Médicos preveem que Brasil não volta ao 'normal' antes de agosto


Médicos preveem que Brasil não volta ao 'normal' antes de agosto

Homem caminha sozinho no centro de São Paulo durante quarentena; Brasil deve "voltar ao normal" em ao menos quatro meses
Arthur Sandes
Ministério da Saúde e especialistas ouvidos pelo UOL apontam que a situação vai piorar até o mês de junho
Estimativas mais otimistas projetam que a covid-19 estará sob controle apenas em agosto
"Em agosto ou setembro a gente deve estar voltando [à normalidade], desde que seja construída imunidade de mais de 50% das pessoas", disse Mandetta
Já são quase 50 dias desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil. Entretanto, o combate à covid-19 está só no começo. Tanto o Ministério da Saúde quanto especialistas ouvidos pelo UOL esperam que a situação piore cada vez mais até o mês de junho, e as estimativas mais otimistas projetam a doença sob controle apenas em agosto.
Há cerca de dez dias, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), projetou o retorno à normalidade "quem sabe em agosto". Já o governador Wilson Witzel (PSC), chegou a falar em preparação para "uma crise de seis meses" no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) mudou de posição nas últimas semanas e passou a falar em afrouxamento do isolamento social, mas seu secretário de Saúde avisou ontem que "não dá para pensar em vida normal antes de junho".
As datas podem não bater, mas a mensagem é clara: as coisas vão demorar para voltar ao normal. Conforme divulgou na semana passada, o Ministério da Saúde projeta a aceleração descontrolada da covid-19 durante o mês de maio, o que levaria a um pico de contaminação no início de junho. Duas semanas depois, começaria a diminuição dos casos.
O número de mortos e infectados dependerá essencialmente do modelo de distanciamento social a ser adotado em todo o país, mas a pasta imagina que a duração do surto seja semelhante com ou sem quarentena ampliada.
De acordo com essa projeção do Ministério da Saúde, a pandemia do novo coronavírus só estará sob controle na primeira semana de agosto. Os prazos mais ou menos batem com o que o ministro Luiz Henrique Mandetta havia adiantado ainda em 17 de março.
"Em agosto ou setembro a gente deve estar voltando [à normalidade], desde que seja construída a imunidade de mais de 50% das pessoas", disse na ocasião Mandetta, que também é médico.
Especialistas ouvidos pelo UOL pensam em datas parecidas, mas pedem cuidado: projeções não são certezas.
"[O declínio] pode ser junho mesmo, mas por enquanto é na base do 'achômetro'. A situação ainda não se desenhou completamente no Brasil", alerta o infectologista Marcos Boulos, da Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo (SUCEN),
"A progressão da doença deve assumir um platô no mês de junho, e em seguida começar a entrar em declínio", reforça o também infectologista Jean Gorinchteyn, médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.
"O grande problema seria abrir as portas, relaxar a quarentena, porque neste caso muita gente ficaria doente e muita gente morreria nos próximos dois meses", adverte Gorinchteyn.
Boulos argumenta que a desigualdade social e a chegada da covid-19 às periferias das grandes cidades pode chacoalhar as previsões. "A gente pode torcer para que em junho comece a ficar tudo bem, vamos ver. Mas é só uma torcida neste momento."
Do UOL, em São Paulo

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS