Mostrando postagens de Fevereiro 20, 2017Mostrar tudo

Adutora do Pajeú rompe próximo ao IF-Sertão

Mais um rompimento na Adutora do Pajeú, que faz captação de água do Rio São Francisco para abastecer cidades do sertão do Pajeú e da Paraíba deve afetar o abastecimento a partir de hoje em área importante.
O registro de rompimento aconteceu por volta das 17h, de acordo com relato de um Internauta Repórter, próximo ao IF-Sertão.
Isso deve prejudicar o abastecimento de água, nas cidades abastecidas pela adutora, a partir de Calumbi. Há poucos dias, uma outra paralisação havia sido registrada por conta de manutenção do Sistema para aumento da vazão e vandalismo na captação na Barragem de Brotas, por bomba flutuante.
A Adutora passou a abastecer também a cidade de Princesa Isabel, na Paraíba e está no limite da capacidade. Para mais cidades, a esperança é a segunda etapa da Adutora, a partir do canal da transposição em Sertânia, vindo entubada, em etapa que está em fase de construção. (
Imagem ilustrativa / Nill Júnior)

Estados e municípios podem aderir a Brasil Alfabetizado até dia 6 de março

O Ministério da Educação prorrogou até 6 de março o prazo para que estados e municípios possam aderir ao programa Brasil Alfabetizado. Segundo a pasta, a ideia é atender prefeituras e estados com dificuldade de acesso à internet, além de contemplar novos gestores que assumiram as secretarias de educação este ano.
Até o momento, mais de 700 localidades, entre estados e municípios, já fizeram inscrição no programa. Este ano, o Brasil Alfabetizado vai atender 250 mil pessoas a partir de 15 anos de idade. O programa é considerado pelo governo federal como porta de acesso para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, com atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo – 90% deles na Região Nordeste.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, 12,8 milhões de jovens e adultos com 15 anos de idade ou mais não são alfabetizados. O número representa 8% de toda a população nessa faixa etária.

Chuvas com bom volume animam nos sertões de PE e PB

Foto: Patos On Line
Voltou a chover forte na noite deste domingo, e primeiras horas desta segunda-feira, dia 20 de fevereiro no Sertão da Paraíba e Pernambuco.
Há registros pluviométricos em quase toda região metropolitana de Patos.
O índice de destaque ficou por conta do município de Catingueira, onde os pluviômetros marcaram quase 200 mm, segundo o Patos On Line.
Na Fazenda Cacimba, localizada na zona rural daquele município, choveu 170 mm. Pequenos açudes amanheceram transbordando, e o Rio que leva água para o Açude Cachoeira dos Cegos estava com um considerado volume de água.
Segundo informações de pipeiros (motorista de carros pipa), o Açude dos Cegos teve um acréscimo de 3m (3 metros) de lâmina de água.
Na cidade de Santa Terezinha Paraíba, o índice foi de 76 mm. Na comunidade São José, também naquele município, o registro foi de 75.
Chuva no Pajeú: chove bem também em muitas áreas no Pajeú. No domingo, choveu em Serra Talhada, Quixaba, Solidão, áreas rurais de Afogados e São José do Egito.
Em Serra Talhada, as chuvas chegaram a marca dos 40 milímetros em alguns pontos da cidade. Esta tarde, chove bem na Capital do Xaxado e em outras cidades do Sertão, como Salgueiro. Afogados tem céu nublado e chuva em áreas do município. (Nill Júnior)

Prefeito Anchieta Patriota antecipa pagamento e servidores passarão o carnaval com dinheiro no bolso

O prefeito de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, Anchieta Patriota (PSB), anunciou nesta segunda-feira (20/02) a antecipação do pagamento dos funcionários de todas as secretarias municipais, incluindo aposentados e pensionistas.
O dinheiro estará na conta dos servidores nessa terça-feira (21) à tarde. “Decidimos pagar antes do carnaval para garantir um bom feriadão aos funcionários, que irão passar a festa de momo com dinheiro no bolso”, ressaltou o prefeito.
Desta forma, o prefeito cumpre a promessa de pagar ao funcionalismo dentro do mês trabalhado e a antecipação do salário de fevereiro garantirá movimentação da economia local.

MAIS AUMENTO A VISTA: Agência reguladora de PE autoriza reajuste de 7,88% na conta de água

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados no Estado de Pernambuco (Arpe) autorizou o reajuste tarifário de 2017 dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos sanitários. Com isso, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) poderá cobrar 7,88% a mais nas contas, a partir de 20 de março deste ano.
O valor do aumento homologado pela Arpe foi publicado no Diário Oficial de sábado (18). O reajuste vale para os clientes do sistema convencional. Para quem paga tarifa social, no entanto, foi autorizada a majoração de 5,43%.
Para solicitar a terifa social, o cliente deve apresentar média de consumo de água de até 10 metros cúbicos e de energia elétrica de até 80kWh. Também precisa ter contracheque, benefício social ou benefício previdenciário de até um salário mínimo.
Entre as justificativas da Arpe para homologar o aumento da Compesa, está a aplicação de reajustes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas bandeiras tarifárias de energia, entre 1º de fevereiro de 2016 e 31 de janeiro de 2017. A agência também levou em conta o déficit tarifário identificado com o acréscimo das despesas para fornecimento de água por carros pipa à população urbana dos municípios com agravamento da crise hídrica.
O cálculo do reajuste foi feito, de acordo com o texto publicado no Diário Oficial, a partir da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no período de 1º de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2017, no valor de 5,35%.
Além disso, a agência levou em conta o Impacto da Despesa Total referente ao fornecimento de água (20 litros/habitante/dia) exclusivo por carros-pipa à população urbana dos municípios identificados com agravamento de crise hídrica, por 12 meses. Esse valor ficou em 2,62%.
Por fim, a agência adotou como critério a variação do índice Geral de Preços (IGPM) acumulado no período de 1º de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2017, no valor de 6,64%, além do Fator de Ajuste decorrente da compensação das Bandeiras Tarifárias, entre os Ciclos de Reajuste, no valor de 0,9083.
A Arpe determinou, ainda, que a Compesa apresente trimestralmente relatórios das despesas realizadas com carros-pipa, por município, dos próximos 12 meses, após a aplicação do reajuste. Os documentos devem ser acompanhados dos respectivos registros contábeis, em até 30 (trinta) dias após o encerramento de cada trimestre.
" A Arpe vai fiscalizar para saber se o dinheiro foi usado para essem fim. Caso contrário, se for possível, o índice autorizado para gasto com carros-pipa pode ser revisto", observou o diretor técnico operacional da Arpe, Ricardo Fiorenzano. (Via: G1 PE)

Brasil perde quase 40% da água tratada com vazamentos e fraudes, aponta estudo

Quase 40% da água tratada no país é perdida por causa de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) de 2015, que são os mais recentes e foram divulgados em janeiro deste ano, o índice nacional de perda de água na distribuição é de 36,7%. Em 2011, era de 38,8% – o que significa uma evolução muito lenta para diminuir o desperdício no país, de apenas 2,1 pontos percentuais em quatro anos.
O estudo do Trata Brasil destaca ainda o desempenho das 100 maiores cidades do país em comparação com a média nacional. Segundo Édison Carlos, presidente do instituto, estas cidades deviam puxar o crescimento do país, já que têm estruturas públicas e privadas mais bem desenvolvidas e porque abrangem cerca de 40% da população do Brasil. As diferenças entre os índices nacionais e os dessas cidades, porém, são poucas. O índice de perda de água é de 37,8%, contra os 36,7% nacionais, e a melhora entre 2011 e 2015 foi semelhante – 2 pontos percentuais.
“São grandes aglomerados com capacidade de investimento, de fazer projetos, com corpo de engenharia, estão esperávamos que estas 100 cidades fossem a locomotiva do país. Os números, porém, mostram que não, que nem as capitais estão conseguindo fazer o papel de melhorar mais rapidamente os indicadores de água e esgoto”, afirma Édison Carlos. “Se essas cidades não estão conseguindo, imagina os municípios menores, que têm piores estruturas.”
O único índice que avançou muito mais nas grandes cidades que no restante do país foi o de coleta de esgoto. A cobertura nacional é de apenas 50,3% da população – o que significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos, seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios. Já nas 100 maiores cidades, a cobertura é de 71,1%.
Segundo Édison, isso acontece por conta da grande concentração da população nas grandes cidades, já que uma única rede de esgoto construída atende um número elevado de pessoas e, consequentemente, causa aumentos significativos nos indicadores. Isso é diferente do que acontece no resto do país, pois uma rede vai atender apenas uma pequena quantidade de pessoas em uma cidade pequena.
O presidente do Trata Brasil cita o caso de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que passou de 5% em 2008 para 100% em 2015 no tratamento de esgoto principalmente por causa da construção e do funcionamento de uma estação. “Os esforços feitos nessas grandes cidades elevam os indicadores de uma forma mais rápida. É um ponto positivo, mas ainda é pequeno para o problema do saneamento do país”, afirma.
Apesar disso, segundo o estudo, o pior indicador de cobertura entre as maiores cidades é o de tratamento de esgoto. Apenas 21% dessas cidades tratam mais de 80% de seu esgoto. Outros 21% tratam menos de 20%. Além de São José do Rio Preto, apenas 5 das 100 cidades reportaram tratar todo o esgoto – Campina Grande (PB), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Niterói (RJ) e Piracicaba (SP). Já quatro não tratam nada: São João do Meriti (RJ), Santarém (PA), Governador Valadares (MG) e Porto velho (RO).

Sertão de PE: Hemope busca doadores de sangue para aumentar estoque no carnaval

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) em Petrolina, no Sertão, está convocando doadores para reforçar o estoque de sangue durante o carnaval 2017. Desde o início do mês a fundação iniciou a campanha com cartazes e anúncios para conscientizar a população sobre a importância das doações que podem ser feitas até a sexta-feira (24).
Segundo a assistente social, Cássia Maria de Menezes a campanha que este ano traz como tema: 'Neste Carnaval vista a camisa da solidariedade’, pretende atrair o maior número de doações possíveis.
A assistente social destaque que os tipos sanguíneos em estado mais crítico são os negativos. “O que temos mais dificuldades são os fatores negativos porque são mais raros e mais difíceis. Não temos na mesma quantidade que tem o positivo. O estoque não é suficiente para atender a demanda”, explica.
Ainda de acordo com Cássia, durante a época de festas, a solicitação por bolsas de sangue tendem a aumentar nos hospitais. “Na urgência e emergência, o médico pede logo o fator negativo porque é universal. O problema é que nunca temos o suficiente. O ideal seria ter 40 bolsas no estoque. É o quantitativo que deveríamos ter. Mas, o nosso pedido é sempre para os doadores com tipo sanguíneo tanto negativo quando positivo”, ressalta Cássia.
O Hemope em Petrolina funciona das 7h30 às 11h30 e tem capacidade para atender 60 doadores por dia. O hemocentro fica na Rua Pacífico da Luz, Zona Central de Petrolina.
Critérios: Para doar é preciso ter no mínimo 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para doadores menores de 18 anos, é necessário a presença dos pais ou responsável legal. O doador deve pesar, pelo menos, 50 kg.
Não é recomendado que o doador esteja em jejum ou que faça a doação de sangue após ingerir uma alimentação gordurosa. É aconselhável fazer uma refeição leve antes da doação. Em todos os casos deve ser apresentado um documento oficial, com foto. (Via: G1 Petrolina)

UPE divulga primeira lista de convocados do Sisu

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou, hoje (20/02), a primeira lista de convocados, a partir da lista de espera, do Sistema de Seleção Simplificada (Sisu).
As matrículas dos cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe deverão ser feitas nesta quarta-feira (22/02), das 8h às 13h, no Pátio de Convivência da Reitoria da UPE, que fica na Av. Agamenon Magalhães, s/n – Santo Amaro. Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no Interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.
Os candidatos que não efetivarem suas matrículas no dia determinado serão eliminados automaticamente. A segunda lista será divulgada no dia 13/03/17. Confira em anexo a lista com os 1.010 nomes.
Veja lista : REMANEJAMENTO SISU

Servidores do Detran-PE decidem manter greve, mesmo com decisão da Justiça

Em assembleia, os servidores do Detran-PE votaram, nesta segunda-feira (20), por manter a greve mesmo com a decisão da Justiça determinando o retorno imediato das atividades. A categoria deflagrou greve no dia 13 deste mês. O presidente do sindicato, Alexandre Bulhões, informou que a categoria cobra itens pendentes da pauta de reivindicações entregue ao governo do estado em 2015 e em 2016. Um dos principais pontos é a questão relativa ao plano de saúde dos mais de 1.300 servidores.
A determinação, que tem caráter de urgência e previa o retorno em até 24 horas, foi emitida pelo desembargador Eduardo Augusto de Paurá na quinta-feira (16). O magistrado ainda estabelece uma multa diária de R$ 30 mil, em caso de descumprimento.
“Fizemos a defesa e temos certeza da lisura da Justiça, que foi induzida ao erro. A greve vai continuar, a categoria está fortalecida e esperamos o diálogo para sair desse impasse”, apontou o presidente do sindicato dos servidores.
Os grevistas reivindicam que a direção do órgão cumpra pontos que já tinham sido acordados ao fim da greve do ano passado. Eles pedem uma licitação definitiva para os planos de saúde dos servidores, o pagamento da gratificação de quem trabalha no pátio de exames, insalubridade do vistoriador e a extensão para todos os servidores da gratificação dada aos que trabalham nas agências do Detran-PE nos shoppings.
No texto, o desembargador baseou sua decisão pela Lei nº 7.783/89. Ele menciona que o Detran-PE deveria ter sido notificado quanto à greve com uma antecedência mínima de 48 horas. Entretanto, a notificação só teria acontecido no dia em que o movimento foi iniciado. A ação foi realizada em cumprimento a um pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE).
Serviços
Em nota, a assessoria de imprensa do Detran-PE, o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, garante que a população não será prejudicada por conta da greve. Os serviços que dependam de prazos como transferência de propriedade de veículos, recursos de infração de trânsito, primeiro emplacamento, sobretudo os que já venceram, serão prorrogados após o termino do movimento.
“As Ciretrans, localizadas no interior, estão funcionando parcialmente. Os serviços agendados de entrega de documentos, captura de imagens e informações estão funcionando normalmente nas lojas dos shoppings e na sede do Detran-PE, bem como, todos os serviços agendados oferecidos nos Expressos Cidadão em todo o Estado”, disse.

Que fofo:Guaxinim 'pega carona' em caminhão de lixo

 
Será que o guaxinim desceu no ponto que desejava? | Reprodução/Twitter(Helena B. Evich)
Um guaxinim foi flagrado "pegando carona" na traseira de um caminhão de lixo em Rosslyn (Virgínia, EUA), na última sexta-feira. Um clique da cena inusitada foi feito pela repórter Helena B. Evich, que alertou o motorista para a presença do intruso.
O motorista da American Disposal Services parou o caminhão na vizinha Falls Church, a mais de 11 quilômetros do ponto de partida, a fim de não ferir o animal.
Não se sabe se era o ponto onde o guaxinim gostaria de descer, mas ele desapareceu em uma mata próxima.
Especialistas em vida selvagem foram chamados, mas não conseguiram capturar o animal. Segundo eles, o guaxinim não tinha sinais de estar doente.

Secretaria de Educação de PE abre nesta segunda-feira inscrições para 14.095 vagas em cursos técnicos

Sertão (21 escolas): Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Cabrobó, Carnaíba, Dormentes, Exu, Floresta, Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia e Tabira.
A Secretaria de Educação de Pernambuco dá início, nesta segunda-feira (20), ao processo de inscrição para o preenchimento de 14.095 vagas em 24 cursos técnicos nas modalidades Subsequente, Educação a Distância (EAD) e Profuncionário. Há oportunidades em todas as regiões de Pernambuco.
Os interessados devem consultar o edital e realizar as inscrições pelo site, até a sexta-feira, 3 de março. As provas devem ser realizadas online, de 6 a 10 do mesmo mês, e o resultado final será divulgado no dia 17.
Na modalidade EAD, estão sendo disponibilizadas 9.260 vagas. Os interessados nas aulas do curso Subsequente, destinadas aos estudantes concluintes do Ensino Médio, são 4.095 oportunidades.
Na modalidade Profuncionário, que contempla servidores do quadro administrativo de escolas públicas estaduais, a disponibilidade é de 740 vagas. As matrículas dos classificados acontecem de 20 a 24 de março.
Os cursos oferecidos são: administração (EAD e Presencial), análises clínicas (presencial), biblioteconomia (EAD), comércio (presencial), comunicação visual (presencial), desenvolvimento de sistemas (EAD e presencial), design de interiores (EAD), edificações (presencial), eletrotécnica (presencial), enfermagem (presencial), eventos (presencial), informática (presencial), logística (EAD e presencial), manutenção e suporte de informática (presencial), mecânica (presencial), mecatrônica (presencial), multimeios didáticos (EAD), prótese dentária (presencial), química (presencial), recursos humanos (EAD), redes de computadores (presencial), saúde bucal (presencial), secretaria escolar (EAD), segurança do trabalho (EAD e presencial).
No Estado, 66 escolas em 53 municípios oferecerão os cursos técnicos. Para mais informações, os interessados podem ligar para os números: (81) 3183-9862 ou (81) 3183-9866.
Municípios que oferecerão os cursos:
Região Metropolitana do Recife/Fernando de Noronha (19 escolas)
Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Fernando de Noronha, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão Dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife.
Zona da Mata (9 escolas)
Carpina, Goiana, Limoeiro, Nazaré da Mata, Palmares, Paudalho, São Lourenço da Mata, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.
Sertão (21 escolas)
Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Cabrobó, Carnaíba, Dormentes, Exu, Floresta, Ibimirim, Itacuruba, Jatobá, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia e Tabira.
Agreste (17 escolas)
Águas Belas, Belo Jardim, Bezerros, Buíque, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Lajedo, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una e Surubim. (Via: G1 PE)

Secretaria de Defesa Social afasta PMs de associação militar em Pernambuco

A Secretária de Defesa Social afastou o presidente e o vice da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos da Silva e Nadelson Leite Costa, de seus cargos na Polícia Militar. O afastamento, de 120 dias, foi motivado por “cometimento, em tese, de crimes militares”. A informação foi publicada no Boletim Geral da SDS do último sábado. De acordo com o texto, os dois PMs são acusados de “praticarem, em tese, fatos incompatíveis com a função pública, os quais afetam a ética, como também a honra pessoal e o decoro da classe”. Ainda segundo o boletim, o prazo de 120 de afastamento pode ser renovado automaticamente pelo mesmo tempo e, caso o prazo total do afastamento acabe sem a conclusão do processo administrativo, os servidores retornarão às atividades.
Em dezembro do ano passado, o presidnte e vice da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco foram presos durante uma assembleia da categoria para deliberar sobre uma possível greve. Durante a fala inicial das lideranças, uma oficial de justiça entregou a intimação ao sindicalista. Militares da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), fardados, efetuaram a prisão administrativa em flagrante. Os dois foram conduzidos ao Quartel do Derby.
No dia anterior, o Tribunal de Justiça de Pernambuco proibiu as associações militares do estado de realizar assembleias para deliberar sobre greves. O desembargador José Fernandes Lemos determinou que as quatro entidades que representam os PMs “se abstenham de realizar reunião, assembleia ou qualquer evento que tenha por objetivo reunir ou patrocinar a deflagração de greve de militares estaduais ou qualquer outro movimento que comprometa a prestação do serviço de segurança pública”.

Triunfense é assassinado a tiros na cidade de Flores, no Sertão do Pajeú

Na manhã deste domingo (19), por volta das 08:30, o agricultor de 49 anos, identificado como José Luciano dos Santos, natural da cidade de Triunfo, foi assassinado a tiros, no bairro Vila Nova, na cidade de Flores, no Sertão do Pajeú.
Segundo testemunhas, dois homens não identificados, uma motocicleta Honda Bros, de placa e características não anotadas, se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima, a qual veio a óbito no local. Os assassinos se evadiram, após a prática do crime, tomando destino ignorado.
Populares ainda informaram que a vítima era pai de Thiago Honorato dos Santos, preso na Serra da Mombaça, no dia 05.01.2017, acusado do triplo homicídio de uma mesma família, naquela localidade. (Via: Portal Nayn Neto)

Cidade na Bahia faz Brasil voltar a ser foco de investidores de diamante


Após a descoberta na cidade de Nordestina, no interior da Bahia, de uma reserva de diamante capaz de multiplicar a produção nacional da pedra preciosa numa escala superior a dez vezes, o país voltou a ficar na mira de investidores, de acordo com o jornal O Globo.
Segundo a publicação, ao menos três empresas estão prospectando a pedra preciosa no país — na Bahia, em Goiás e em Minas Gerais — num movimento que deve colocar o Brasil de volta no mapa mundial dos diamantes. Um mercado seleto, com apenas 21 nações produtoras e que em 2015 movimentou US$ 13 bilhões.
O Brasil já liderou a produção global de diamante no século XVIII e, hoje, representa ínfimo 0,02% desse mercado, ocupando a 19ª posição do ranking, capitaneado pelos russos. Considerando o pico de produção na mina de Nordestina, em 2020, estimado em 400 mil quilates, o Brasil será alçado ao 11º lugar, mantida estável a produção dos demais países. Em 2015, foram produzidos 127,4 milhões de quilates de diamantes no mundo.
A descoberta de Nordestina mudou o cenário. Em meados de 2016, deu-se início a primeira produção comercial de diamante primário no Brasil. Liderada pela belga Lipari, a produção deve alcançar este ano 220 mil quilates — em 2015, último dado fechado, a produção nacional havia sido de 31 mil quilates.
Segundo o canadense Ken Johnson, presidente da empresa, as terras onde a Lipari prospecta diamantes foram adquiridas da sul-africana De Beers, em 2005. Desde então, foram investidos R$ 214 milhões. A produção será exportada. "O trabalho na mina é de 24 horas por dia. Temos 270 funcionários e devemos chegar a 290 empregados no fim do ano. E isso é só o começo. Estamos olhando outras áreas em Rondônia e Minas Gerais", diz Johnson ao jornal.

Boletim de ocorrências registradas na área do 23º BPM, no dia 19 de fevereiro 2017.

(POSSE DE ENTORPECENTE)
Município : São José do Egito - PE
Local : Centro, São José do Egito-PE
Data/Hora : 190200FEV2017
Imputado : S M S S, 32 anos, amasiado, serviço gerais
Endereço : Riacho do Meio, São José do Egito-PE
Resumo : A Equipe do GATI realizava rondas próximo ao evento carnavalesco “Galo da Travessa”, quando se deparou com o imputado acima mencionado em atitude suspeita. Foi efetuada abordagem, onde foi encontrado de posse do mesmo, dois papelotes de cocaína no bolso esquerdo de sua calça. O imputado informou que comprou a droga no evento anteriormente citado a um desconhecido, como também confessou ser usuário de entorpecentes. A ocorrência foi repassada à disposição da DP local para as medidas cabíveis.
_______________________________________________________________________________
(AFOGAMENTO)
Município : Solidão– PE.
Local : Sitio Jardins, Solidão - PE.
Data/Hora : 190950FEV2017
Vítima : J I V O, 07 anos, solteiro, estudante.
Endereço : zona rural, Solidão- PE.
Resumo : O policiamento foi informado por populares que no Hospital local havia dado entrada uma criança em óbito, provavelmente vitima de afogamento. Chegando ao local, o avô da criança a relatou que ao sentir falta da mesma, saiu a sua procura e aproximadamente as 07h00min acabou encontrando nas margens de uma cacimba o chinelo e uma peteca que pertenciam ao seu neto. Com a ajuda de vizinhos mergulharam na cacimba e encontraram o corpo da vitima, levando-o em seguida para o Hospital. Após a chegada dos policiais civis de plantão no hospital, a ocorrência foi passada a disposição da DP local.
________________________________________________________________________________
(VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)
Município : Tabira – PE.
Local : Zona rural, Tabira – PE
Data/Hora : 191620FEV2017
Imputado : C B, 33 anos, separado, desocupado.
Endereço : Zona rural, Tabira – PE.
Vítima : E M S, 34 anos, separada, agricultora.
Endereço : Zona rural, Tabira – PE.
Resumo : Durante rondas a GT local foi solicitada pela vitima informando que o imputado, seu ex-companheiro, havia lhe ameaçado de morte e que o mesmo lhe agrediu com chutes e apertou seu pescoço tentando asfixiá-la, em seguida o imputado teria se evadido. O policiamento realizou diligências no intuito de localizar o imputado, porém sem êxito. A ocorrência foi passada a disposição da DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.
_______________________________________________________________________________
(PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO) (EMBRIAGUÊS)
Município : Santa Terezinha-PE
Local : Centro, Santa Terezinha-PE
Data/Hora : 192100FEV2017
Imputado : J G N, 37 anos, amasiado, agricultor
Endereço : Bairro Novo Virgulino, Santa Terezinha-PE
Vítima : M M S, 30 anos, amasiada, agricultora
Endereço : Bairro Novo Virgulino, Santa Terezinha-PE
Resumo : Durante a Operação Carrossel de Fogo a GT local foi informada por populares que no endereço citado havia um casal brigando. Ao deslocarem-se ao local, o policiamento foi informado pela vitima que o imputado havia ingerido bebida alcoólica e estava lhe perturbando. Diante do fato o policiamento conduziu o imputado a DP de Afogados da Ingazeira para serem tomadas as medidas cabíveis.