https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

Detran-PE lança, nesta sexta-feira, plataforma online com mais de 20 serviços disponíveis

 
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anuncia o lançamento de uma série de serviços online para facilitar a vida do condutor. A plataforma de serviços Detran-PEssoal estará, segundo o órgão, disponível a partir desta sexta-feira (11).
Na plataforma, acessada a partir do site do Detran, será possível recorrer de multas, identificar condutor infrator, atualizar o endereço dentro do mesmo município, solicitar autorização para substituir a placa dianteira do veículo ou obter informações pessoais, como o resultado de exames e provas.
Ao todo, são mais de 20 serviços disponíveis e relacionados às áreas de Veículos e Habilitação. (Confira ao fim do texto toda a relação).
Segundo o Detran-PE, o acesso é seguro e personalizado. Para usar a plataforma, é preciso se cadastrar no Detran-PEssoal, disponível no site www.detran.pe.gov.br. (Veja o passo a passo mais abaixo).
Segundo o Diretor de Atendimento do Detran-PE, coronel Felipe Nascimento, o usuário cadastrado na plataforma também terá acesso a notificações sobre o veículo e a Carteira de Habilitação, incluindo informações sobre o andamento dos serviços realizados na plataforma.
“Nosso objetivo é ampliar ainda mais a lista de serviços da plataforma, disponibilizando para a população os serviços à distância, com foco na comodidade e segurança”, concluiu Nascimento.
Para o gerente de Informática do Órgão, Charles Lindemberg, a ideia foi criar um habitat de inovação e oferecer serviços digitais até então não disponíveis.
O lançamento da plataforma, no entanto, não elimina agendamentos e serviços online do órgão, que continuarão a ser oferecidos normalmente.
Como cadastrar no DETRAN-PEssoal:
Acesse o site detran.pe.gov.br e na parte superior da homepage, clique no ícone da plataforma.
Dirija-se à sede do Detran-PE ou à loja do Detran-PE do shopping Tacaruna [confirmar a lista de pontos de atendimento em que pode ser feito o cadastro para a plataforma] para fazer a confirmação de seus dados biométricos (por meio da coleta eletrônica de impressão digital). Não esqueça de levar documento oficial de identificação contendo foto e CPF.
Nesta etapa inicial, o acesso à plataforma Detran-PEssoal pode ser feito por condutores habilitados ou candidatos à Carteira de Habilitação que já possuem cadastro biométrico no Detran-PE.
O acesso ao Detran-PEssoal também não está disponível, nesse momento, para Pessoas Jurídicas (empresas, por exemplo).
Após a confirmação presencial dos dados biométricos, será enviada uma senha provisória ao e-mail que você informar durante o cadastro.
Acesse o ambiente do Detran-PEssoal, crie uma nova senha e tenha acesso a todos os serviços oferecidos.
Também é possível acessar o Detran-PEssoal por meio de Certificado Digital. Nesse caso, será necessário inserir o dispositivo de Certificado Digital no seu computador para validar sua inscrição. Não é necessário imprimir nenhum termo, basta acessar.
Confira a lista de serviços da plataforma Detran-PEssoal em sua etapa inicial:
Relativos à Carteira de Habilitação:
ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO/E-MAIL/TELEFONE
EMISSÃO DE CERTIDÃO DE FINS DE DIREITO
CONSULTA DE EXAMES MÉDICOS E PSICOLÓGICOS
AVISO SOBRE EMISSÃO DO LAUDO MÉDICO/PSICOLÓGICO
REEMISSÃO DE TAXAS QUE NÃO FORAM PAGAS
AGENDAMENTO DOS EXAMES TEÓRICOS E PRÁTICOS
SERVIÇO DE 2ª VIA DE CNH
SERVIÇO DE DESISTÊNCIA DE CATEGORIA
EXAME PARA LIBERAÇÃO DE CNH
HISTÓRICO DE PAGAMENTO DE TAXAS DO USUÁRIO
CENTRAL DE NOTIFICAÇÕES: notificações e alertas sobre emissão de CNH, prazo de validade da Carteira, atendimentos, dentre outras.
Relativos ao Veículo:
SEGUNDA VIA CRLV
CERTIDÃO DE PROPRIEDADE
ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇO DE MESMO MUNICÍPIO
AUTORIZ. PLACA PE – DIANTEIRA
AUTORIZ. PLACA PE – TRAS. SUPLEMENTAR
IDENTIFICAÇÃO DE CONDUTOR INFRATOR
IMAGENS AUTO DE INFRAÇÃO/ARD/ARVCAR
LIBERAÇÃO DE VEÍCULO RECOLHIDO
CONSULTA CÓDIGO DE SEGURANÇA DO CRV – DUT
CONSULTA HISTÓRICO DE PAGAMENTOS
CONSULTA RESERVA/CONTRATO DE GRAVAME
EXTRATO DE MULTAS POR SITUAÇÃO
CENTRAL DE NOTIFICAÇÕES: notificações e alertas sobre multas, prazo de validade de documentos, atendimentos, dentre outras.