Corte de energia elétrica de consumidores residenciais durante pandemia segue suspenso em Pernambuco, diz Defensoria Pública


Corte de energia elétrica de consumidores residenciais durante pandemia segue suspenso em Pernambuco, diz Defensoria Pública


A Defensoria Pública de Pernambuco informou, nesta terça-feira (5), que, diferente do que vem sendo divulgado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) permanece proibida de realizar a interrupção ou suspensão do fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores residenciais do estado.
A vedação ocorre ao longo do período de emergência de saúde relativo à covid-19, que foi decretado pelo Governo de Pernambuco até 16 de setembro, podendo ser prorrogado.
A proibição de cortes no fornecimento de energia ocorre independentemente da qualificação como família de baixa renda.
Mesmo que o prazo da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) esteja encerrado, a decisão em Pernambuco ainda continua a valer.
A liminar concedida pelo juiz Julio Cezar Santos da Silva, da 3ª Vara Cível da Capital, que impede que a Celpe suspenda ou interrompa o fornecimento de energia elétrica, foi obtida pela Defensoria Pública no dia 23 de março, após Ação Civil Pública impetrada pela Instituição.
A decisão judicial garante ainda que a concessionária restabeleça o fornecimento de energia elétrica para os consumidores residenciais que tiverem sofrido corte por inadimplência, tudo isso sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil por consumidor afetado, além da possibilidade de responsabilização criminal.
Na decisão, o juiz afirmou que a ação da Defensoria Pública “foi proposta diante da essencialidade do serviço perseguido, da necessidade de isolamento domiciliar de toda a população e do impacto econômico-social sofrido pelos trabalhadores, sobretudo os autônomos e os em situação de informalidade, tudo isso decorrente do coronavírus”.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS