Hemope continua a receber doações de sangue no período natalino


Hemope continua a receber doações de sangue no período natalino

Neste período natalino, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), no Recife, continua a receber doações de sangue. O serviço funciona normalmente nesta quinta-feira (24) e vai até o sábado (26), das 7h15 às 18h30. Para doar sangue, a pessoa deve ter a partir de 16 anos e pesar mais de 50 kg. Os possíveis doadores com suspeitas de Covid-19, devem esperar 30 dias após o período sintomático. De acordo com a fundação, cada doação pode ajudar até quatro pessoas.
“Estão impossibilitados de doar sangue aqueles que fizeram endoscopia/colonoscopia ou cirurgia de grande porte nos últimos seis meses; fizeram tatuagem e micropigmentação de sobrancelhas nos últimos 12 meses, colocaram piercings (piercings na região genital e/ou oral só é permitido 12 meses após retirada do piercing); quem teve hepatite após os 11 anos de idade e quem está em tratamento médico e fazendo uso de medicação controlada”, informa a Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a fundação, para doar sangue à pessoa deve apresentar um documento original, com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho), além de ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres.O Hemope também informa que os doadores devem ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Já os doadores menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), e levar também uma xerox da identidade.
Por conta da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda esperar 30 dias após a cura dos sintomas gripais para a doação de sangue. Para quem teve Chikungunya, dengue ou Zika, também é necessário esperar o prazo de 30 dias após cura e ausência total de sintomas (como as dores nas articulações).
De acordo com o Hemope, o doador deve estar ciente também sobre algumas limitações antes do procedimento para as seguintes situações, como:
Vacinas: é necessário esperar o prazo de 48 horas após vacinar-se contra HPV, Influenza ou Tétano; e 30 dias – Febre Amarela e Tríplice Viral.
Bebidas alcoólicas: é necessário esperar o prazo de 12 horas após a ingestão.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS