BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS - IGUARACY E REGIÃO


Mostrando postagens de maio 10, 2017Mostrar tudo

Tenente da PM é preso por envolvimento em assaltos a bancos em Pernambuco

Na operação de repressão qualificada Sem Fronteiras, deflagrada nesta quarta-feira (10), numa ação conjunta da Polícia Civil de Alagoas e Pernambuco, foi preso o tenente da Polícia Militar Djoou Silva de Carvalho, de 42, lotado no 9º BPM de Garanhuns, no Agreste pernambucano.
De acordo com a investigação, Djoou era responsável por repassar informações privilegiadas a Cícero dos Santos Camilo, de 41, apontado como líder da quadrilha. Até o fim da manhã desta quarta, 13 pessoas foram presas.
A operação: O objetivo da operação é cumprir 23 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão domiciliar em Garanhuns, no Agreste do Estado. O foco da Sem Fronteiras é prender pessoas envolvidas em assaltos a banco, roubo da cargas, carros e tráfico de drogas. O balanço oficial da operação ainda não foi divulgado. (Via: JC Online)

MILAGRE: 400 muçulmanos radicais aceitam Jesus no mesmo dia

Etnia fulani da Nigéria é considerada “pior que o Boko Haram”
No ano passado, islâmicos radicais da etnia fulani mataram mais de 800 cristãos e destruíram pelo menos 16 igrejas.
Juntamente com o Boko Haram, os jihadistas fulani vem varrendo a Nigéria em uma onda de violência que deixa para trás um rastro de sangue. Seu objetivo declarado é acabar com o cristianismo no país.
De acordo com o Índex de Terrorismo Global, os dois juntos são um dos grupos militantes mais mortífero do mundo, após o Estado Islâmico. Mas para as autoridades nigerianas, são ainda piores do que os membros do Boko Haram, pelos seus requintes de crueldade.
Por isso, o país foi chacoalhado pela notícia que cerca de 400 fulanis se converteram recentemente ao cristianismo e prometeram promover a paz em seu país. A conversão “em massa” vem sendo anunciada pelo pastor Copper Sebok, líder da Church of Christ In Nations. Sete deles receberem treinamento e recentemente foram ordenados pastores.
Em um encontro que reuniu a maioria desses novos cristãos, o pastor Sebok os pediu que pregassem o evangelho da paz aos seus amigos e familiares fulani, para cessar a violência no país.
Sebok ressaltou ainda que ficou provado que não existe um grupo étnico ou tribo que “não possa ser alcançado com o evangelho de Cristo”. Esse era uma ideia bastante difundida na Nigéria.
Falando em nome dos convertidos, o recém nomeado pastor Hassan Mohammed expressou gratidão a Deus por lhes dar uma “nova vida”. Afirmou que eles, “armados com sua nova fé”, iriam proclamar o evangelho não só para os demais fulani, mas para todas as outras pessoas.
Nos últimos anos, o conflito dos fulani, na sua maioria pastores de gado, vem envolvendo questões étnicas, religiosas e políticas. Como a Nigéria vem experimentando um rápido processo de mudança climática, incluindo a desertificação das antigas pastagens e um baixo índice de chuva, a criação de gado ficou muito prejudicada no norte do país, de maioria islâmica.
À medida que os pastores começaram a procura pastagem férteis para o seu gado no sul, começaram a encontrar aldeias de agricultores cristãos e inevitavelmente entraram em conflitos violentos com eles. Em vários casos, eles invadiam os locais, matavam ou expulsavam os moradores e saqueavam tudo. Com informações Christian Today

Família arromba cemitério para enterrar criança na PB

Para poder enterrar uma criança morta, familiares precisaram arrombar o cadeado do portão de entrada do cemitério público da cidade do Conde. Um vídeo feito com celular mostra o momento em que os parentes usam um martelo para abrir o portão do cemitério, enquanto outros familiares esperam com o corpo da criança em um caixão, do lado de fora. Ver abaixo:
No vídeo, encaminhado por moradores da cidade pelas redes sociais, uma mulher que não foi identificada relata que não tinha funcionário para abrir a cova. “O pessoal aqui, em solidariedade à família, vai cavar a cova para enterrar a criança, porque um coveiro não tem. Tivemos que arrombar o cadeado, a própria família da criança, para conseguir enterrar”, conta ainda a mulher.

Serra e Afogados realizam Semana do Microempreendedor

O município de Serra Talhada está recebendo desde a segunda-feira (08), a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento é uma realização do SEBRAE em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada por meio da Sala do Empreendedor e Secretaria Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Em sua 9ª edição, a Semana do Microempreendedor é voltada para pequenos empreendedores e para a formalização de novos empresários, oferecendo capacitação e orientação entre os dias 08 e 12 de maio. O evento acontece na Praça Agamenon Magalhães, conhecida como Praça da Concha, onde estão sendo oferecidos gratuitamente cursos, palestras, oficinas e consultorias com especialistas em microempreendedorismo.
Hoje (10), será oferecida aos participantes a oficina “Estratégias de Marketing Digital”, das 18h às 22h. Na quinta (11), no mesmo horário, a oficina “Administrando as contas de sua empresa” e na sexta (12), das 19h às 21h, a oficina “SEI Formar Preço”.
“É um evento importante onde os empreendedores de Serra Talhada podem tirar suas dúvidas e se atualizarem no mercado, além de uma oportunidade de conhecimento para as pessoas que desejam se formalizar e investir em alguma área, fortalecendo a economia do município”, disse o prefeito Luciano Duque.
 
Já em Afogados da Ingazeira, nem a chuva abençoada que caiu nas duas primeiras noites da Semana do Microempreendedor Individual afastou o bom público que se fez presente à Praça Alfredo de Arruda Câmara e participou das atividades.
Logo no primeiro dia, SEBRAE e Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveram uma rodada de informações, com a presença de representantes de várias instituições, para tirar todas as dúvidas de quem já empreende ou de que ainda busca informações para inciar o seu negócio.
Durante a Oficina os microempreendedores de várias áreas puderam ouvir dicas de representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, INSS, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Finanças (setor de tributos) e Secretaria de Saúde (vigilância sanitária), sobre como adquirir crédito, os documentos e procedimentos necessários para se tornar um MEI e, principalmente, como investir no seu negócio.
As boas vindas foram dadas pelo Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira. “É com enorme alegria que iniciamos essa semana com um auditório lotado de microempreendedores, que vão poder tirar as suas dúvidas e poder saber como investir corretamente no seu próprio negócio. Através da Sala do Empreendedor, a Prefeitura está à disposição para ajudar a todos”, declarou Alessandro. Representando o SEBRAE, a gestora do projeto “Economia Segura”, Ana Paula Santos, destacou o crescimento das ações de empreendedorismo no município de Afogados. (Nill Júnior)

Morre aos 75 anos Nelson Xavier, o célebre intérprete de Lampião

O ator Nelson Xavier, que interpretou o médium mineiro Chico Xavier dos cinemas e o cangaceiro Lampião na TV, morreu na madrugada desta quarta-feira (10), aos 75 anos, em Uberlândia, Minas Gerais, em decorrência de um câncer.
Com uma carreira que se estendeu por cinco décadas, Xavier teve presença marcante tanto nos cinemas quanto na TV, onde inclusive ainda pode ser visto como Sebastião, irmão da protagonista Maria do Carmo (Susana Vieira) na novela “Senhora do Destino”, sucesso de 2004 que está sendo reprisado no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo.
No cinema, apesar de ter feito mais de 50 filmes desde a década de 1950, seu maior sucesso veio em 2010, quando interpretou o médium Chico Xavier no filme de mesmo nome, dirigido por Daniel Filho, que levou 3,4 milhões de pessoas aos cinemas. O ator ainda reprisaria o papel em “As Mães de Chico Xavier” (2011).
A notícia da morte de Xavier foi confirmada pela filha do ator, Tereza Villela Xavier, em um comunicado no Facebook. “Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre”, disse. O corpo será transferido para o Rio de Janeiro, onde será cremado. Ainda não há informações sobre o velório.
O ator deixa a mulher Via Negromonte e quatro filhos.
Reflexão sobre a morte
Em entrevista ao UOL, em 2014, Xavier refletiu sobre a finitude da existência. “Me apaixonei pelo tema logo de cara porque o câncer me fez pensar mais na existência”, disse o ator, que já havia sido diagnosticado com câncer de próstata em 2004 e lançava o filme “A Despedida”, no qual viveu um homem de 90 anos de idade que decide se despedir da vida e da amante, vivida por Juliana Paes.
No longa, Xavier e Paes fizeram cenas tórridas, e o ator comentou o fato de o velho ser mal retratado na TV e no cinema brasileiros. “A ditadura ensinou, geração após geração, a se preocupar consigo próprio. A gente começa a se dar conta de que estamos numa sociedade profundamente desigual. Uma sociedade assim não fala a verdade sobre o velho”.
Trajetória
Nelson Xavier nasceu em São Paulo em 1941, e seu início de carreira foi muito mais ligado ao teatro do que aos meios que mais tarde lhe renderiam fama. Formado em 1957 pela Escola de Arte Dramática (EAD), Xavier começou sua trajetória como crítico na revista “Visão” e, pouco depois, estreou no palco do Teatro de Arena com “Eles Não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri. No grupo, Xavier logo se tornou uma das lideranças e começou também a se dedicar à escrita e à direção.
Em 1962, participou das atividades do Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife. Ali realizou sua primeira direção, com “Julgamento em Novo Sol”, e se dedicou à pesquisa e ao teatro didático em cursos de alfabetização, debates comunitários e comícios políticos.
Em 1965, no Rio de Janeiro, Xavier participou do elenco da montagem original de “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues. Pouco depois, consagrou-se com papéis em dois espetáculos do então estreante Plínio Marcos: “Dois Perdidos Numa Noite Suja” (1967), no qual foi também produtor, e “Navalha na Carne” (1968), ao lado de Tônia Carrero, ambos com direção de Fauzi Arap.
A partir dos anos 1980, começou a se dedicar mais à TV e ao cinema, com trabalhos marcantes como “A Queda” (1978), que dirigiu e pelo qual ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, “O Mágico e o Delegado” (1983), prêmio de melhor ator no Festival de Brasília, e “O Testamento do Sr. Nepomuceno” (1994), premiado em Gramado.
Nas telonas, trabalhou também em clássicos como “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976), “Eles Não Usam Black-Tie” (1981), “O Bom Burguês” (1979) e “Narradores de Javé” (2003).
Recentemente, o ator se destacou por interpretar o médium Chico Xavier em dois filmes: “Chico Xavier” (2010) e “As Mães de Chico Xavier” (2011). Seu mais recente trabalho nas telonas foi em “Comeback”, que estreia no dia 25 de maio. No longa-metragem, ele interpreta um matador de aluguel que planeja voltar ao mudo do crime. O papel lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Festival do Rio 2016.
Na TV, um de seus papéis de destaque foi o do cangaceiro Lampião, como protagonista da primeira minissérie da TV Globo, “Lampião e Maria Bonita”, de 1982. Dirigida por Paulo Afonso Grisolli, a minissérie se baseou nos últimos seis meses de vida de Virgulino Ferreira da Silva e trouxe Tânia Alves como a parceira do cangaceiro.
Seu último trabalho televisivo foi na novela “Babilônia” (2015), onde interpretou o personagem Sebastião. Nelson Xavier atuou também em grandes novelas como “Pedra Sobre Pedra”, “Renascer”, “Irmãos Coragem”, “Senhora do Destino”, “Belíssima”, “A Favorita”, “Gabriela” e “Joia Rara”.
Do UOL

Senado aprova em primeiro turno PEC que torna estupro crime sem prescrição

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (09) uma proposta de emenda à Constituição que torna o estupro um crime imprescritível. Isso significa que não haverá prazo legal para que a vítima possa fazer a denúncia e o agressor possa ser processado e condenado, se for o caso.
Hoje, esse prazo é de 20 anos, após o qual, mesmo que a vítima denuncie, o autor do crime não pode mais responder por ele. A lei atual estabelece que o estupro é crime inafiançável e hediondo, o que agrava a pena e reduz o acesso a benefícios relacionados à execução penal.
Apesar das punições já mais duras, a relatora da matéria, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), disse que o estupro não se iguala a outros crimes hediondos que têm prazo de prescrição. Segundo ela, o que diferencia esse tipo de violência de um crime como homicídio, por exemplo, é o fato de que a denúncia leva muito mais tempo para ser feita no caso do estupro.
“O que diferencia e o que permite a imprescritibilidade do crime de estupro é o lapso temporal que existe entre o ato cometido, entre o crime, e o tempo que se leva para que a mulher tenha a coragem de denunciar. Imagine quando ela tem que denunciar o companheiro, o pai, o padrasto, o tio. Imagine quando acontece com crianças de 2, de 3, de 5, de 8 anos de idade”, afirmou.
Além dos casos de crianças e de situações em que o abuso ocorre dentro do ambiente familiar, há ainda as situações em que as vítimas têm vergonha de denunciar porque sofrem preconceito a respeito do local em que estavam ou da roupa que estavam usando, na opinião da senadora.
Esse ponto também foi levantado pelo autor da proposta, senador Jorge Viana (PT-AC). “Quando uma mulher vai denunciar que sofreu um estupro ela vira vítima de novo, porque perguntam que roupa ela estava usando, se ela tinha bebido, então até isso nós vamos ter que mudar”, afirmou.
Para o senador, a mudança constitucional “manda um recado duro para os estupradores que fazem do Brasil um país campeão de estupros, dizendo: 'olha, se você cometer um estupro, a qualquer momento você pagará por ele'”.
Tramitação: A PEC vai passar por mais três sessões de discussão antes de ser votada em segundo turno no plenário. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados. Caso receba votos favoráveis também por lá, a proposta fará com que estupro se iguale ao crime de racismo e de organização armada contra o Estado Democrático de Direito – os únicos imprescritíveis atualmente. (Via: Agência Brasil)

Moradora de rua grávida é encontrada morta na Bahia

Uma testemunha afirmou que viu o corpo da vítima em chamas
Uma mulher grávida em situação de rua foi encontrada morta, com o corpo queimado, em Salvador. A vítima foi encontrada na manhã desta terça-feira (9), em um terreno abandonado, no bairro de Paripe, região do subúrbio da capital baiana.A identificação da mulher não foi divulgada e, de acordo com moradores, a vítima era uma mulher jovem e tem um filho de três anos, que vive em um abrigo para menores.
Segundo o G1, a PM referiu que o corpo da vítima tinha marcas de tiros. Uma testemunha afirmou que viu o corpo da vítima em chamas. “Eu subi no muro para ver se eu conhecia e vi o corpo queimando, o povo tirando foto, gravando. Muita covardia o que fizeram com ela”, disse a moradora.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil.

Visando melhorar imagem de Paulo Câmara, Governo de Pernambuco vai investir em campanha de mídia on-line

 
O Palácio do Campos das Princesas prepara o lançamento de uma estratégia digital, para tentar diminuir a rejeição do governo Paulo Câmara. Os canais digitais com foco direto nos blogs e sites de notícias deverão apresentar ações desenvolvidas pela gestão do socialista.
Além da agenda do governador, a estratégia é destacar na mídia online boas notícias do Palácio, mostrando as ações políticas e serviços. O mais interessante da mídia digital para a administração pública é o alto retorno sobre investimento, pois o custo é relativamente baixo, se comparado às mídias tradicionais como, TV e veículos impressos, por exemplo.

Finanças analisa dívidas da Mendes Júnior com fornecedores da Transposição nesta quarta (10)

A Comissão de Finanças da Alepe promove, nesta quarta (10), audiência pública para debater atrasos de pagamentos referentes às obras de Transposição do Rio São Francisco realizadas no Sertão pernambucano. O foco do encontro serão as pendências da empresa mineira Mendes Júnior Engenharia S.A com fornecedores da cidade de Salgueiro e demais regiões.
A iniciativa do debate partiu do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), que preside o colegiado, por sugestão do prefeito de Salgueiro, Clebel de Souza Cordeiro. Estarão presentes representantes do Ministério da Integração Nacional, do Grupo Serveng (companhia do ramo de engenharia e construção), além dos deputados federais Gonzaga Patriota (PSB-PE) e Creuza Pereira (PSB-PE) e de outras autoridades.

Vazam fotos íntimas de padre com jovens em motel de Delmiro Gouveia; diocese decide afastá-lo

O padre Antônio Bernardo que já foi pároco em Delmiro Gouveia, se envolveu em uma polêmica nesta terça-feira dia (09), após ter fotos íntimas compartilhadas nas redes sociais com dois rapazes delmirenses em um suposto motel da cidade. Devido a grande repercussão, a Diocese de Palmeira dos Índios decidiu afastá-lo do cargo até a conclusão das investigações.
Por meio de nota, a Diocese explicou que o processo transcorre em segredo de justiça e os autos do procedimento canônico, após concluída a fase diocesana, seguirão para Cidade Estado do Vaticano, em Roma na Itália para decisão do Santo Padre Francisco.
Em um grupo de Whatsapp, um dos envolvidos citou que estava ficando com o outro rapaz, e que o padre teria chegado e iniciou uma bebedeira entre eles. Ele finalizou dizendo que ele é padre e sabe o que faz.
Confira a nota da Diocese na íntegra: A Diocese de Palmeira dos Índios comunica que, no dia de hoje, foi instituído um Processo Administrativo Penal em desfavor do Reverendo Pe. Antônio Bernardo dos Santos, do clero desta Diocese. O Processo transcorre em segredo de justiça. Os autos do procedimento canônico, concluída a fase diocesana, seguirão para a Cidade Estado do Vaticano, em Roma (Itália), para a decisão do Santo Padre Francisco. Rezemos pela Santa Igreja, particularmente pela nossa Diocese.
Palmeira dos Índios, AL, 09 de maio de 2017.
Por Ítallo Timótio - Site do Ozildo Alves

Chuva voltou para salvar a lavoura no Sertão do Pajeú

Por Anchieta Santos
Depois de uma estiagem que assustou agricultores ameaçando botar a perder as plantações de milho e feijão a chuva voltou à região do Pajeú na noite desta terça-feira (09). Afogados da Ingazeira foram 9mm; Carnaíba foram 4mm;
Houve registro de chuva também em Iguaracy, Custódia. Na zona rural choveu no Lajedo, Dois Riachos, Santo Antônio 3, Carnaúba dos Vaqueiros e Roça de Dentro.

Iguaracy: Prefeitura inicia "Projeto Governo Itinerante" que levará serviços a população em suas próprias comunidades.

Governo Itinerante – A Prefeitura de Iguaracy, lança nesta quinta-feira (11), o Projeto “Governo Itinerante”. A primeira edição, acontecerá na comunidade de Mata Verde, a partir das 8 horas. Segundo o prefeito Zeinha Torres, serão oferecidos diversos serviços das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Educação, Cultura e Esportes, Administração, Agricultura. (Júnior Finfa)

Edital do concurso da PMBA sai nesta quarta-feira dia (10)

O governador Rui Costa anunciou, na noite desta terça-feira (09), em transmissão ao vivo no Facebook, o lançamento do edital do concurso público para o provimento de 2.750 vagas para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O edital de abertura de inscrições será publicado nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o edital, 2 mil vagas são destinadas ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e 750 vagas são voltadas ao Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso terá duas etapas e será realizado pela Secretaria Estadual de Administração e pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que na Bahia é responsável pelos concursos públicos da Embasa e Agerba.
As inscrições acontecerão de 15 de maio a 19 de junho, exclusivamente pela internet, no site da IBFC, seguindo o horário de Brasília. A taxa custa R$ 70,00.
Das duas mil vagas disputadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenha interesse.
Podem concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também observadas outras exigências do edital.
SELEÇÃO E INGRESSO: O concurso contará com duas etapas, com provas objetivas e discursiva, previstas para o mês de agosto. Será apenas um dia de seleção, com duração de 4h30min. O resultado obedecerá à ordem de classificação, seguindo a publicação das notas finais em ordem decrescente, observando cargo, região e sexo.

Duas crianças entre 5 e 6 anos morrem afogadas em açude, no Sertão da Paraíba

De acordo com as informações, duas irmãs Maria de Lurdes Lima da Silva de 5 anos e Ana Cristina Lima da Silva de 7 anos de idade, morreram afogadas em um pequeno lago, no sítio Riachão, município de Itaporanga, distante 2 quilômetros do centro da cidade.
Segundo um pedreiro que estava em uma obra nas proximidades, as crianças desceram sozinhas para o lago e ao sentir a faltas delas, a mãe correu para o local e logo se deparou com a tragédia. “Foi à própria mãe que realizou o resgate dos corpos. Ela ainda tentou reanimá-la mais as crianças já estavam sem vida. Ficou em choque”, comenta o pedreiro.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi até o local, mais não pode fazer nada.
O fato foi registrado por volta das 8h40min desta terça-feira (09), próximo do Aterro Sanitário ItaResiduê, na pista que liga Itaporanga a Pedra Branca.
O Major Hélder Ribeiro tomou conhecimento do fato e lamentou a morte precoce das crianças.
Os corpos estão em cima de uma cama na casa da mãe das crianças e aguardam a chegada da perícia.

Lava Jato pede pena mais pesada a Eduardo Cunha e cobra US$ 77 milhões

A Lava Jato quer ampliar a pena imposta pelo juiz federal Sérgio Moro ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB/RJ) – 15 anos e quatro meses de prisão. Em apelação, onze procuradores da República que integram a força-tarefa da maior operação já realizada no País contra a corrupção pedem ao juiz que condene o peemedebista também por mais um crime de lavagem de dinheiro e por mais um de evasão de divisas.Também querem que o ex-deputado seja condenado a restituir o equivalente a US$ 77,5 milhões, a título de reparação de danos.
Documento
APELAÇÃO PDF
Eduardo Cunha está preso em Curitiba, base da Lava Jato, desde outubro de 2016, por ordem de Moro.

Tribunal Regional Federal: Esperteza da defesa de Lula engole o dono


Lula tentou adiar o encontro com Sergio Moro, marcado para esta quarta-feira (10), porque seus advogados, por esperteza, imaginaram ter enxergado uma oportunidade no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Normalmente, o pedido de adiamento seria submetido ao crivo do desembargador João Pedro Gebran Neto, que já se revelou um magistrado duro de roer. Mas Gebran está em férias. E os advogados de Lula decidiram tentar um bote. A única coisa que obtiveram foi a confirmação de um velho ensinamento de Tancredo Neves: “A esperteza, quando é muita, come o dono.”
O juiz federal Nivaldo Brunoni, que substitui Gebran Neto, indeferiu o pedido dos defensores de Lula num despacho que exala ironia. Depois de requisitar à Petrobras um papelório que tem pouco ou nada a ver com o processo, os advogados do pajé do PT reivindicaram mais tempo para percorrer os cerca de 5 mil documentos enviados pela estatal.
''Veja-se que a juntada de documentação pela Petrobras foi requerida pela própria defesa”, realçou o juiz. “Ainda que em certa medida impertinente ao processo, porquanto não relacionada aos contratos indicados na denúncia, foi facultada pelo juízo de primeiro grau a sua obtenção para posterior juntada ao processo, inclusive com o comparecimento pessoal na sede da empresa.'' Foi como se o doutor Nivaldo Brunoni recitasse outro ensinamento de Tancredo: ''Eles criam os fantasmas e depois se assustam com eles.''
Para desassossego da banca que defende Lula, o juiz arrematou o seu despacho nos seguintes termos: ''Não se desconsidera que a existência de milhares de páginas para exame demanda longo tempo, mas foge do razoável a defesa pretender o sobrestamento da ação penal até a aferição da integralidade da documentação por ela própria solicitada, quando a inicial acusatória está suficientemente instruída.''
Quer dizer: além de não conseguir o pretendido adiamento, a defesa de Lula enfiou dentro do processo uma manifestação vinda do tribunal de segunda instância informando que “a inicial acusatória está suficientemente instruída.” Significa dizer que, vencida a fase dos depoimentos e das chamadas alegações finais, Sergio Moro poderá produzir uma sentença. Espera-se que Lula tenta algo a oferecer além da esperteza dos advogados.
— Atualização feita às 18h39 desta terça-feira (09): o mesmo juiz Nivaldo Brunoni indeferiu o pedido da defesa de Lula para gravar, com equipe própria, as imagens do interrogatório de Lula. O magistrado considerou a petição inusitada e ilógia. ''As gravações de audiência já passam de uma década e, até hoje, nunca transitou por este tribunal inusitado pedido, tampouco notícia de que a gravação oficial realizada pela Justiça Federal tenha sido prejudicial a algum réu'', anotou.
Blog do Josias de Souza

Moro ligou para explicar “frieza” em encontro a Bolsonaro

O juiz Sérgio Moro telefonou para o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) para se explicar sobre sua reação ao cumprimentá-lo no Aeroporto Internacional de Brasília, no último dia 30 de março. As imagens do encontro viralizaram na internet devido à “frieza” demonstrada pelo juiz da Operação Lava Jato ao gesto de continência feito pelo pré-candidato à Presidência.
Segundo o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, poucos dias depois do episódio, Bolsonaro foi surpreendido pela ligação de Moro quando participava de um evento em Parnaíba (PI). Moro afirmou ao deputado que não teve a intenção de ofendê-lo e que não queria que o gesto tivesse sido explorado politicamente. A informação foi confirmada pelas duas partes ao jornal.
“De fato, contatei o sr. deputado a fim de esclarecer, em vista da repercussão do episódio no aeroporto, que não era minha intenção ofendê-lo ou que o ocorrido fosse explorado politicamente. Somente isso”, disse o juiz à Gazeta do Povo, por meio da sua assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná.
Bolsonaro confirmou a conversa, que, de acordo com ele, durou dez minutos, mas evitou dar detalhes sobre o diálogo. O encontro se deu no aeroporto de Brasília no dia em que Sérgio Moro participou de uma audiência na comissão especial da Câmara que discute o Código de Processo Penal (CPP). A presença do juiz transformou o colegiado em palco de disputa política entre os parlamentares do PT e de outros partidos.
Críticos do parlamentar fizeram uma montagem ao final do vídeo, com direito a pagode do Raça Negra como trilha sonora. “Você jogou fora o amor que eu te dei, o sonho que sonhei. Isso não se faz. Você jogou fora a minha ilusão”, disse o trecho destacado da música “É tarde demais”, sucesso do grupo nos anos 90.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS