Secretaria de Saúde realizou Hiperdia na UBS de Jabitacá


Com a pandemia que estamos vivenciando, recomenda-se manter o acompanhamento regular das comorbidades, como hipertensão arterial e diabetes mellitus, que são fatores de risco determinantes para o agravamento dos casos de infecção pela Covid-19.
Hoje na UBS Jabitacá foi realizado acompanhamento de HIPERDIA para 21 hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na microárea da Agente Comunitária de Saúde (ACS) Sirlei.
Esses pacientes passaram por triagem de acolhimento com aferição de pressão arterial e mensuração de glicemia em jejum. Além disso, receberam orientações para o controle dessas doenças com a adoção de hábitos saudáveis. Destaca-se que nesse mês foi solicitado para os que são diabéticos, o exame de hemoglobina glicada por ser ele uma forma eficaz de avaliar os níveis médios da glicose sanguínea nos últimos 2 ou 3 meses.
Evitando atividades em grupo para não ocasionar aglomerações, os atendimentos foram individuais e direcionados para apenas uma microárea, realizados pela técnica de enfermagem Patricia e a enfermeira da unidade Socorro Borborema.
As informações são da Página da Secretaria de Saúde no Facebook: