https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

Governo do Estado amplia capacidade de testagem do Lacen-PE de 800 para 3,2 mil amostras por dia

Nesta sexta-feira, 28, o governador Paulo Câmara inaugurou dois novos equipamentos que vão ampliar a capacidade de testagem do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), passando de 800 amostras para 3,2 mil por dia. O governo investiu R$ 6 milhões nos equipamentos, através da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Além disso, foram adquiridos 120 mil novos testes RT-PCR e convocados 39 biomédicos e farmacêuticos/bioquímicos.
Paulo Câmara destaca que a pandemia mostrou a necessidade de o Estado se preparar para desafios futuros. “A testagem, o diagnóstico, os exames laboratoriais precisam e têm uma relevância fundamental nesse processo. Pernambuco sai na frente, mais uma vez, com a aquisição de máquinas que vão dar uma capacidade de testagem quatro vezes maior que a atual. Vai dar celeridade e qualidade, a um custo menor, e vamos estar preparados para o futuro”, comentou.
Importados e de última geração, os novos equipamentos vão fazer a extração do RNA das amostras do material biológico coletado dos pacientes e todo o procedimento do exame RT-PCR, automatizando esse processamento e aumentando a capacidade de testagem. Em Salgueiro, por exemplo, muitas pessoas estavam insatisfeitas com a morosidade para o laboratório liberar os resultados dos testes.
O exame de biologia molecular é considerado padrão ouro por ser mais sensível e detectar a infecção na sua fase mais aguda.
Da redação do Blog Alvinho Patriota