https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

Primeiro caso de dengue com transmissão sexual é confirmado

É a primeira ocorrência do tipo registrada no mundo. A doença foi transmitida para um homem que teve relações sexuais sem proteção com o parceiro
Autoridades de saúde da Espanha confirmaram um caso de transmissão de dengue por via sexual entre dois homens. É o primeiro caso do tipo registrado no mundo. Até então, se acreditava que o vírus fosse transmitido apenas através da picada do mosquito Aedes aegypti. A contaminação foi confirmada no final de setembro, mas o anúncio foi realizado na sexta-feira (8).
O homem contraiu a doença após ter relações sexuais sem proteção com o parceiro, que tinha viajado recentemente para Cuba e República Dominicana. Os dois países apresentam alta incidência de casos de dengue. O resultado das amostras de sêmen também detectou que se tratava exatamente do mesmo vírus que circula em Cuba.
Um caso provável de transmissão sexual entre uma mulher e um homem já havia sido objeto de um artigo científico na Coreia do Sul. Apesar da confirmação na Espanha, a Organização Mundial de Saúde (OMS) continua afirmando no site oficial apenas que “a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti“.
Redação OP9