Alunos da rede estadual de Pernambuco não serão reprovados em 2020


Alunos da rede estadual de Pernambuco não serão reprovados em 2020

Alunos das escolas estaduais de Pernambuco não serão reprovados este ano, exceto se tiverem abandonado os estudos. Devido à pandemia de covid-19, eles serão avaliados nos anos de 2020 e 2021 considerando um único ciclo de aprendizagem.
A normativa que regulamenta como vai ser a aprovação desses estudantes deve ser concluída pela Secretaria Estadual de Educação até o final desta semana. A previsão é também até sexta-feira (04) definir a data que acabará o ano letivo e quando serão as férias de alunos e professores em 2021.
A rede estadual tem cerca de 560 mil alunos. Apenas as turmas de ensino médio retomaram o ensino presencial, desde 21 de outubro. Aproximadamente 180 mil estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais permanecem exclusivamente no ensino remoto, uma vez que o governo de Pernambuco ainda não autorizou a volta das aulas presenciais para esse segmento da educação básica pública.
“Vamos trabalhar em ciclo nos anos de 2020 e 2021. O estudante será avaliado observando esses dois anos. Portanto não é que vamos aprovar todos os alunos em 2020, mas que eles não serão reprovados porque o encerramento do ciclo de avaliação se dará somente no final de 2021”, explica o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.Na prática, todos os alunos vão passar para a série seguinte em 2021, mesmo aqueles que acompanharam pouco as atividades remotas. Por sete meses, entre 18 de março e 20 de outubro, as aulas aconteceram apenas virtualmente por causa do novo coronavírus.
“Não vai ser nota ou aprendizado que reprovará um aluno este ano. Só se tiver abandono completo da escola é que ele será reprovado”, destaca Fred Amancio. O secretário informa que os casos excepcionais serão avaliados individualmente.
Haverá regras específicas para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e os dos 3º anos do ensino médio, uma vez que eles estão concluindo etapas da educação básica.
O secretário de Educação informa que todos os estudantes passarão por um diagnóstico, no início do ano letivo de 2021, para avaliar como está a aprendizagem de cada um.
Uma das propostas da Secretaria Estadual de Educação é concluir o ano letivo de 2020 em 15 de janeiro, com férias entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Mas em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), os professores refutaram essas datas. A categoria reivindica que as férias sejam durante todo o mês de janeiro.
Fred Amancio não comentou sobre as datas apresentadas ao Sintepe. Está programada uma reunião com representantes do sindicato na próxima sexta-feira. Semana que vem, o secretário planeja divulgar o calendário letivo de 2021 e as datas de matrículas para alunos novatos da rede estadual de ensino.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS