BLOG TV WEB SERTÃO - A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS COM SÉRGIO COELHO


Mostrando postagens de fevereiro 8, 2019Mostrar tudo

Jabitacá passa a contar com plantão semanal de Secretários

O Prefeito Zeinha Torres e o Secretário de Administração Marcos Henrique anunciaram no programa institucional da Prefeitura de Iguaracy que o Distrito de Jabitacá está contando com um rodízio semanal de Secretários para realização de atendimentos para a população.
A escala de secretários em Jabitacá foi definida na última reunião de equipe e será mantida de terça a sexta semanalmente. “Na subprefeitura vai ter a escala mensal. Mesmo no dia que o secretario da pasta procurado não estiver pode ser apresentada a demanda aos que estiverem atendendo”, disse Marcos Henrique.
O gestor avaliou como muito boa a presença do governador Paulo Câmara na Assembleia da Amupe anunciando a liberação do FEM. “É um dinheiro que servirá para pagar as obras já executadas de pavimentos. Ao pagar é possível destravar outros recursos”. O próximo FEM liberado atenderá projetos de quadras, muradas de creches e pavimentos. “Os projetos já estão na Seplag esperando apenas a liberação dos recursos”.
O gestor ainda destacou o início do ano letivo com distribuição de fardamento para todos os alunos e reforma de salas de aula, além de ampliação em Irajaí, na Diomedes Gomes e na creche . Em março, Zeinha disse que começará a bater as portas de gabinetes dos deputados para destinação de emendas para o município. “Vou atrás de todos os votados em Iguaracy”.  (via Nill Júnior)

Em uma semana, dobra o número de casos de dengue em Pernambuco


A incidência de dengue, em Pernambuco, duplicou em apenas uma semana. Até o último dia 26, foram registrados 721 casos de pessoas que adoeceram com sintomas da doença. O volume é mais do que o dobro do número notificado (331 casos) na semana anterior (até o dia 19), segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que tem se mobilizado para frear especialmente um surto que se espalha pelo Sertão.
“O aumento está localizado na região, onde há um maior número de pessoas susceptíveis ao adoecimento por arboviroses. Para se ter ideia, só na Regional de Salgueiro (congrega sete municípios), foram notificados 81 casos de dengue este ano. No mesmo período do ano passado, foram apenas 6. Isso chama a atenção, pois a curva de incidência está ascendente, caracterizando um surto”, esclarece a gerente do Programa de Vigilância das Arboviroses da SES-PE, Claudenice Pontes.
⏩    Mostrar matéria completa  
Segundo a gestora, no Sertão, percebeu-se uma incidência mais baixa de arboviroses nos últimos anos epidêmicos (2015 e 2016), o que faz os municípios da região apresentaram agora um maior risco de epidemia, pois tem uma maior parcela da população susceptível à infecção pelo Aedes aegypti por não estar imune aos vírus. “Ontem (6) realizamos uma reunião, em Salgueiro, com representantes de várias secretarias, pois compreendemos que a situação requer engajamento com outros setores, como obras, saneamento e educação. E no município, chicungunha também tem lançado um alerta, pois temos recebido relatos de pessoas que adoeceram com sintomas compatíveis com a doença”, diz.
O boletim também traça essa expansão da chicungunha. No Estado, em uma semana, os casos notificados praticamente triplicaram: saíram de 45 para 121. Segundo Claudenice Pontes, no próximo balanço epidemiológico, que será divulgado até a sexta-feira (8), outras áreas do Sertão devem aparecer em situação semelhante à de Salgueiro. É o caso de Custódia. “No município, as unidades de saúde fizeram o alerta. Os profissionais perceberam que estavam atendendo um número maior do que o habitual de casos suspeitos de arboviroses. Isso deve aparecer no boletim referente à quinta semana do ano.”
Para Claudenice Pontes, o panorama atual se torna ainda mais crítico por causa das chuvas de verão, o que abre portas a locais propícios para a proliferação do Aedes. Historicamente as arboviroses são mais frequentes nos meses de elevadas temperaturas com chuvas mais intensas – uma combinação que propicia a eclosão de ovos do mosquito. “É importante a população ter cuidados para evitar depósitos com a presença de larvas. Além disso, é preciso olhar se quintais, jardins e terrenos possuem criadouros”, orienta a gestora.
O clínico-geral Carlos Brito, professor da Universidade Federal de Pernambuco, considera também que o cenário atual das arboviroses no Estado requer vigilância redobrada. “Realmente dengue é uma candidata em potencial para uma próxima epidemia, pois Pernambuco está há muito tempo sem ter uma explosão de casos. Isso significa que há uma fatia expressiva da população susceptível à infecção, principalmente as crianças que não foram expostas a surtos anteriores.”
Dengue tipo 2
Em São Paulo, onde casos de dengue também aumentaram, autoridades se preocupam com a predominância do sorotipo 2 do vírus. Em Pernambuco, em todo o ano passado, só foi identificado o sorotipo 1, mas a SES não exclui a possibilidade dos outros três sorotipos da dengue estarem circulando. (Via: Jc Online)
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

Após pedido de governadores, Moro faz mudanças no pacote anticrime

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, atendeu a reivindicações de governadores e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello e, dois dias depois de apresentar o pacote anticrime, anunciou mudanças no texto. O projeto de Moro criminaliza o caixa 2 nas campanhas eleitorais e endurece penas para crime organizado e corrupção.
Nessa quarta-feira (6), Moro apresentou o texto a cerca de cem deputados, na Câmara, em encontro promovido pela Frente Parlamentar de Segurança. A reunião ocorreu a portas fechadas, mas deputados do PSL e do PSOL ignoraram o sigilo e transmitiram parte dela ao vivo em suas redes sociais.
No seu primeiro teste político no Congresso, Moro afirmou aos deputados que o pacote anticrime não tem ideologia e os convocou a apoiar o texto. “É uma proposta de responsabilidade do governo e do Congresso”, disse o ministro.
A tentativa da oposição de constranger Moro com perguntas sobre investigações envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi frustrada. O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), chegou a ser vaiado por criticar o ministro. “O senhor Moro vai falar até as 16 horas para não responder as perguntas?”, gritou.
⏩    Mostrar matéria completa  
Os governistas reagiram pedindo “mais respeito” e que o colega parasse com “a palhaçada”. “O clima não foi dos melhores porque ele fala uma hora e escuta um minuto. Ele precisa entender que deixou de ser juiz da Lava Jato”, disse o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ).
Moro pediu desculpas pela demora em sua apresentação e disse que está de portas abertas para receber os deputados que tiverem interesse em dialogar com ele sobre o tema.
Mudanças
No Supremo, ministros como o decano Celso de Mello apontaram falhas que já levaram Moro a fazer alterações na proposta. Uma delas obrigará o titular da Justiça a encaminhar dois e não um projeto ao Congresso. Isso para evitar erro de procedimento, uma vez que nem todas as mudanças propostas podem ser feitas por lei ordinária.
Moro também aceitou alterar alguns pontos, após acatar sugestões de governadores feitas a ele em reunião na segunda-feira. A primeira delas prevê que as audiências de presos em estabelecimentos fora da comarca devem ocorrer “obrigatoriamente” por videoconferência. O texto original usava o termo “preferencialmente”.
Além disso, Moro fez um acréscimo no trecho segundo o qual o juiz deve negar liberdade provisória a presos em flagrante que forem reincidentes ou integrantes de organização criminosa. Agora, a regra irá se estender a presos em flagrante por porte de arma de fogo de uso restrito em circunstâncias que indiquem ser membro de grupo criminoso.
Outro ajuste permitirá que presos fiquem mais de três anos em penitenciárias de segurança máxima. Na versão original essa medida era “excepcional”. No total, o projeto altera 14 leis do Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução Penal, Lei de Crimes Hediondos e Código Eleitoral. (Via: Estadão)
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai ofertar 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. Os números foram divulgados há pouco pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o programa começam hoje (7) e vão até o dia 14.
O Fies a juro zero é voltado para alunos cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse três salários mínimos. Já o P-Fies, para estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda cinco salários mínimos.
O financiamento mínimo na modalidade juro zero é de 50% do curso escolhido, desde que o limite financiável não passe de R$ 42.983,70 por semestre. Essa condição passou a valer a partir da edição do segundo semestre de 2018.
Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram média das notas nas provas igual ou superior a 450. Além disso não podem ter zerado a redação.
Os bolsista parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.
⏩    Mostrar matéria completa  
Cronograma
O Fies oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior. Na página do Fies está disponível uma sessão de perguntas e respostas para tirar as dúvidas, como como será feito o pagamento do financiamento, quais as taxas que serão cobradas e quais os benefícios concedidos.
O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019 para as modalidade Fies e P-Fies será divulgado no dia 25 de fevereiro.
Os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies, deverão acessar o FiesSeleção, e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março. A pré-seleção dos participantes da lista de espera será de 27 de fevereiro a 10 de abril. (Via: Agência Brasil)
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

ProUni divulgou resultado da primeira chamada nesta última quarta-feira (6)

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) será divulgado nesta quarta-feira (6) na internet. Aqueles que forem pré-selecionados terão desta quarta até o dia 14 para fazer a matrícula.
Os estudantes devem comparecer às instituições com os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição. Cabe aos candidatos verificar os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A lista da documentação necessária está disponível na internet.
Algumas instituições podem exigir dos candidatos aprovados que façam uma prova. Os estudantes devem verificar, no momento da inscrição, se a instituição vai aplicar processo seletivo próprio. As instituições que optarem por processo próprio devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação.
⏩    Mostrar matéria completa  
O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do ProUni e a emissão dos respectivos termos de Concessão de Bolsa ou termos de Reprovação pelas instituições de ensino serão feitos entre os dias 6 e 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada. Caso o estudante não compareça no prazo estipulado, ele será reprovado.
Aqueles que não forem selecionados na primeira chamada poderão ainda ser aprovados na segunda, que será divulgada no dia 20 de fevereiro. Haverá também uma terceira chance. Quem não for escolhido, pode integrar a lista de espera nos dias 7 e 8 de março.
Inscrições
Ao todo, 946.979 candidatos se inscreveram na primeira edição do ProUni deste ano, de acordo com o Ministério da Educação. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446.
Nesta edição são ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais, de 50% do valor das mensalidades.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa.
Os estudantes selecionados podem pleitear ainda Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para garantir parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa. (Via: Agência Brasil)
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

Cidades pernambucanas podem sofrer impacto da lama de Brumadinho

Apesar da instalação de filtros de contenção no rio Paraopeba e a expectativa de que a represa de Três Marias, na região central de Minas Gerais, retenha a lama de rejeitos liberada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, a possibilidade de o material atingir o rio São Francisco não está descartada. As informações são do jornal O Globo, que ouviu especialistas da Fiocruz, os quais discutiram, na manhã desta terça-feira (5), os impactos da tragédia de Brumadinho na saúde pública.
Caso a hipótese se confirme, a contaminação poderá afetar um número muito maior de pessoas. “A grande questão agora é se essa água contaminada alcançará também o Rio São Francisco. Vai ser um perigo. Várias cidades da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco usam a água do São Francisco”, alerta Christovam Barcellos, pesquisador Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde e doutor em Geociência.
E acrescenta: “Terá que ser mantido um programa muito bem executado de vigilância da qualidade da água, principalmente para metais pesados, o que não é rotina. Possivelmente chegará à represa de Três Marias (na região do São Francisco)”.
⏩    Mostrar matéria completa  
O governo federal informou poucos dias depois da tragédia que trabalhava com a hipótese de a lama não chegar à baía de São Francisco. E, a Vale chegou a instalar três filtros para conter os rejeitos. “A colocação de barreiras no rio é uma medida paliativa que não vai reter esses elementos tóxicos da água”, alerta o cientista. “Não existe maneira de barrar a lama. Talvez a represa de Três Marias, por ser grande, retenha a lama. Se isso acontecer, a própria represa se tornará um problema daqui por diante, porque ela estará com o fundo carregado de metais pesados”.
A composição exata dos rejeitos da barragem que rompeu em Brumadinho ainda não é conhecida. O governo de Minas Gerais coletou amostras e deve divulgar os resultados em 15 dias. Além dos efeitos imediatos, como náuseas, vômitos e dermatites, a contaminação com metais pesados pode causar transtornos neurológicos a longo prazo, a depender da concentração.
Técnicos da Fundação SOS Mata Atlântica informaram que as barreiras de contenção da Vale não seguraram todo o rejeito que avança pelo rio Paraopeba rumo ao rio São Francisco. A SOS Mata Atlântica faz uma expedição para avaliar os danos ao Rio Paraopeba, e percorrerá 356 quilômetros do curso do rio. Em 11 pontos de análise já analisados, a qualidade da água é péssima. A equipe realizou medições antes e depois das membranas, para avaliar sua efetividade.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

DEVOCIONAL DO DIA PARA A SUA EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL - UMA SEXTA-FEIRA ABENÇOADA A TODOS QUANTOS LEREM ESTA MENSAGEM

"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Tiago 4:6
O arrogante gosta de pisar nos mais simples, gosta de escarnecer e humilhar os outros, mas ele se esquece de que Deus resiste aos soberbos. Esse tipo de pessoa, nunca chega a lugar algum, pois o que humilha, um dia será humilhado. "Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria". (Provérbios 11:2)

Oração: Senhor Deus, cada dia está mais difícil de encontrar pessoas humildes. Que eu não venha me conformar com este mundo, mas faz de mim uma pessoa humilde, buscando como exemplo o caráter de Cristo. Perdoa pelas vezes que fui arrogante e soberbo. Eu oro em nome de Jesus meu Senhor. Amém.

Violência doméstica em São José do Egito e direção perigosa em Itapetim. Veja estas e outras ocorrências registradas nesta quinta (07) pelo 23º BPM

(DIREÇÃO PERIGOSA)
Município : Itapetim-PE.
Local : Conjunto Habitacional Miguel Arraes, Itapetim - PE
Data/Hora : 031145FEV2019
Imputado : A. S. L. P., 20 anos, solteiro, agricultor.
Endereço : Bairro Santo Antônio, Itapetim – PE.
Reºsumo : A GT Ordinária realizava rondas quando se deparou com o imputado conduzindo a motocicleta Honda CG 150 sport, vermelha, de forma perigosa, empinando. Foi feita a abordagem e constatado que o condutor não portava os documentos obrigatórios, assim como não possuía CNH. O veículo foi apreendido, estava com licenciamento atrasado. A ocorrência foi encaminhada à DPC local e lavrado um TCO contra o imputado.
-----------------------------------------------------------------------
(AMEAÇA/ POSSE DE ARMA BRANCA)
Município : Tabira-PE
Local : Riacho do Gado, Tabira – PE.
Data/Hora : 031600FEV2019
Imputado : A. A.da C.a , 56 anos, amasiado, autônomo.
Endereço : Riacho do Gado, Tabira – PE.
Vítima : G. F., 63 anos, casado, agricultor.
Endereço : Riacho do gado, Tabira – PE
Resumo : A GT local foi solicitada pelo filho da vítima, o qual informou que seu pai estava sofrendo várias ameaças do imputado. Ao chegar no local foi constatado a veracidade das informações. A vítima relatou que estava em seu estabelecimento comercial, quando o imputado pediu uma cerveja e sem motivo nenhum puxou uma faca peixeira dizendo que queria furar a vítima. Nesse momento o imputado foi contido por populares que estavam no local. Diante do exposto, as partes foram encaminhadas à DPC local para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
⏩    Mostrar matéria completa  
-----------------------------------------------------------------------
(AMEAÇA/ VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)
Município : São José do Egito-PE
Local : Bairro da Caixa, São José do Egito - PE
Data/Hora : 031730FEV2019
Imputado : J. de A. B. C., 43 anos, amasiado, demais dados não informados.
Endereço : Vila da Caixa, São José do Egito - PE
Vítima : L. V. da S. N., 43 anos, amasiada, demais dados não informados.
Endereço : Vila da Caixa, São José do Egito – PE.
Resumo : A GT ordinária foi acionada pela vítima, através de ligação telefônica informando que o seu companheiro estava lhe ameaçando, dizendo que iria lhe espancar. Ao chegar no local o imputado evadiu-se ao visualizar a viatura. Foram feitas diligências no intuito de localizá-lo, porém sem êxito. A vítima e a testemunha foram encaminhadas à DPC local para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
-----------------------------------------------------------------------
(VIA DE FATOS/AGRESSÃO)
Município : Afogados da Ingazeira-PE.
Local : Bairro São Braz, Afogados da Ingazeira-PE.
Data/Hora : 031750FEV2019
Vítima 01 : A. M. A. C., 49 anos, casado,
Endereço : Bairro São Braz, Afogados da Ingazeira-PE.
Vítima 02 : R. N. de O., 46 anos, casada,
Endereço : Bairro São Braz, Afogados da Ingazeira-PE.
Vítima 03 : R. N. de O., 44 Anos, solteira, agricultora
Endereço : Bairro São Braz, Afogados da Ingazeira-PE.
Imputado : W. da S. A., 26 Anos, amasiado,
Endereço : Bairro São Braz, Afogados da Ingazeira-PE.
Resumo : A Patrulha Rural foi solicitada pela Central do 23ºBPM, pois no local havia uma briga generalizada. Chegando ao local o efetivo constatou a veracidade dos fatos, onde o imputado ainda agredia verbalmente as vítimas. A vítima 01 encontrava-se com escoriações pelo corpo. O policiamento conduziu as partes envolvidas à DPC local, para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
-----------------------------------------------------------------------
B-99 (VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)
Município : Afogados da Ingazeira-PE
Local : Via Pública
Data/Hora : 032030FEV2019
Imputado : D B S, 30 anos, Amasiado, Pedreiro.
Endereço : Bairro Padre Pedro Pereira, Afogados da Ingazeira-PE
Vítima : M R S de A, 26 Anos, demais dados não informados.
Resumo : A equipe ROCAM foi solicitada pela vítima, pois ela se queixava que o seu companheiro tinha a agredido. Segundo a vítima seu companheiro havia bebido o dia todo e estava com o temperamento alterado. Após um mal-entendido o imputado entrou dentro de casa, já agressivo e dizendo palavras de calão com sua companheira e logo em seguida começou a agredi-la fisicamente, com pontapés, socos e puxões de cabelo. A vítima tentou sair de casa para pedir ajuda e seu companheiro fechou a porta, entretanto ela conseguiu fugir, sendo alcançada pelo imputado que tornou a agredi-la, puxando-a pelo asfalto, causando-lhe lesões nas pernas e braços. Diante da situação foram feitas diligências e o imputado foi localizado na residência de sua genitora. Após o agressor ser detido, as partes foram encaminhadas à DPC local onde o imputado foi autuado em flagrante delito e será apresentado em audiência de custódia.
Reproduzido por Blog Tv Web Sertão
...............................................................
AFOGADOS VEÍCULOS.COM - Lojas, Peças e Serviços em Afogados (CLICK AQUI)
ANÚNCIOS WEB SERTÃO - Veja os anúncios comerciais em nosso Blog (CLICK AQUI)
ELITE DIGITAL FESTAS E EVENTOS - Vai fazer festa? (CLICK AQUI)

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS