uma rotina de trabalho extremamente estressante, o presidente da OPB lamenta que o Brasil não oferece um serviço de acompanhamento psicossocial a esse profissional, assim como é feito em muitos países. O policial vai acumulando pequenos transtornos diários até onde consegue suportar o emocional. Segundo França, os crescentes casos de alcoolismo, uso de drogas e suicídio são o retrato de uma situação já insustentável.
“A função neurológica do policial é uma questão delicada porque ele está preparado para uma primeira situação, mas depois ele vai precisar de acompanhamento porque acaba fazendo uma analogia com a sua família ao ver uma criança morta, uma mulher morta. Isso tudo mexe com o emocional dele, eles são humanos”, encerra. (Via: G1 PE)

Ladrões arrombam e furtam produtos da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição em Flores-PE

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Flores, Sertão Pernambucano, foi arrombada na noite deste domingo (29), enquanto estava fechada.
De acordo com informações de populares, quando os prestadores de serviços chegaram pela manhã desta segunda feira 30, notaram que a porta estava aberta e dentro toda mobília em desordem totalmente revirada. Eles derrubaram pertences no chão, arrombaram armários, guarda roupas e telhados.
Informações dão contas de que essa é a terceira vez nos últimos dois anos que ladrões praticam ato desta forma na referida paroquia, hoje presidida pelo Monsenhor João Carlos Acioly Paz. A investigação está a cargo da Delegacia Civil de Flores. Até o fechamento desta matéria, às 17h00 desta segunda-feira (30), ninguém foi detido. A paroquia não informou alista de produtos levados pelos bandidos.
As informações são de Nayn Neto.

Ônibus que transportava pacientes para fazer hemodiálise capota e deixa mortos e feridos

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira (30) na BR-424, em Garanhuns no Agreste de Pernambuco. O acidente aconteceu nas proximidades da entrada da Cohab III, local onde tem acontecido acidentes com frequência. Ao menos uma pessoa veio a óbito no local, a vítima foi José Nildo Avelino de Barros, que tinha 44 anos e era morador do município de Capoeiras/PE.
Cerca de 20 pessoas viajavam no ônibus escolar da Prefeitura do Município de Capoeiras, o número de pessoas é impreciso, pois as vítimas são pacientes de hemodiálise e sempre andavam acompanhadas. Eles haviam acabado de saírem da cidade de Garanhuns com destino a Capoeiras, quando o motorista do ônibus perdeu o controle que causou o acidente. Na hora chovia, e isto pode ter contribuído para que o veículo planasse na pista.
Informações da prefeitura de Capoeiras são que, o veículo que normalmente transportava os pacientes, cerca de 15 deles, estava em manutenção, por este motivo o ônibus escolar foi utilizado para ir buscá-los no hospital em Garanhuns.
Segundo informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo desceu a rodovia em alta velocidade e planando, momento que desgovernou. Foi repassado também que os pneus apresentavam mau estado de conservação, o que pode ter sido a principal causa do acidente que já está sendo investigado pela Polícia Civil.
Várias viaturas do Corpo de Bombeiros, SAMU e ambulâncias da região prestaram socorro às vítimas que ficaram espalhadas dentro do mato. A princípio, todas elas foram levadas para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns.
O comandante do 9º Batalhão, TC. Paulo César, esteve no local coordenando as viaturas da Polícia Militar que isolou a área até que todas as vítimas fossem socorridas.
Uma equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil deu início as investigações do acidente e encaminhou o corpo da vítima fatal para o Instituto de Medicina legal (IML) da cidade de Caruaru/PE. O corpo foi encaminhado através de uma funerária contratada por familiares, pois o Governo do Estado não disponibiliza dos serviços de remoção de cadáveres para esta região.
O Agreste Violento tentou entrar em contato com a Prefeita de Capoeiras Neide Reino, como em outras ocasiões a gestora não atendeu as ligações.
O ônibus envolvido no acidente faz parte do programa Caminho da Escola, criado pelo Governo Federal com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantindo segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

Final de semana com mais de 20 homicídios no interior de Pernambuco

Pelo menos 21 homicídios foram registrados da noite de sexta-feira (27) até a noite de domingo (29) no interior de Pernambuco.
Na Zona da Mata Sul, foram registrados crimes de morte em Sirinhaém, Catende e Ribeirão. Nesta última cidade, uma jovem de 20 anos foi morta com um tiro na cabeça. De acordo com a PM, o suspeito de cometer o crime é o namorado dela, de 24 anos. Em seguida, ele atirou contra a própria cabeça e não resistiu.
No Agreste, houve quatro crimes em Caruaru, dois em Altinho, um em Bezerros, um em Cupira, um em Belo Jardim, um em Brejo da Madre de Deus, um em Toritama, um em Paranatama, um em Limoeiro e um em Machados.
No Sertão, quatro suspeitos de envolvimento na morte de dois policiais militares na Bahia morreram durante troca de tiros com a PM em Cabrobó. No Grande Recife, foram 24 assassinatos nas últimas 72 horas. NE10

Ocorrências registradas na área do 23º BPM, no dia 30 de janeiro 2017.

(VIAS DE FATO / AGRESSÃO / LESÃO CORPORAL)
Município : Afogados da Ingazeira - PE
Local : Bairro São Francisco, Afogados da Ingazeira - PE
Data/Hora : 300130JAN2017
Imputado-1 : D. S. O., solteiro, 25 anos, desocupado
Endereço : Bairro Brotas, Afogados da Ingazeira - PE
Imputado-2 : D. R. dos S., 26 anos, solteiro,
Endereço : Centro, Afogados da Ingazeira - PE
B. O. Nº : 184/2017
Efetivo : GT Local
Resumo : A GT Ordinária realizava rondas quando se deparou com os imputados agredindo-se mutuamente. Segundo as testemunhas os envolvidos estavam juntos quando de repente iniciou-se uma discussão, onde o envolvido 02 utilizava uma pedra para agredir o envolvido 01, enquanto este revidava com um pedaço de madeira. O envolvido 01 sofreu lesão na testa e no braço direito, enquanto o envolvido 02 sofreu lesão na testa e na nuca, sendo este socorrido para o hospital regional. As partes foram conduzidas para DP local para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(DETENÇÃO DE ACUSADOS DE PRATICAR LESÃO CORPORAL)
Município : Brejinho-PE
Local : Vila de Fátima, Brejinho-PE
Data/Hora : 301640JAN2017
Imputado-1 : F. de A. T. de M., 26 anos, amasiado, agricultor.
Endereço : Zona Rural, Brejinho-PE
Imputado-2 : P. F. T. de M., 25 anos, amasiado, ajudante de pedreiro.
Endereço : Vila de Fátima, Brejinho-PE
Vítima-1 : C. F. da C. S., 27 anos, amasiado, agricultor.
Endereço : Zona Rural, Brejinho –PE.
B. O. Nº : 185/2017
Efetivo : GT Local
Resumo : A GT ordinária juntamente com a equipe malhas da Lei, dando continuidade a ocorrência registrado no BO 182 no dia 29/01/2017 na cidade São José do Egito-PE, localizaram os envolvidos da confusão com a vítima, a qual é cunhado de ambos. No registro do BO 182, o acusado de ter desferido um golpe de faca na vítima teria sido o imputado 02, porém, ao serem detidos, o policiamento tomou conhecimento que o imputado 01teria desferido o golpe, o qual confirmou o fato.
A vítima se encontra no HR na cidade do Recife-PE em estado grave. A ocorrência foi passada à DP de São José do Egito-PE para serem tomadas as medidas cabíveis.
__________________________________________________________________________________
I – 99 (OUTRAS OCORRÊNCIAS)
Município : São José do Egito-PE
Local : Zona Rural, São José do Egito-PE
Data/Hora : 302000JAN2017
Envolvido : D. G. L., 24 anos, solteiro, agricultor.
Endereço : Centro, Santa Terezinha-PE.
B. O. Nº : 186/2017
Efetivo : GT Local, Malhas da Lei, GATI
Resumo : A GT local foi informada através da central da 3ª CPM, que havia ocorrido um assalto no endereço mencionado, a guarnição chegando ao local juntamente com a equipe Malhas da Lei e GATI, constatou que não se tratava de um assalto, mas o envolvido foi encontrado bastante nervoso e com vários arranhões pelo corpo, o mesmo relatou que foi seguido por um carro de cor preta, que pensou que iria ser vítima de um assalto ou até mesmo de um homicídio, que não sabe informar mais detalhes, pois adentrou na caatinga. A ocorrência foi passada a disposição da DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(EMBRIAGUEZ, DESORDEM, AMEAÇA)
Município : Itapetim-PE
Local : Distrito de Piedade, Itapetim-PE.
Data/Hora : 302230JAN2017
Imputado : T. A. de S., 20 anos, solteiro, ajudante.
Endereço : Distrito de Piedade, Itapetim-PE.
Vítima : O. A. C., 17 anos, solteiro, estudante.
Endereço : Distrito de Piedade, Itapetim-PE.
B. O. Nº : 187/2017
Efetivo : GATI
Resumo : A equipe do GATI foi informada através da central de radio da 3ª CPM, de que o imputado estava embriagado causando desordem em via pública, o policiamento fez deslocamento ao local da ocorrência, onde a vítima entregou duas facas peixeiras, que estavam em poder do imputado, com a ajuda de populares, relatou ainda que o imputado o ameaçou com as referidas armas. O imputado foi localizado e detido. Os envolvidos e o material foram encaminhados à DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.

Eike se fez com PT no poder

Os governos do PT abriram os cofres para financiar projetos do ex-bilionário Eike Batista, preso nesta segunda-feira (30) no Rio. Até 2013, ainda no primeiro governo Dilma, o BNDES beneficiou ao menos onze empresas do “Grupo EBX”, de Eike, num total de R$10,4 bilhões em financiamentos diretos. Outros negócios possibilitados pelos governos Lula e Dilma podem ter rendido ao menos R$20 bilhões ao empresário. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Eike ainda contava com as lorotas da cúpula do BNDES para explicar o dinheiro fácil, definindo os ativos da EBX como “sólidos e valiosos”.
O BNDES também utilizou recursos do FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador, para bancar as aventuras de Eike Batista.
Lula se utilizou do jatinho de Eike em viagens, e Dilma visitou a EBX, quando em discurso disse que o empresário é “orgulho do Brasil”.
A ordem para financiar as aventuras de Eike com dinheiro público saía do Planalto, nos governos do PT, apesar dos sinais da derrocada.