Prefeito Zeinha Torres participou do lançamento do Programa Bora Pernambucar - Turismo de Canto a Canto.

 
Da esquerda para direita: Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres, de São Caetano Jadiel Braga, Secretário Rodrigo Novaes e prefeito de Inajá, Adilson Timóteo.
Com o intuito de lançar um olhar aprofundado para o interior do Estado de Pernambuco, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur anunciou o projeto Bora Pernambucar – Turismo de Canto a Canto. A iniciativa foi apresentada, nesta terça-feira (23/07/2019), durante um café da manhã, na Sala Pernambuco, no Centro de Convenções, ao trade turístico e secretários municipais. O evento contou com vários gestores do estado, entre eles o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB).
O Sertão de Moxotó será a primeira das 12 regiões em potencial desenvolvimento a receber o seminário do Bora Pernambucar. O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira, 25 de julho, no Auditório da Secretaria Municipal de Esportes e Educação de Arcoverde, município que é a porta para o Sertão do Estado. O evento está marcado para começar às 8h, indo até as 13h. Participam da reunião de estreia do Bora Pernambucar representantes do trade turístico e de gestores dos municípios de Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari, Sertânia e da anfitriã, Arcoverde.
“Os seminários Bora Pernambucar dialogam diretamente com a nossa atual campanha de promoção, que busca revelar as belezas de Pernambuco, convidando toda a população a viajar pelo Estado. Criamos um mote forte, utilizando o próprio nome do Estado, e temos sentido uma aderência muito grande dos pernambucanos. Agora será a hora da parte mais institucional, de colocar a mão na massa para pensar, em conjunto com os gestores das cidades, em como trabalhar cada lugar da melhor forma, buscando atrair os visitantes. Vamos percorrer todo o Estado, ouvir as necessidades, e também levar conhecimento”, explica o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.Durante os quatro próximos meses de trabalho, a Secretaria de Turismo e Lazer, por meio do Departamento de Estruturação e Destinos Turísticos da Empetur (DET) da Empetur, percorrerá as regiões que compõem o mapa do desenvolvimento – Sertão de Araripe; Sertão do São Francisco; Sertão do Itaparica; Sertão Central; Sertão do Pajeú; Sertão do Moxotó; Agreste Central; Agreste Meridional; Agreste Setentrional; Mata Norte e Sul; Litoral Norte e Sul; e Metropolitana. A ideia é mapear as principais necessidades e potencialidades de cada destino, levantando dados que vão orientar as ações futuras do Turismo no Estado.
Em cada uma das visitas, serão abordados temas como capacitação, estruturação turística, a importância do marketing digital para o sucesso de um destino, e levantadas as principais carências de cada município com relação ao turismo. Os gestores municipais (diretores ou secretários de Turismo) serão os responsáveis por apresentar os atrativos turísticos naturais e culturais dos municípios.
O próximo passo do trabalho será explorar os roteiros e circuitos regionais e os equipamentos mais representativos de cada cidade, fortalecendo a interiorização, aquecendo a economia nas regiões por meio de novos negócios e da geração de empregos no setor do turismo.