Coronavírus sobrevive por mais tempo na pele humana do que vírus da gripe, aponta estudo


Coronavírus sobrevive por mais tempo na pele humana do que vírus da gripe, aponta estudo


Um estudo da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão, que foi publicado no Clinical Infectious Diseases, aponta que o novo coronavírus sobrevive na pele humana por mais tempo do que um dos vírus da gripe .
Pesquisadores fizeram dois tipos de mistura com meios de cultura ou muco respiratório: uma com Sars-CoV-2, o causador da Covid-19, e outra com o Influenza A, um dos responsáveis pela gripe comum. Por motivos éticos, os cientistas não poderiam aplicar um organismo potencialmente letal nas mãos de voluntários; por isso, eles usaram amostras obtidas de autópsias para criar um modelo da pele humana. Como haviam sido coletados apenas um dia após o óbito, esses enxertos ainda retinham a maior parte de suas funções.
Ao colocarem as duas misturas com os vírus na pele humana, os pesquisadores observaram que o Sars-CoV-2 permaneceu ativo por pouco mais de 9 horas, enquanto o Influenza A não sobreviveu a mais do que 2 horas. O estudo também mostrou que esses vírus resistem melhor em outras superfícies – como aço inoxidável, vidro e plástico.
Apesar dessa diferença de tempo de sobrevivência na pele humana, tanto o novo coronavírus quanto o vírus da gripe foram completamente desativados em apenas 15 segundos quando entraram em contato com etanol a 80% (v/v).

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS