https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

Fecha tudo! Pernambuco endurece quarentena em Caruaru e Bezerros responsáveis por 71% do aumento dos casos de respiratórios graves no Agreste

Após os municípios de Caruaru e Bezerros, no Agreste de Pernambuco, serem responsáveis por 71% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Agreste na última semana, o Governo de Pernambuco decidiu restringir o funcionamento das atividades econômicas nas duas cidades. Do dia 26 de junho a 5 de julho, quem mora nessas cidades só poderá sair de casa para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde.
Segundo a gestão estadual, a região Agreste pulou de 267 para 358 casos de SRAG na última semana. Em Caruaru, o salto foi de 97 para 152 casos. No município de Bezerros, o avanço foi de 27 para 37 casos."Nossa decisão é de limitar as atividades naquela região de Caruaru e de Bezerros o máximo possível. Apenas as atividades essenciais estarão liberadas e nós vamos fazer uma restrição nas atividades comerciais, visando reduzir a circulação de pessoas ao máximo. Temos que reforçar o fique em casa para que a gente tenha um resultado positivo", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.
Durante os dez dias, também será permitido o funcionamento das atividades industriais, da construção civil (com 50% da capacidade) e de restaurantes para delivery.
Procurada pela reportagem do Jornal do Commercio, a Prefeitura de Bezerros, por meio da assessoria de imprensa, informou que o governador e o secretário de Saúde se reuniram com o prefeito na tarde desta terça-feira para ajustar a ação que, segundo a prefeitura, "será um retorno ao estágio inicial da quarentena, com um apoio maior agora do governo do Estado através das forças de segurança". A assessoria informou também que o prefeito Breno de Lemos Borba se pronunciará sobre o assunto ainda nesta terça-feira.
A Prefeitura de Caruaru também foi procurada pela reportagem, mas não comentou sobre o assunto e informou que em breve se pronunciará.
Municípios não avançaram no plano de reabertura
No dia 11 de junho, o Governo de Pernambuco já tinha anunciado que Caruaru e Bezerros não avançariam para a quarta fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas, no dia 15 de junho. Além dos dois municípios, outras 83 cidades não acompanharam a reabertura dos setores.
Na quarta fase, puderam voltar a funcionar lojas de varejo com até 200 m², serviços de venda, locação e vistoria de veículos com 50% dos funcionários, salões de beleza e serviços de estética e treinos de futebol profissional. (Via: Jc Online)