Novo golpe no WhatsApp promete material escolar para beneficiários do Bolsa Família

Um novo golpe, veiculado por meio de mensagens no WhatsApp, promete material escolar para beneficiários do Bolsa Família, segundo informações divulgadas pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Os links do golpe já foram acessados mais de 1 milhão de vezes desde o dia 15 de janeiro de 2020.
Na mensagem enviada por meio do app, as pessoas são convidadas a clicar em um link e responder a perguntas como, “Você já tem o Bolsa Família?”, “Você está com seu cadastro em dia?” e “Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”. Ainda que a resposta seja "não" para todas elas, o internauta é informado que tem direito a receber um benefício no valor de R$ 350 para a compra de material escolar.
Para que o golpe pareça real, comentários falsos de supostos usuários contemplados pelo benefício são exibidos para fazer com que as vítimas sejam induzidas a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e links com páginas falsas para visualizar propagandas fraudulentas.
Ministério da Cidadania nega benefício
Por meio de nota, o Ministério da Cidadania, responsável pelo Bolsa Família, afirmou que não existe o benefício para compra de material escolar. A pasta comandada por Osmar Terra disse ainda que há na Câmara dos Deputados há um projeto de lei em tramitação que prevê o repasse do recurso para compra do material escolar, mas que ainda não foi aprovado.
Leia a íntegra da nota:
"O Ministério da Cidadania esclarece que são falsas as informações sobre um suposto benefício para compra de material escolar que o Governo Federal já estaria oferecendo aos beneficiários do Programa Bolsa Família a partir do mês de janeiro de 2020.
Na Câmara dos Deputados há um Projeto de Lei (PL 10.104/18) em tramitação que prevê o repasse do recurso para compra do material escolar, mas que ainda não foi aprovado.
Na página do Ministério da Cidadania há informações atualizadas sobre o Programa Bolsa Família e sobre outros programas sociais do Governo Federal."
Dicas da PSafe para se proteger
Cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou em redes sociais;
Verifique se um link é verdadeiro ou falso no site do dfndr lab; e
Utilize um app antivírus no seu smartphone.
Via: Jc Online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE IGUARACY