https://www.facebook.com/pg/saudeiguaracy/posts/?ref=page_internal

Fundarpe aceita proposta de tombamento da igreja submersa de Petrolândia


Nesta terça-feira (12), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgou por meio do Diário Oficial do Estado que deferiu a proposta de tombamento da igreja submersa de Petrolândia.
A Fundarpe disse na publicação que o tombamento visa o reconhecimento da relevância histórica e simbólica da igreja localizada no Lago Itaparica. “A ação visa assegurar ao bem em exame até a resolução final, o mesmo regime de preservação dos bens tombados de acordo com a legislação estadual”, afirma o texto.
A igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus é um famoso ponto turístico da cidade e foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga em 1987. Apenas o topo da igreja é visível atualmente e a cidade ficou conhecida como “Atlântida Brasileira” por causa da inundação.
O pedido de tombamento foi protocolado em novembro de 2020 pelo Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH), que trabalha em prol da preservação da memória da cidade. A iniciativa contou com um abaixo assinado, que recolheu mais de mil assinaturas.