18 de Maio: Autoridades se reúnem para debater violência sexual em Iguaracy. Durante o evento, foi apresentado proposta para criação do “Dia Municipal” em honra a memória da iguaraciense Silene Souza Gomes.


18 de Maio: Autoridades se reúnem para debater violência sexual em Iguaracy. Durante o evento, foi apresentado proposta para criação do “Dia Municipal” em honra a memória da iguaraciense Silene Souza Gomes.

Na manhã desta sexta-feira (18), o Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e CONSELHO TUTELAR, realizou um grande evento de mobilização e sensibilização referente ao 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Com o slogan “MEXA-SE, a infância precisa da Rede de Proteção - Viver sem violência é Direito da Criança e do Adolescente e Dever do Estado”, equipes que compõem importantes órgãos de proteção como o CRAS, CREAS, COMDICA, e o anfitrião do evento que foi o CONSELHO TUTELAR, deram as boas vindas a todos os participantes para o grande debate sobre o enfrentamento à Pedofilia, à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil no município.
O evento contou com a condução brilhante da cerimonialista Rosângela Pereira de Queiroz, que após uma breve reflexão sobre a importância do momento, realizou a convocação para a formação da mesa, através dos ilustríssimos convidados: José Torres Lopes Filho, prefeito do município, Juliany Rabêlo, Secretária de Assistência Social, Dr. Marcos Virgínio, Delegado de Iguaracy, Agente Núbia Amoedo, Delegacia da Mulher de Afogados da Ingazeira, Daniel Ribeiro, Comissário de Policia Civil, Jair Moreno, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Josiane Ramos, Secretária do COMDICA, Roberta Torres, Coordenadora do CREAS, Andreza Camila, Psicóloga do CREAS, Adriana Macena, Coordenadora do NASF, Josilene Mendes, Psicóloga do CRAS, Ana Cleide e Socorro Araújo, representantes do CRAS, Shirley Walquiria, Diretora da Mulher, Marília Correia, Coordenadora Regional da Secretaria da Mulher e os anfitriões do evento, os conselheiros tutelares: Maria do Socorro, Bianca Simões, Aléx Soares, Maria do Carmo e do presidente do órgão, Sérgio Coelho de Freitas.
A Câmara de Vereadores de Iguaracy se tornou palco de um importante ajuntamento, o encontro teve por objetivo mobilizar a sociedade iguaraciense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Estiveram presentes ao evento os vereadores Tenente de Viana, Jorge Soldado, Fábio Torres e Manoel Olimpio que estava acompanhado do ex-prefeito Francisco Dessoles. Foram convidados ainda representantes da sociedade civil, autoridades diversas, professores, alunos e publico em geral.
Para o prefeito de Iguaracy, José Torres Lopes Filho, a ação de convocar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no município é muito importante e o governo municipal está pronto para dar todo o apoio que for necessário.
A Delegacia de Polícia local mostrou que está atenta a essas práticas criminosas onde crianças ou adolescente são usadas para o prazer sexual de pessoas mais velhas, durante o debate, o Delegado de Polícia, Dr. Marcos Virgínio alertou que qualquer ação de interesse sexual, consumada ou não é crime.
Ao longo deste mês de maio, os órgãos que compõem a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do município estiveram promovendo ações como palestras e atividades nas escolas públicas e estaduais do município, alguns dos representantes destes órgãos, estiveram dando a sua contribuição durante o evento, a saber, o próprio Conselho Tutelar, representado pela Conselheira Silvinha e o NASF, representado por Adriana Mascena. Também manifestou-se publicamente o presidente do COMDICA, Jair Moreno e a estudante Bianca Lucena, socializando o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos de Gênero da Escola EREM Professora Rosete Bezerra de Souza.
É necessário identificar e atender as vitimas de abuso sexual. Ter uma escuta diferenciada para entender e encaminhar essas vítimas quando necessário, para que elas possam ter condições de se sentirem mais seguras e encontrarem o caminho para o restabelecimento emocional. Desta forma, é necessário ter sempre a disposição excelentes profissionais da psicologia, entre elas Josilene Mendes, Psicóloga do CRAS e Andreza Camila, Psicóloga do CREAS, ambas muito envolvidas também na questão da prevenção, participando sempre das reuniões em escolas e encontros como o que foi realizado.
Desde o ano 2000, através da Lei Federal 9.970, o dia 18 de maio ficou instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Adolescentes. A data está associada ao Caso Araceli, uma menina de oito anos, do Espírito Santo, que em 1973, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O corpo dela foi encontrado carbonizado, seis dias depois. Os agressores, um grupo de jovens de classe média alta, até hoje não foram condenados.
Durante o evento, o conselheiro Sérgio Coelho, entregou nas mãos do prefeito Zeinha Torres, um importante documento onde propõe a Criação do Dia Municipal de Combate a Violência e Exploração Sexual, a petição é em honra e homenagem a adolescente SILENE SOUZA GOMES, iguaraciense e aluna da Escola Dr. Diomedes Gomes Lopes que foi vítima de estupro seguido de morte no ano de 2002.
Para o conselheiro, ver este dia criado vai ser um grande sonho realizado, principalmente porque o ocorrido aconteceu justamente no primeiro mandato dele como conselheiro e acompanhou de perto todo o drama e sofrimento vivenciado pela família, amigos, professores e colegas de escola da jovem.
O conselheiro Alex Soares leu para os presentes as justificativas colocadas para que seja criada a lei municipal em lembrança ao caso de Silene Souza Gomes, ocorrido no dia 06 de outubro de 2002. O fato, ainda hoje causa indignação e revolta na sociedade, com a criação de um dia em sua homenagem, isso chamaria a atenção da população para essa problemática, considerando ao mesmo tempo, que a cidade passaria a ter dois momentos para trabalhar o tema por ano, em maio e outubro, e isto certamente estimularia ainda mais o desenvolvimento de trabalhos que giram em torno do problema, possibilitando às crianças conhecerem mais sobre o que caracteriza a violência sexual, como ele ocorre, quais são os danos, quais são as formas de denunciar e que existem pessoas que podem as ajudar em caso de necessidade, valorizando assim o apoio em todos os sentidos, dando voz aos pequeninos, principalmente aqueles que frequentemente estão em situação de maior vulnerabilidade e risco social.
Para o conselheiro Sérgio, a criação do Dia Municipal, remete para uma realidade nossa, trata-se de um caso trágico infelizmente ocorrido em nosso município, e isso certamente servirá de inspiração e motivação para um trabalho mais forte em relação ao tema, além de conscientizar que casos como o de Araceli no Espírito Santo, pode muito bem acontecer em nosso próprio município, assim como ocorreu com nossa conterrânea Silene, que atualmente era para estar com 30 anos de idade, se não tivesse ocorrido a terrível atrocidade contra sua integridade, seu corpo e sua vida.
Autoridades policiais como a Agente Núbia Amoedo, representando a Delegacia da Mulher de Afogados da Ingazeira e Daniel Ribeiro, Comissário de Policia Civil, defenderam a importância do debate para fortalecimento da rede. O encontro teve a proposta de realizar uma maior interação entre as autoridades legalmente constituídas que compõem a rede de proteção na cidade e também na região. Foram convidados ainda o Promotor Dr. Lúcio Luiz de Almeida e a Defensora Pública Isbela Cristina C. B. Apolinário, porém, por motivos superiores não puderam comparecer ao evento.
O Vereador Fábio Alves Torres, no momento representando o Presidente da casa, Francisco de Sales Galindo, declarou total apoio ao projeto de criação do Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças Adolescentes em Iguaracy.
Os órgãos que compõe os mecanismos de defesa de Iguaracy estão de parabéns, é preciso mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade, em especial os pais, professores, alunos, a participarem da luta em defesa e garantia dos direitos sexuais de suas crianças e adolescentes. Foi com este sentimento que a Coordenadora Regional da Secretaria da Mulher, Marília Correia, disse que a criação do Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças Adolescentes deveria ser feito em todas as cidades do Brasil e que o conselheiro Sérgio Coelho estava de parabéns pela iniciativa.
O momento teve também por objetivo propor um diálogo com a comunidade sobre o abuso e exploração sexual contra criança e adolescente e contou com a participação das próprias crianças sobre o tema abordado. João Amaral, que é representante da Associação Bem Viver, também fez as suas considerações em relação aos deficientes do município.
O dia foi marcado pela reflexão. Foi um momento em que a questão veio a público e todos os presentes foram envolvidos. De parabéns estão todos aqueles que direto ou indiretamente contribuíram para o sucesso do evento. Nossos agradecimentos especiais a Secretária de Ação Social, Juliane Rabêlo e suas equipes do COMDCA, na pessoa da secretária Josy Ramos, CRAS e o CREAS, na pessoa de sua coordenadora, Roberta Torres. A todos em nome do CONTI, nossos agradecimentos por toda força e apoio na realização do evento.
Não poderia deixa de agradecer ao nosso querido segurança, Hélio André, sempre presente nos acompanhando e auxiliando em todos os momentos.
Conquistas do CT de Iguaracy nesta nova gestão:
Hélio foi encarregado pelo prefeito Zeinha para dar um suporte de segurança ao Conselho Tutelar, além disso, o prefeito mandou instalar câmera de vigilância na sede do conselho, conseguiu através do Deputado Federal João Fernando Coutinho colocar uma emenda no valor de 110 mil reais, onde o CT de Iguaracy receberá em breve um Kit que contará com um veículo 0KM, computadores novos, impressora, entre outros equipamentos. Zeinha ainda colocou um projeto na Câmara de Vereadores, onde pela primeira vez, o CT de Iguaracy receberá mais que um salário mínimo, que será no valor de 1200,00. O prefeito a pedido do presidente do órgão, o conselheiro Sérgio Coelho, ainda estuda um aumento mais significativo para a classe, que tanto tem feito e arriscado suas próprias vidas em defesa do que temos de mais importante, que são nossas crianças e adolescentes. Por tudo isto, o CT de Iguaracy é grato a nova gestão municipal que tem olhado com bons os olhos o Conselho Tutelar da cidade.  
Agradecimento as nossas “Meninas Superpoderosas”, Bianca, Silvinha e Socorro, que deixaram na poeira a dupla dinâmica “Batman e Robin” e deram exemplo em matéria de organização e no desprendimento necessário para que tudo desse certo.
Quem trabalha com a vida, semeia esperança. É necessário agir, alertar, denunciar... Precisamos romper esse mal que atinge muitas crianças e adolescentes em nosso município!
Assessoria de Comunicação - Governo Municipal de Iguaracy/PE
https://www.facebook.com/736869623104993/photos/?tab=album&album_id=997531820372104

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS