https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

“Tomar suco de laranja equivale a receber injeção de açúcar na veia”, alerta endocrinologista

O Brasil é o quarto país do mundo em quantidade de diabéticos. De acordo com o Ministério da Saúde, a incidência da doença cresceu quase 63% nos últimos 10 anos e deve continuar a aumentar. Até 2045, atingirá 24 milhões de brasileiros. Por enquanto, são 14,5 milhões de doentes no país, dos quais metade sequer sabe que convive com a enfermidade.
A falta de informação é um fator crucial para a evolução do diabetes, doença crônica causada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, o hormônio que regula a glicose no sangue. O diabetes aumenta as chances de doenças cardiovasculares, renais e de visão.
Quanto menos informação, menor o cuidado. “O açúcar contido em todos os alimentos vai virar açúcar. Um refrigerante normal, por exemplo, tem 7,5 colheres de açúcar. Mas um copo de suco de laranja feito com três a quatro frutas pode equivaler a um refrigerante e meio em quantidade de açúcar. É como se tivesse dado uma injeção de açúcar na veia”, disse o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e professor do curso de especialização em endocrinologia e diabetes do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Gustavo Caldas.