Barulho vindo do céu assusta moradores do Sertão de PE. Acontecimento foi matéria no Diário de Pernambuco e blogs da região.


Barulho vindo do céu assusta moradores do Sertão de PE. Acontecimento foi matéria no Diário de Pernambuco e blogs da região.

Foto: Cortesia / Whatsapp via Diário de Pernambuco
Segundo o Diário de Pernambuco, moradores de Custódia, município Pernambucano localizado no Sertão do Moxotó, relatam nas redes sociais o susto que tomaram na noite desta quarta-feira. Muitos comentam ter ouvido um barulho alto, vindo do céu. As opiniões se dividem entre queda de avião, meteoro e até mesmo visita extra-terrestre.
De acordo com as publicações, moradores de cidades próximas, como Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy e Sertânia também sentiram um impacto no solo e acompanharam um clarão no céu às 19h.
No Whatsapp o boato de que se tratava da queda de um avião de pequeno porte foi rapidamente difundido. Mas a informação pôde ser descartada ao checar as imagens que a acompanhavam. A foto do avião que enviavam se tratava de um acidente no Ceará, que aconteceu em maio deste ano.
"Eu e meus pais estávamos dentro de casa quando ouvimos um estrondo muito forte, a princípio pensei que fosse um trovão, mas o barulho foi mais forte que o normal. Foi uma vez só o barulho. As pessoas estão comentando no Whatsapp que viram um clarão antes do barulho", disse o estudante Ênio Góis, que estava em Custódia no momento.
Já o blog do Nill Júnior, cidades como Custódia, Afogados, Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy, Flores e Sertânia estão entre as que relatam um forte estrondo. O maior clarão e estrondo teria ocorrido na região de Caroalina, município de Sertânia. A área tem várias serras e é de difícil acesso.
De pronto, começaram a compartilhar uma imagem indicando que um avião teria caído em Sertânia, mas a informação é fake news. A foto que compartilharam é de um acidente de maio desse ano no Ceará.
Relatos indicam a possibilidade de que um meteoro ou meteorito tenha atingido a região, mas oficialmente isso não foi confirmado. O incidente foi registrado exatamente às 19h04. “Foi um estrondo sem tamanho, minha casa estremeceu”, disse Bruno Lopes ao blog. Em Iguaracy, a ideia foi de um terremoto.
“Eu escutei um estrondo aqui de casa como se fosse uma explosão mais cedo. E vi no céu como se fossem fogos caindo”, disse Bruna Verlene em Afogados. A informação preliminar é de que de fato um objeto rompeu os céus da região essa noite. Ainda não há confirmação oficial. Rumores de que pode ter sido um meteoro ganharam força.
Organizações como o Instituto Meteorológico Simepar relatam que casos como esse são chamados de bólido, ou seja, fenômeno de luz emitida por um grande meteoroide ou asteroide quando explode na atmosfera. O acontecimento costuma gerar meteoritos, fragmentos de pedra que sobrevivem à passagem pela Terra e conseguem atingir o solo.
Um acidente aéreo está preliminarmente descartado porque nesses casos, clarão e estrondo são vistos no local onde caiu e não em tantas cidades de uma vez. Não há relatos de um episódio aéreo com tamanho rastro de repercussão. São milhares de quilômetros quadrados entre as cidades.
Em Sertânia, na área onde há mais relatos, equipes da prefeitura estão em campo para descartar qualquer outra possibilidade. “Uma equipe da prefeitura foi verificar o q aconteceu. A área é enorme”, diz a jornalista Cecília Souza, da Sertânia FM. A equipe está sem sinal celular.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS