Secretária de Educação faz balanço final do projeto “UFPE no Meu Quintal” em Iguaracy.


Secretária de Educação faz balanço final do projeto “UFPE no Meu Quintal” em Iguaracy.

Rita de Cássia que é secretária de educação no município de Iguaracy, disse que o resultado final do projeto “UFPE no Meu Quintal” foi bastante positivo. Disse que logo no início existiu uma grande preocupação se a comunidade iria interagir e se o governo municipal iria atender as expectativas da caravana da UFPE. Disse que toda a equipe de governo se engajou bastante, tanto na adequação das acomodações, como na alimentação e recepção, e que os ilustres visitantes se sentiram realmente em casa, e puderam realizar com maestria aquilo que vieram fazer.
“Foi superado as expectativas dos dois lados, eles trouxeram para a população aquilo que haviam prometido e nós fizemos a nossa parte da recepção, providenciamos a alimentação, o alojamento da forma que eles esperavam, as equipes de apoio de cada secretaria sempre em prontidão, a parte de limpeza e de toda a infraestrutura que o município tinha a oferecer de melhor, isso tudo foi colocado a disposição”, disse.
Segundo a secretária, alguns prefeitos da região entraram em contato no interesse de levar a caravana da UFPE para os seus municípios, mas quando ficaram cientes do alto custo, acabaram recuando. Rita disse que os gastos não foram a maior preocupação da prefeitura e que o prefeito Zeinha deu todo o suporte necessário, realçando que o prefeito sempre tem dito que “com educação não se gasta, se investe”.
Uma coisa que chamou a atenção da secretária foi que a universidade apesar de ter chegado com as 34 oficinas já prontas, todas moduladas e com os seus respectivos monitores, tiveram ainda a preocupação de visitar as comunidade e ouvir a população em seus anseios, dessa forma, fizeram de bom grado algumas mudanças e adequações nas oficinas e criaram até novas oficinas para atender as necessidades das comunidades.
Uma dessas novas oficinas que foram criadas através de uma parceria com Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e que foi um grande sucesso, foi a oficina de fabricação de vassouras com garrafas peti.
Segundo Rita, as mulheres gostaram muito de aprender a fabricar as suas próprias vassouras para utilizar no dia a dia e até para vender. Com o acréscimo das novas oficinas que foram criadas, Rita disse que o número de inscrições chegou a surpreendente casa de duas mil e quatrocentas pessoas, ficando a quantidade de inscritos muito balanceada em relação aos dois polos que foram realizados em Iguaracy e Jabitacá.
Rita disse que uma das grandes preocupações iniciais seria como fazer chegar às mãos dos mais de dois mil inscritos os seus respectivos certificados, isso logo após o término de cada curso para não ficar para depois. Então em uma dinâmica bastante arrojada e previamente elaborada, após o inicio de cada oficina, a sua equipe com a lista de frequência em mãos, já iam imprimindo os certificados. Então dessa forma, no final das primeiras oficinas quando os monitores da universidade viram que os certificados já estavam prontos para serem entregues, se surpreenderam com a agilidade da equipe de governo. Disse que foi uma felicidade muito grande por parte dos monitores entregarem eles mesmos, junto com os seus coordenadores, os certificados dos alunos. Disse que na ocasião todos puderam registrar através de muitas fotos este momento com muita satisfação. Segundo a secretária, este e outros pontos que foram pensados com antecipação, pegaram de surpresa a equipe da UFPE e isso foi um ponto muito positivo para a imagem do município.
Finalizando a nossa entrevista, Rita de Cássia fez uma importante observação sobre o precioso intercâmbio que existiu entre a caravana da UFPE com a comunidade de Jabitacá. Disse que pelo fato destes terem ficado hospedados no distrito, conhecido por ser muito hospitaleiro, fizeram logo muitas amizades, e que apesar do município ter colocado a disposição tudo o que necessitavam, em alguns momentos, os alunos da universidade (monitores), deixaram o conforto de seus alojamentos e estavam frequentando as residências das pessoas, onde lá almoçaram e até jantaram, e isso foi muito bonito e gratificante. Segundo Rita, certamente a Festa de Agosto em Jabitacá terá um maior número de turistas neste ano de 2018.
Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE
CLICK AQUI e veja mais notícias sobre Iguaracy
Governo Municipal "Um Novo Tempo, Uma Nova História".

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS