Insumos para produção de 12,2 milhões de doses da vacina de Oxford chegam ao Brasil neste sábado

O Brasil receberá neste sábado (27) insumos para a produção de 12,2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O avião saiu da China na noite de quinta-feira (25) e tem previsão de chegar no Rio de Janeiro no início da noite deste sábado.
O Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) será usado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para produzir o imunizante em solo brasileiro. De acordo com o G1, a chegada da matéria-prima na Fiocruz deve acontecer depois das 19h. No entanto, o horário está condicionado ao tempo necessário para liberação da carga no aeroporto, podendo ter atraso.
O acordo de cooperação da Fiocruz com a AstraZeneca prevê a produção e entrega 210,4 milhões de doses da Covishield até o final deste ano, sendo 110,4 milhões até julho. Para isso, serão enviados 14 lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina. Esse será o segundo lote desses insumos enviado pelo laboratório chinês Wuxi Biologics, contratado pela farmacêutica AstraZeneca. O primeiro lote, que chegou no dia 6 de fevereiro, possibilitará a produção de mais 2,8 milhões de doses da vacina.
A previsão é que a primeira entrega dessas vacinas ao Ministério da Saúde, com 1 milhão de doses, ocorra na segunda quinzena de março.