Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados por telefone e internet

A partir de hoje, 90 dos 96 serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão ser feitos sem sair de casa, por meio do aplicativo e do site Meu INSS, ou pelo telefone 135, segundo o instituto.
Com os serviços automatizados, não será preciso falar com um atendente, na maioria dos casos. O objetivo é agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera, segundo o INSS. Cerca de 670 mil atendimentos por mês que antes eram feitos presencialmente poderão ser realizados pela internet ou por telefone.
Apenas 6 serviços do INSS continuam sendo feitos apenas presencialmente:
Perícia médica
Avaliação social
Vista ou carga de processos (consultas ao processo)
Realização de prova de vida
Devolução de documentos
Outros cumprimentos de exigências
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“Esses seis que restam são os serviços em que é muito importante a presença do cidadão. Não é possível digitalizar uma perícia médica, por exemplo”, disse Castro Júnior, diretor de Atendimento do INSS.
Benefício pode sair em poucas horas, diz diretor
Alguns benefícios –como a aposentadoria– podem ser liberados poucas horas após o trabalhador dar entrada no pedido, se todos os dados estiverem no sistema, afirmou o diretor de Atendimento do INSS.
“A concessão automática de benefícios também já é uma realidade no INSS. 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição, por exemplo, são feitos pelo Meu INSS, automaticamente, possibilitando resposta ao segurado em até 24h”, afirmou em junho o presidente do INSS, Renato Vieira.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
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