Pernambuco tem sete das 20 cidades com maior taxa de mortalidade por Covid-19 do país


Pernambuco tem sete das 20 cidades com maior taxa de mortalidade por Covid-19 do país

http://www.afogadosveiculos.com/p/blog-page_15.html?m=1/
Pernambuco tem sete cidades entre os 20 municípios brasileiros com a maior taxa de mortalidade de pacientes com Covid-19. É o estado com maior números de municípios entre as 20. De acordo com o levantamento feito pelo G1, com base nos dados informados pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país, São Lourenço da Mata lidera o ranking com a maior taxa de mortalidade pelo novo coronavírus (Sars-cov-2), com 19,4 mortes por 100 mil moradores.
O levantamento considerou dados tabulados até as 13h50 de segunda-feira (27) e apenas as cidades brasileiras com mais de 30 casos. O critério foi usado porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o mínimo necessário para avaliações de efeitos da doença nas cidades. Segundo o membro do comitê da OMS para combate ao coronavírus, o professor da USP João Paulo Dias de Souza, a organização trabalha com o número ideal de 300 casos, e 10% dele como referência mínima. De acordo com o professor, esse referencial é usado para corrigir distorções e diminuir a taxa de incerteza.
A taxa de mortalidade é calculada a partir do número de mortes dividido pela população, dividida por 100 mil habitantes. O objetivo é permitir comparar a situação de cidades de tamanhos diferentes.
Quase todas as cidades pernambucanas que estão na lista ficam localizadas no Grande Recife, com exceção de Vitória de Santo Antão, localizada na Zona da Mata.
Em terceiro lugar no ranking está Recife, com 11,4 mortes por 100 mil pessoas. A capital concentra a maioria absoluta dos casos no estado: 1.865 casos do novo coronavírus. Em 11º lugar está Camaragibe, com um índice de 8,9 vítimas do novo coronavírus. Em 14º vem Olinda, terceira cidade mais populosa do estado, com 7,4 óbitos.
Jaboatão dos Guararapes, a segunda mais populosa, vem em 16º lugar, com incidência de 7 mortes a cada 100 mil moradores e, em 19º lugar, vem Igarassu, com 6,8 casos. Por fim, no 20º lugar, vem Vitória de Santo Antão, que concentra 6,5 casos por 100 mil habitantes.
Considerando a incidência de casos de Covid-19, Pernambuco tem três cidades entre as 20 com maior incidência de casos por 100 mil habitantes:
Recife (9°): 113,3
Camaragibe (13°) : 91,9
São Lourenço da Mata (14°): 87,4
O levantamento é feito pelo G1 desde o começo da pandemia e os dados estão disponíveis no Mapa do Coronavírus, que mostra o número de casos e mortes em cada cidade do país, dia a dia.
Por Pedro Alves, G1 PE

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS