O sertanejo é antes de tudo um forte: Jabitacá comemora com muita arte e cultura o Dia Nacional da Caatinga. Evento foi uma realização da Secretaria de Educação de Iguaracy.

O território do município de Iguaracy e coberto predominantemente pela Caatinga. Reconhecendo o valor desse importante bioma, o Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Educação e com o apoio da Secretaria de Cultura, promoveu neste último domingo (28) em Jabitacá, uma exposição em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, que é comemorado oficialmente no dia 28 de abril.
A exposição, que aconteceu em praça pública, contou com o apoio de diversos colaboradores e com a participação de alunos, gestores, coordenadores e professores da Escola Municipal Judite Bezerra, da Creche José Alves torres e da Escola Estadual Joaquim Alves de Freitas, onde foram apresentados diversos exemplares da flora, assim como também produtos produzidos pelo bioma da caatinga.
Um grande número de pessoas visitaram a exposição que teve como finalidade mostrar o outro lado do único bioma que é genuinamente brasileiro.
Membros do primeiro escalão da equipe de Governo, entre eles a secretária de educação, Rita de Cássia e a secretária de finanças, Lígia Torres, que estiveram prestigiando o evento juntamente com professores e gestores da rede municipal e estadual de ensino.
Outro atrativo da exposição se deu a partir de apresentações de alunos, que em prosas e versos falaram sobre a importância e as riquezas da Caatinga.
O Sertanejo antes de tudo é um forte, as dificuldades do dia a dia acrescentou-lhe a sensibilidade artística e o dom para a poesia. Peça de teatro e outras apresentações culturais retrataram a vida na caatinga e a importância da preservação da natureza.
Confira acima poesias que foram produzidas por jovens estudantes do 1º ano A da Escola Estadual Joaquim Alves de Freitas.
Geralmente, a caatinga é tratada como um bioma estéril e pobre em diversidade, mas ao contrário do que muitos pensam, a caatinga é bastante rica e produtiva e tem surpreendido cada vez mais pela sua resistência às condições climáticas adversas a exuberância de suas formas de vidas. 
O Governo Municipal de Iguaracy está de parabéns por instigar a população a valorizar o seu bioma e aprender a preservar e conviver com as suas riquezas naturais.