O motorista disse que se encontrou com a dupla de ciclistas nas imediações do Sítio Barro Branco, quando seguia em direção a cidade de Afogados da Ingazeira, e que teria se assustado pois deparou-se com luzes em ambas as faixas de rolamento vindo em sua direção, uma de um veículo que vinha na mão correta e duas outras luzes menores que vinham na contramão, disse que foi tudo muito rápido, tinha acabado de sair de uma curva, e devido ao susto por ter que passar entre as luzes sem compreender o que seria devido ao encandeamento, teve que reduzir a velocidade bruscamente, após emparelhar-se foi que viu que eram ciclistas, e teve a impressão que estavam vestidos em trajes específicos de quem pratica tal esporte.
A pessoa que pediu para não ser identificada, disse que acredita que os ciclistas sejam de Iguaracy, e pediu para que fosse colocado esta nota no blog para que os ciclistas ao tomarem conhecimento, evitem continuar a proceder de tal forma.
Imagem: ônibus atinge ciclista que vinha na contramão.
Pedalar na contramão é proibido e perigoso. Veja o motivo!
De acordo com o Art.58 do Código de Trânsito Brasileiro é proibida a circulação de bicicletas na contramão. Apesar de obrigatório, muitos ciclistas não respeitam essa norma por acharem que é mais seguro trafegar na contramão. De acordo com estudos, apesar de enxergarem melhor os veículos é mais difícil frear para evitar uma colisão frontal do que diminuir a velocidade para evitar um atropelamento. Além disso, na contramão, o ciclista acaba surpreendendo os condutores dos demais veículos.
De acordo com o Art.58 do Código de Trânsito Brasileiro é proibida a circulação de bicicletas na contramão. Apesar de obrigatório, muitos ciclistas não respeitam essa norma por acharem que é mais seguro trafegar na contramão. De acordo com estudos, apesar de enxergarem melhor os veículos é mais difícil frear para evitar uma colisão frontal do que diminuir a velocidade para evitar um atropelamento. Além disso, na contramão, o ciclista acaba surpreendendo os condutores dos demais veículos.
PEDALAR NA CONTRA MÃO... PRA QUE?
Relacionamos abaixo vários motivos para não pedalar na contramão:
NO ASFALTO:
Não é mais rápido: Ao contrário da crença polular, ciclistas que se integram ao fluxo normal de veículos chegam mais depressa ao destino. Quando você entra na contramão tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante (pelos motivos expostos nos itens abaixo), enquanto integrado ao fluxo de veículos você desenvolve velocidades maiores (principalmente considerando-se a velocidade média, que é o que determina a duração do trajeto).
Não é mais seguro: A maneira mais segura de pedalar no trânsito é fazer parte dele De acordo com estudos científicos sobre colisões, têm cerca de cinco vezes menos chances de colisão que ciclistas que fazem suas próprias regras em vez de se integrar às que já valem aos demais veículos (J. Forester; Effective Cycling. Cambridge, MA, MIT Press, 1993). Segundo Bruce Mackey, diretor de segurança para Bicicletas em Nevada, 25% dos acidentes com ciclistas nos EUA resultam de ciclistas pedalando na contramão.
Não é mais rápido: Ao contrário da crença polular, ciclistas que se integram ao fluxo normal de veículos chegam mais depressa ao destino. Quando você entra na contramão tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante (pelos motivos expostos nos itens abaixo), enquanto integrado ao fluxo de veículos você desenvolve velocidades maiores (principalmente considerando-se a velocidade média, que é o que determina a duração do trajeto).
Não é mais seguro: A maneira mais segura de pedalar no trânsito é fazer parte dele De acordo com estudos científicos sobre colisões, têm cerca de cinco vezes menos chances de colisão que ciclistas que fazem suas próprias regras em vez de se integrar às que já valem aos demais veículos (J. Forester; Effective Cycling. Cambridge, MA, MIT Press, 1993). Segundo Bruce Mackey, diretor de segurança para Bicicletas em Nevada, 25% dos acidentes com ciclistas nos EUA resultam de ciclistas pedalando na contramão.