Previsão Climática para o 1º trimestre de 2021 indica probabilidade de chuvas medianas em Pernambuco


Previsão Climática para o 1º trimestre de 2021 indica probabilidade de chuvas medianas em Pernambuco

Da Apac
A Previsão Climática para o 1º trimestre (janeiro, fevereiro e março) em Pernambuco, indica probabilidade de acumulados de precipitação abaixo da média climática em todo Estado, principalmente na região leste que inclui a Região Metropolitana e Zona da Mata norte e sul, que se encontram fora do período chuvoso.
Nesse período, a ocorrência de chuvas tem grande variabilidade temporal, devido aos sistemas indutores de chuva atuarem por período de tempo curto, porém essas chuvas ficam concentradas da região do sertão do Estado, por isso é importante ressaltar a importância do uso racional dos recursos hídricos, principalmente no litoral de Pernambuco, onde os níveis dos reservatórios só tendem a melhorar a partir do mês de abril.
Esse cenário não é exclusividade de Pernambuco, pois a previsão climática sazonal foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão climática e análises dos campos globais da atmosfera e dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical, com a participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (CPTEC). Para o extremo Sul do Maranhão, Centro-Sul do Piauí, Sul do Ceará, Oeste de Pernambuco e na maior parte da Bahia, a categoria mais provável é de chuvas variando de normal a abaixo da faixa normal climatológica. Nas demais áreas, as chuvas podem ocorrer dentro da normalidade climatológica.
A probabilidade do atual episódio de La Niña continuar em sua fase ativa no decorrer do próximo trimestre ainda é alta (92%) e essa persistência pode vir a comprometer a quantidade de chuvas no próximo período chuvoso no norte da Região Nordeste, fortemente modulada pela migração sazonal da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na região equatorial do Oceano Atlântico.
Com relação às temperaturas, as médias máximas climatológicas podem chegar a valores entre 34°C e 36°C no interior da Região Nordeste.

BLOG TV WEB SERTÃO
A MELHOR SELEÇÃO DE NOTÍCIAS!

As matérias e os textos que não são de nossa autoria, nem sempre expressam, necessariamente, a opinião, o pensamento ou orientação ideológica da Web Sertão.

SOBRE FONTE E AUTORIA DAS INFORMAÇÕES

Boa parte das matérias que são de interesse publico acabam viralizando nos meios de comunicação sem a devida fonte e autoria do conteúdo. Em caso de ausência ou divergências relacionada aos créditos de alguma informação aqui republicada, texto ou imagem, pedimos que entre em contato com a nossa redação pelo - (87) 98821-5232 - para ratificações.

CLIQUE NOS BANNERS PARA ACESSAR AS LOJAS DE VEÍCULOS