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Diretoria da Mulher deu início as comemorações do Dia Internacional da Mulher no município de Iguaracy.

Dia Internacional da Mulher - O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março. A data frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. É comum nesse dia, as pessoas homenagearam as mulheres com flores, presentes, mensagens e frases.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Iguaracy, por intermédio da Diretoria da Mulher e com o apoio da Secretaria de Saúde e demais órgãos municipais, reconhecendo a importância do Dia Internacional da Mulher, realizou neste dia 03 de março no CAE de Jabitacá, um momento especial com as mulheres que abordou o tema: "Mulher e Saúde", em alusão ao Dia da Mulher, que é comemorado mundialmente no dia 8 de Março.
Mesmo com o tempo iminente para chuvas, que acabou desaguando com abundância sobre a localidade, vária mulheres se fizeram presentes ao momento que contou com palestra, realização de testes rápidos, medição de pressão arterial, aula de ginástica rítmica, entrega simbólica de brindes e lanches.
O evento contou também com a presença do prefeito Zeinha Torres, que esteve dando total apoio as mulheres de Jabitacá e reafirmando o seu compromisso de continuar lutando em prol de melhorias para as mesmas.
A diretora da Mulher, Shirley Walquíria, abordou temas sobre os avanços obtidos pelas brasileiras nas últimas décadas, exemplificou que há mais de 70 anos as mulheres não tinham direito ao voto no Brasil e realçou que o 8 de março não fosse apenas um 8 de março de flores, de parabéns, mas que fosse muito mais de luta e que todas as mulheres continuassem lutando pelos direitos que elas conquistaram.
Shirley falou sobre as desigualdades sociais enfrentadas pelas mulheres, que as mesmas ganham menos do que os homens, mesmo com o mesmo cargo, tem uma média salarial mais baixa, que a justiça tinha que começar a partir do mercado de trabalho e que isso é uma forma de demonstrar atraso, e que é preciso reconhecer que as mulheres tem o seu devido valor como trabalhadora.
Falou sobre os cortes do Governo Federal, onde disse que todos os recursos destinados para as políticas públicas das mulheres foram retirados, disse que o Governo do Estado é quem está sempre junto dos organismos municipais e principalmente o prefeito Zeinha Torres, dando total apoio as ações da Diretoria da Mulher, e que o prefeito vem fazendo das tripas coração para a diretoria não parar e que possa estar sempre presente junto com as mulheres que mais precisam.
A diretora falou também sobre fatos preocupantes, a exemplo da violência doméstica, onde no Brasil a cada minuto uma mulher é morta. Disse que em Iguaracy, graças a Deus, mesmo não havendo feminicídio com frequência, existe um alto índice de violência doméstica e que é preciso estar sempre neste combate, fazendo um trabalho de prevenção, esclarecimento e reforçando a necessidade de buscar ajuda dos órgãos competentes, a exemplo da própria Diretoria da Mulher, ao qual faz parte.
Em fim, o evento foi bastante proveitoso, após os exames de saúde e a importante palestra, o público feminino participou ainda de uma saudável aula de ginástica rítmica, com o professor João Paulo, seguindo-se uma entrega simbólica de brindes e lanches.
E a programação continua:
Hoje, dia 04 de março, às 17h na Academia das Cidades de Iguaracy, medição de pressão arterial, testes rápidos, aula de ginástica rítmica e um delicioso coffe break.
No dia 05 (quinta) haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores, a partir das 9h da manhã, com o tema Mulheres nos Espaços de Poder.
No dia 09 (segunda), Feira Cultural com a Sala da Beleza na sede do município durante o decorrer do dia. A noite haverá um momento todo especial com manifestações culturais em praça pública a partir das 19 horas.
No dia 10 (terça), às 7h da manhã em Irajaí, medição de pressão arterial, testes rápidos, aula de ginástica rítmica e um delicioso coffe break. Participe.
Realização: Diretoria da Mulher.
Apoio: Gabinete do Prefeito e Secretarias Municipais.