BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de junho 11, 2017Mostrar tudo

Feriado estadual em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817 vira lei

Pernambuco conta com mais um feriado civil estadual. Como forma de registro e homenagem, o dia 6 de março foi instituído como Data Magna em alusão a eclosão Revolução Pernambucana de 1817, que completa 200 anos em 2017. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e elenca algumas medidas que deverão ser adotadas.
Com a novidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco deverá acrescentar no seu calendário a realização de reunião solene para a entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca em todo dia 6 de março. As escolas também terão que incluir a data no calendário letivo.
“Promoverão o estudo dos fatos históricos relativos à Revolução Pernambucana de 1817, cabendo-lhes escolher formas pedagógicas de comemorações, incluindo a realização de desfile cívico”, diz o texto.
Sob responsabilidade do Poder Público, haverá ainda comemorações com hasteamento solene da bandeira do estado no Palácio do Governo e colocação de coroa de flores no monumento aos revolucionários, localizado na Praça da República.
Com a data, será, também, implantada a Semana Histórica de Pernambuco. O projeto aprovado foi apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB). A proposta dos parlamentares retoma a proposta original de uma lei estadual de 2007, que definiu o dia 6 de março como Data Magna.
História
Há 200 anos, Pernambuco foi palco de uma república à parte, livre da Coroa Portuguesa, durante um pouco mais de 70 dias. No século XIX, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido. Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. A Revolução Pernambucana de 1817 tomou constituiu-se, assim, um governo republicano e liberatório forjado por uma Constituição Provisória. (G1)

MPPE recomenda que PM evite uso de soldados em formação para fazer segurança no São João

Para evitar que a segurança seja feita por policiais sem formação correta, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Polícia Militar (PM) que, durante os festejos juninos, a corporação se abstenha de escalar alunos do Curso de Formação e Habilitação de Praças como reforço no patrulhamento das cidades pernambucanas. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (10).
Feita pelo promotor Westei Condey Martin Júnior, a recomendação ainda ressalta que há um inquérito civil, tramitando na 7ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania da Capital, para investigar possíveis irregularidades no curso de Formação Profissional de Soldado da Polícia Militar de Pernambuco. De acordo com o documento, há relatos de 2012 referentes a emprego indevido de alunos do curso durante eventos públicos no estado.
Para o promotor, o policiamento feito por profissionais sem a formação adequada pode prejudicar a sociedade, em virtude da qualidade do policiamento ostensivo a ser prestado. Segundo o representante do MPPE, a corporação também deve se basear nos princípios da necessidade e proporcionalidade antes do uso da força.
De acordo com a recomendação, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) tem cinco dias para informar ao Ministério Público se a recomendação será acatada.
Procurada pelo G1, a PM de Pernambuco informou que o assunto deve ser tratado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), que coordena o centro de ensino e a formação de soldados.
MPPE investiga PM: No mês de maio, o MPPE instaurou um inquérito para investigar a forma de treinamento de PMs e guardas municipais do Recife, para avaliar os mecanismos de operação com armas não letais. A instauração do inquérito foi motivada pelo caso da morte de um jovem que participava de um protesto contra a violência no município de Itambé, na Zona da Mata Norte, e foi atingido por um tiro de bala de borracha disparado por policiais militares. (Via: G1 PE)

Pai é preso acusado de abusar sexualmente do próprio filho de 6 anos em cidade da Paraíba

A polícia militar da cidade de Piancó prendeu na noite desta sexta-feira (9), um senhor de 56 anos de idade acusado de abusar sexualmente do próprio filho de 6 anos.
O homem é separado da mãe da criança e mora sozinho, e foi a própria ex-companheira que o acusou de estupro.
Segundo informações da Polícia Militar, a própria criança contou à mãe sobre os abusos sofridos pelo pai durante sua visita. O garoto foi encaminhado para o Hospital da cidade para realizar exames que comprovem o abuso. De acordo com a PM, ao submeter a criança a exames, a mãe denunciou os abusos.
O Conselho Tutelar da cidade de Piancó foi acionado e compareceu ao hospital, acionando em seguida, a polícia militar, que saiu em diligência e prendeu o acusado em sua residência.
O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia civil da cidade de Itaporanga, para serem adotadas as medidas cabíveis ao caso.
DIÁRIO DO SERTÃO

Fique por dentro das últimas notícias do Governo Municipal de Iguaracy

Acesso a informação é um direito de todos. Fique por dentro das notícias mais recentes do Governo Municipal de Iguaracy.
  • Para ver mais ações e realizações: CLICK AQUI
  • Acompanhe nossa página no Facebook: CLICK AQUI
  • Para receber links das atualizações no seu WhatsApp, envie "EU QUERO" para (87)98821-5232
- Ultimas 10 Notícias:

Banco do Brasil atenderá cliente em qualquer agência

Já pensou em não depender mais da sua agência bancária para resolver pendências e contratar soluções financeiras? Pois isto será possível em breve no Banco do Brasil (BB). É que, após dois anos de trabalho, a instituição conseguiu integrar seu sistema de dados para atender todos os clientes em qualquer ponto do País. A ação, inédita no Brasil, começa a valer no próximo 2 de julho.
O banco ainda vai liberar a abertura de contas correntes pelo celular e a transferência de recursos por meio de QR Code ou mensagens em redes sociais como WhatsApp e Messenger. As novidades foram anunciadas durante o Ciab, congresso de inovação bancária realizado nesta semana pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, e visam facilitar a vida dos usuários.
 

Produção de leite de cabra no Semiárido ganha destaque em Seminário regional

A caprinocultura de leite foi um dos destaques do I Seminário de Tecnologia e Empreendedorismo para o Semiárido Pernambucano – SETESPE e a I Mostra de Tecnologias Adaptadas ao Semiárido, que aconteceram esta semana em Serra Talhada. Os eventos difundiram técnicas que são desenvolvidas por instituições de fomento, pesquisa, ensino extensão, auxiliando no fortalecimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Sertão do Pajeú.
Realizado pelo Sebrae em Pernambuco, aconteceu no Centro Tecnológico do Pajeú/ ITEP, é fruto do Projeto de Desenvolvimento e Inclusão Produtiva para o Seminárido, que vem sendo executado através de reuniões periódicas com o comitê gestor para discutir as ações voltadas para a região.
Para o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, que é incentivador da atividade e atua na divulgação e fomento da marca Pajelat, o encontro foi mais uma oportunidade para difusão do potencial e muitas alternativas da produção do leite de cabra. “A caprinocultura de leite supera as dificuldades da seca. Com um conjunto de outras providencia de organização de produção, planejamento e logística para atender mercado privado, haverá desenvolvimento econômico e social na região”.
Segundo ele, o Sebrae já está dando contribuição com espertize para que a gestão do negócio seja feita mais profissionalizada, além do papel articulador. “Vamos participar da Exposerra, do Agrinordeste e para isso estamos nos preparando. Também estamos ampliando treinamento para futuro financiamento de mais criadores”. O leite Pajelat montou stand no evento e foi muito prestigiado, despertando atenção inclusive da imprensa televisiva.
Foram parceiros no evento na ação a Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE; EMBRAPA Semiárido; Instituto Federal – IF Sertão; Instituto Tecnológico de Pernambuco –ITEP; Secretaria de Agricultura de Pernambuco; Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Empreendedorismo, Trabalho e Qualificação; Secretaria de Ciência e Tecnologia; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; ADDiper; Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA; Instituto do Semiárido – INSA; CODEVASF; SUDENE; Produtores Rurais: Programa Leite de Cabra da Cooperativa de Criadores de Leite de Cabra do Distrito de Jabitacá –CCODJA, e empresas de energia solar. (Nill Júnior)

Boletim na íntegra das ocorrências registradas no dia 10 de junho 2017.

(LESÃO CORPORAL)
Município : São José do Egito – PE.
Local : Rua Geminiano Costa, Povoado de Juazeirinho, zona rural, São José do Egito – PE.
Data/Hora : 101600JUN2017.
Imputado : E. A. G. 22 anos, solteiro, agricultor.
Endereço : Povoado de Juazeirinho, zona rural, São José do Egito – PE.
Vítima : C. F. R., 22 anos, casado, agricultor.
Endereço : Povoado de Juazeirinho, zona rural, São José do Egito – PE.
Resumo : A GT ordinária foi informada pelo guarda do hospital local que tinha dado entrada naquela unidade hospitalar uma vítima de esfaqueamento. Chegando ao hospital, a irmã da vítima relatou que a vítima e o imputado entraram em vias de fato e não sabia o motivo da briga, que tempos depois o imputado armado com uma faca peixeira foi à residência da vítima e o surpreendeu com um golpe de faca nas costas e um corte na bochecha e evadiu-se tomando destino ignorado. O policiamento realizou diligências para localizar o imputado, porem sem êxito. A vítima ficou em observação médica no hospital local e não corre risco de morte. A ocorrência foi passada à disposição da DP Local para serem tomadas as medidas cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(AMEAÇA / AGRESSÃO VERBAL)
Município : Itapetim – PE.
Local : Rua José Ailton Sales, nº06, Vila das Crianças, Itapetim – PE.
Data/Hora : 101500JUN2017.
Imputada : C. M. V. de A., 25 anos, casada, agricultora.
Endereço : Vila das Crianças, Itapetim – PE .
Vítima : F. M. de A., 50 anos, viúva, agricultora.
Endereço : Vila das Crianças, Itapetim – PE.
Resumo : A GT Local foi informada pelo agente plantonista da Polícia Civil, que no endereço citado havia uma ocorrência de ameaça e agressão. Chegando ao local, testemunhas informaram que essas confusões são constantes entre mãe e filha. A vítima, que é genitora da imputada, relatou ao policiamento que foi ameaçada pela imputada com um facão e um pedaço de madeira. O policiamento não localizou o facão nem o pedaço de madeira. Diante do fato, as envolvidas foram encaminhadas a DP de Afogados da Ingazeira para serem tomadas as medidas cabíveis.
__________________________________________________________________________________
(VIOLÊNCIA DOMÉSTICA / AGRESSÃO)
Município : Afogados da Ingazeira-PE
Local : Rua da Macambira, Brotas, Afogados da Ingazeira-PE
Data/Hora : 102210JUN2017
Imputado : A, A, M, B,, 31 anos, amasiado, agricultor.
Endereço : Bairro Brotas, Afogados da Ingazeira-PE
Vítima : E. P. do N. S., 30 anos, amasiada, agricultora.
Endereço : Bairro Brotas, Afogados da Ingazeira-PE
Resumo : A GT local foi acionada pela Central de Operações para verificar uma violência doméstica no endereço acima mencionado. Ao chegar ao local, a vítima relatou que estava bebendo com uma colega quando seu companheiro com crise de ciúmes deferiu-lhe um tapa no rosto, informou ainda que tentou se livrar das agressões, porém o imputado continuou com os tapas e puxou seu cabelo vindo a jogá-la ao chão. O imputado foi detido encaminhado à DP local, onde o mesmo foi autuado em Flagrante Delito.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS